9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários

11 min de leitura
Ariane Jaeger
20 de janeiro de 2023
Última atualização: 20 de janeiro de 2023
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários

Você sabia que as altas taxas de turnover podem afetar, drasticamente, o desempenho e o progresso da sua companhia? A rotatividade vai muito além de perder excelentes talentos, envolvendo custos extras com a seleção e o recrutamento, o treinamento e o desligamento. Fora a perda de tempo tendo que ensinar processos do zero, em muitos casos, e todo o estresse que pode ser gerado ao integrar um novo membro.

Por sorte, é possível reduzir a rotatividade de funcionários a partir de uma série de abordagens – válidas para todos os nichos e tamanhos de empresa. Afinal, embora possam haver intercorrências incontroláveis, a maioria dos casos poderiam ter sido evitados. Quer conferir as principais estratégias para minimizar a problemática? Então acompanhe a leitura deste artigo!


Perguntas frequentes

O que é a rotatividade de funcionários?

A rotatividade de funcionários é o termo que retrata o fluxo de entrada e de saída de colaboradores de uma empresa. Ela também pode ser chamada de turnover e é calculada a partir da relação entre a admissão e o desligamento de funcionários.

Como calcular a rotatividade de funcionários?

Para calcular a rotatividade de funcionários, é preciso somar o número de desligamentos com o de demissões. Depois disso, divida o resultado por 2. Por fim, divida este número novamente – mas agora pelo total de funcionários da empresa.

O que reduz a rotatividade de funcionários?

O que reduz a rotatividade de funcionários é:

  • Ter clareza a respeito das expectativas;
  • Envolver os funcionários em decisões importantes;
  • Gerar um plano de carreira;
  • Prevenir o burnout;
  • Organizar atividades de formação de equipe;
  • Reconhecer os esforços individuais e coletivos;
  • Contratar as pessoas certas.

Quais são as 3 maneiras de evitar uma alta taxa de rotatividade

As 3 maneiras de evitar uma alta taxa de rotatividade são:

  • Promover o crescimento e a progressão do colaborador dentro da empresa;
  • Estabelecer uma boa cultura no local de trabalho e gerenciar os seus recursos humanos;
  • Remunerar os seus talentos adequadamente, valorizando-os além do quesito material.

Como reduzir a rotatividade de funcionários em 2023?

Para reduzir a rotatividade de funcionários em 2023:

  • Adote o trabalho remoto ou ofereça expedientes flexíveis;
  • Fique longe do microgerenciamento;
  • Foque em capacitações frequentes;
  • Crie uma comunidade dentro da empresa;
  • Use uma rede social interna para aumentar a interação geral;
  • Una o time e promova o respeito e a transparência.

Aprenda a reduzir a rotatividade de funcionários agora mesmo

Para uma companhia ter sucesso ao longo do tempo, é crucial manter um excelente pool de talentos. Pessoas nas quais você pode confiar, que se preocupam com a performance e os resultados coletivos, e que dão o seu melhor para que tudo saia conforme o planejado.

Mas, para isso, também é preciso fazer a sua parte – não adianta, apenas, recrutar bons talentos, ricos em aptidões profissionais de qualidade. É preciso cativá-los, fazê-los se sentirem parte e mais. Abaixo, veja como minimizar as taxas de turnover da sua companhia e formar um time de peso (focado em parcerias duradouras) de uma vez por todas!

1. Faça encontros pessoais uma vez por semana

Microgerenciar cada membro do time segue no caminho oposto ao de reduzir a rotatividade de funcionários. Mas isso não significa que você deve deixar os seus liderados à deriva – muito pelo contrário.

Como gestor ou líder de equipe, mostre-se presente e ofereça apoio um a um, realizando ao menos um encontro semanal, ainda que por videochamada. Pergunte ao colaborador como ele está se saindo com determinado projeto ou atividade, se há algo no qual você pode ajudar e o que ele espera para a próxima semana, por exemplo.

O simples fato de se preocupar e entender como estão as coisas – pessoal, profissionalmente e na companhia como um todo – já fará com que ele se sinta apoiado e que se torne mais simples garantir que as coisas estejam seguindo o seu rumo. Assim, reserve ao menos 15 minutos com cada membro do time – é algo que não se trata de perda de recursos como o tempo, já que traz resultados positivos, sendo altamente indicado!

2. Entenda por que os colaboradores permanecem no seu time

O que faz da sua empresa especial? O que atrai talentos para ela? Quais são os fatores que motivam os seus funcionários a permaneceram por lá? Por que eles não estão interessados em buscar a concorrência? Explorar as respostas para esses questionamentos é algo que pode ajudar profundamente ao saber como diminuir a rotatividade de funcionários.

Assim, emita relatórios sobre as demissões ou os pedidos de desligamento da sua empresa, busque por feedbacks dos próprios funcionários (ainda que eles sejam anônimos) e se aprofunde no assunto para compreender mais. Quanto maior for a sua capacidade de compreender o cenário global, mais fácil será identificar pontos fortes e fracos – e direcionar as suas ações para melhorar a rotatividade de funcionários a partir disso.

3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento pessoal e de carreira

Os jovens talentos não estão preocupados em passar uma vida inteira na mesma empresa. Diferentemente de gerações mais antigas, que valorizavam a estabilidade, eles estão pensando mais no seu desenvolvimento pessoal – e tendem a permanecer em uma companhia não apenas pelo quesito material (ainda que isso seja fundamental).

Tendo isso em mente, drible o desafio de como diminuir a rotatividade de funcionários promovendo a capacitação constante da sua força de trabalho. Invista no seu potencial, ofereça treinamentos, trabalhe com benefícios de auxílio educacional e discuta com os colaboradores acerca dos seus objetivos futuros e a montagem de um plano de carreira.

Quando tais dicas são deixadas de lado, a tendência é que, a longo prazo, percam-se talentos para a concorrência – sobretudo quando ela está disposta a atrair os funcionários porque se preocupa com as suas oportunidades de crescimento, carreira e desenvolvimento.


Mais do que um Software de RH, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


4. Defina expectativas claras aos talentos recrutados e demais colaboradores

Se o seu objetivo é reduzir a rotatividade de funcionários, desde o princípio, estabeleça expectativas claras e realistas. Quando um funcionário percebe que a atividade proposta por aquela vaga de trabalho não se encaixa, exatamente, ao que ele esperava, a tendência é que ele perca a motivação, sentido-se frustrado, e até se afaste da empresa – aumentando drasticamente o turnover empresarial.

É importante relatar que, engana-se quem pensa que isso só se aplica aos recém-chegados: até mesmo os funcionários antigos podem ficar insatisfeitos pela falta de compreensão sobre a execução de sua função.

Para prevenir este problema e saber como evitar a rotatividade de funcionários,  seja transparente ao expor o que aquele trabalho envolve, diga o que se espera do candidato ou trabalhador, descreva as tarefas a serem cumpridas e mostre como o sucesso será medido – para que os colaboradores possam se direcionar. É crucial para gerenciar a rotatividade de funcionários!

5. Crie um sentimento de comunidade dentro da empresa

Uma das principais dicas para reduzir a rotatividade de funcionários é estimular a formação de uma comunidade no meio corporativo. Pois, de fato, quando o senso de pertencimento é atingido, os colaboradores não apenas se sentem mais alegres e querem permanecer ali – eles também fazem de tudo para dar o seu melhor a fim de atingir os objetivos do grupo.

Um ambiente respeitoso, solidário, colaborativo e que promove a segurança psicológica é o cenário perfeito para que isso se torne realidade. Assim, os gestores precisam incentivar tais comportamentos em meio ao time, unindo os seus membros, e usando ferramentas e técnicas que apoiem tais abordagens – softwares colaborativos com rede social interna, realização de atividades de team building e mais.

6. Envolva os funcionários em decisões importantes para a empresa

Sempre que possível, deixe que os colaboradores façam parte de decisões-chave para a companhia – ou, ao menos, que exponham as suas opiniões e anseios sobre aquele determinado assunto.

Imagine, por exemplo, que vocês estão pensando em trocar o endereço do escritório ou fazer uma reformulação completa da marca. Pedir pela opinião dos membros do grupo de trabalho e agendar uma reunião para discutirem pontos-chave pode ser uma excelente maneira de manter a empresa engajada com a equipe e reduzir a rotatividade de funcionários.

Isto vai ao encontro do senso de pertencimento, agrega motivação para permanecer na companhia e aumenta o sentimento de responsabilidade e participação sobre os seus resultados.

7. Demonstre apreço pelo trabalho dos colaboradores

Reconhecer os talentos da sua empresa ou os seus liderados é uma das chaves para reduzir a rotatividade de funcionários. Sobretudo porque, quando os indivíduos se sentem valorizados, eles tendem a se esforçar para permanecer naquele time – independentemente das adversidades. Sem contar que a produtividade aumenta drasticamente quando tal feito é alcançado.

Assim, encontre formas de reduzir o turnover ao apreciar o trabalho realizado pelos seus colaboradores. Não gratifique apenas aqueles que bateram as metas no final do mês – mas também reconheça o esforço dos demais. Afinal, nem sempre os números são o único resultado que importa!

Ainda que os benefícios materiais sejam muito bem-vindos, vá além do aspecto financeiro na hora de promover tal reconhecimento. Elogie em uma reunião de equipe ou na rede social interna da companhia, presenteie-o com algo singelo, compre um café para ele durante o expediente, envie um e-mail diferenciado e mais – há muitas formas de mostrar o apreço além de um bônus em dinheiro, por exemplo.

8. Seja mais flexível com os horários

Já está mais que comprovado que as cargas de trabalho fixas, com horários diários pré-determinados, não motivam em nada os empregados. Então por que não experimentar promover mais flexibilidade com relação ao horário do expediente?

Ao invés de estabelecer que todos devem trabalhar, diariamente, das 8h às 18h, por que não deixar que haja a escolha entre três possibilidades: como iniciando o expediente às 7h, 8h ou 9h? Em muitos casos, isso não compromete o fluxo de trabalho e a colaboração em equipe, mas soma muito para a satisfação e o ato de reduzir a rotatividade de funcionários.

Se preferir, você também pode deixar o expediente ainda mais livre, permitindo que os colaboradores decidam como querem cumprir aquela carga horária semanalmente – desde que respeitem os seus compromissos e demais detalhes pré-estipulados no contrato de trabalho.

Desta maneira, diversas empresas reduzem os seus níveis de absenteísmo, promovem maior saúde aos colaboradores (que acabam equilibrando vida pessoal e profissional) e vencem o desafio de como evitar a rotatividade de funcionários.

9. Permita a realização do trabalho remoto

Nos últimos tempos, a adoção do trabalho remoto vem sendo uma enorme estratégia para reduzir a rotatividade de funcionários – simplesmente porque muitos indivíduos, sobretudo os de gerações mais jovens, não se veem trabalhando em um único escritório e estão dispostos a seguir apenas em vagas que geram maior flexibilidade.

Ao gerenciar a rotatividade de funcionários, vale a pena cogitar trabalhar remotamente por uma gama de motivos que interferem sobre a permanência de talentos na empresa – tanto a curto quanto a longo prazo. Maiores índices de motivação, produtividade e inovação podem ser observados, basta seguir uma estratégia bem-elaborada.

O interessante é que, ao promover o trabalho remoto, você não apenas tende a reduzir o turnover, como também a atrair melhores talentos – inclusive, de outras partes do mundo. Caso se encaixe na cultura organizacional, considere implementar e vá além de melhorar a rotatividade de funcionários.


Gerencie todo o RH e minimize a rotatividade de empregados com o Bitrix24

Ao cuidar dos seus talentos, naturalmente, você está preservando o seu corpo de trabalho e reduzindo o turnover de funcionários. E por que não fazê-lo com a ajuda da mais inteligente tecnologia? Com o Bitrix24, as empresas podem gerenciar o que é mais importante: os seus recursos humanos.

Em uma plataforma fácil de usar e extremamente eficiente, mantenha o acompanhamento do pessoal com o devido toque humano, garantindo a interação entre o colaborador e o time, apoiando os processos de capacitação, monitorando a sua performance e produtividade, ficando de olho no calendário de ausências e nos dados e análises de pessoas – gerando relatórios em tempo real.

O melhor de tudo é que os times podem contar com a automação de RH para minimizar o esforço gasto aprovando etapas burocráticas e ganhando tempo para pensar em estratégias efetivas para reter o pessoal. Experimente hoje mesmo e inicie uma revolução na sua empresa!


Mais do que um Software de RH, uma experiência para toda a sua empresa

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
12 Dicas Infalíveis para a Gestão de Recursos de Projeto
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes O que é a rotatividade de funcionários? Como calcular a rotatividade de funcionários? O que reduz a rotatividade de funcionários? Quais são as 3 maneiras de evitar uma alta taxa de rotatividade Como reduzir a rotatividade de funcionários em 2023? Aprenda a reduzir a rotatividade de funcionários agora mesmo 1. Faça encontros pessoais uma vez por semana 2. Entenda por que os colaboradores permanecem no seu time 3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento pessoal e de carreira Mais do que um Software de RH, uma experiência para toda a sua empresa 4. Defina expectativas claras aos talentos recrutados e demais colaboradores 5. Crie um sentimento de comunidade dentro da empresa 6. Envolva os funcionários em decisões importantes para a empresa 7. Demonstre apreço pelo trabalho dos colaboradores 8. Seja mais flexível com os horários 9. Permita a realização do trabalho remoto Gerencie todo o RH e minimize a rotatividade de empregados com o Bitrix24 Mais do que um Software de RH, uma experiência para toda a sua empresa
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura