8 dicas de marketing digital para restaurantes

5 min de leitura
Ariane Jaeger
25 de outubro de 2021
Última atualização: 21 de outubro de 2021
8 dicas de marketing digital para restaurantes

Atualmente, o marketing digital é uma parte importante para negócios de todos os nichos. O marketing digital para restaurantes é sem dúvidas um aspecto importante para criar novos leads, manter os clientes engajados e dar um ar de profissionalismo ao negócio.

Por isso, nós decidimos preparar algumas dicas de marketing digital para restaurantes. Continue lendo este artigo e descubra alguns passos simples que podem ajudá-lo a alavancar a presença digital da sua empresa.

Qual é a importância do marketing digital para restaurantes?

Assim como muitos outros nichos no mundo dos negócios, o ramo dos restaurantes é bastante competitivo. Isso significa que diariamente surgem diversos novos concorrentes diretos para desafiar a estabilidade do seu negócio.

Dessa maneira, para se manter estável e ter um restaurante bem-sucedido, é necessário estar constantemente atualizando-se para fidelizar os clientes e atrair novos.

Nesse sentido, o marketing digital para bares e restaurantes é uma das formas mais efetivas de consolidar o seu negócio neste ramo no século XXI. Afinal, a presença digital de um negócio já é tão importante quanto a qualidade dos serviços que ele oferece.

Como melhorar o marketing digital para restaurantes

Finalmente, confira abaixo a nossa lista de 8 dicas úteis para melhorar o marketing digital para bares e restaurantes:

1. Crie um site para o seu restaurante

A primeira etapa para ter uma presença digital profissional é certamente ter um site dedicado ao seu negócio.

Se o seu restaurante ainda não tem um site, chegou a hora de investir em colocar o seu negócio on-line. Com um website otimizado, você pode atrair uma variedade de novos clientes para a sua plataforma.

Através do website, você pode fornecer informações úteis aos seus clientes como o cardápio do dia, eventos especiais e deixar claro as práticas e filosofia por trás do seu negócio.

Além disso, com uma implementação um pouco mais avançada, é possível permitir que os clientes reservem mesas em determinados horários. Dessa forma, você organiza as demandas do futuro. Aliás, o Bitrix24 conta com um criador de sites grátis.

2. Tenha uma presença ativa nas redes sociais

Ter um site é um passo importante, mas há diversas outras formas de atrair tráfego para a plataforma do seu negócio. Uma das mais efetivas são certamente as redes sociais, ao passo que elas servem como uma ponte que conectam os clientes ao seu negócio.

As redes sociais são partes indispensáveis do marketing digital para restaurantes. Além de atrair novos clientes, as redes sociais permitem que você se conecte com outras pessoas e negócios que fazem parte do nicho.

Você deve ter uma presença ativa nas suas redes sociais, e pode inclusive usá-las para divulgar suas promoções, cupons exclusivos e sorteios.

3. Publique stories, vídeos e fotos atrativas

Não adianta ter contas em redes sociais, você precisa usá-las a favor do seu negócio. Por isso, se esforce para manter uma consistência de publicações e trazer conteúdo de qualidade para manter o seu público engajado.

Por exemplo, fotos, vídeos e stories do dia a dia do seu restaurante, itens do cardápio que chamam atenção dos clientes.  Além disso, você pode criar enquetes e pedir sugestões aos seus seguidores.

Apesar de redes sociais como Facebook e Twitter serem bastante populares, o Instagram se destaca como a melhor opção para publicar conteúdo gráfico atualmente. Afinal, o Insta foi projetado com o propósito de ser uma rede social para fotos e vídeos.

4. Implemente uma estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital para restaurantes que pode ser bastante efetiva. Ela consiste de ter uma lista de inscritos para o qual você envia promoções, informações importantes e novidades do seu negócio.

Se você já tem um site, é muito simples implementar um mecanismo de e-mail marketing onde os visitantes podem optar por se inscrever. Inclusive, você pode implementar o e-mail marketing gratuito do Bitrix24 no seu restaurante.

5. Otimize o seu website para SEO

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em várias técnicas que os proprietários de sites da internet podem usar para alavancar o seu tráfego orgânico.

Em outras palavras, o Google e outros mecanismos de busca tendem a dar preferência a mostrar sites que se enquadram dentro das suas regras de SEO. Por isso, para competir com outros negócios, é essencial dar uma atenção extra ao SEO.

Apesar de que há uma vasta lista de coisas que podem influenciar a sua posição nas pesquisas do Google, ao implementar uma estratégia de otimização básica, o seu site já experimentará um bom crescimento de tráfego orgânico.

6. Desenvolva parcerias com influenciadores locais

O marketing de influencers não poderia faltar neste guia de marketing digital para restaurantes.

Assim como em outros nichos, o marketing de influencers pode ser bastante benéfico para restaurantes, bares e outros negócios no ramo da alimentação. Isto é, procure desenvolver parcerias com influenciadores locais que caibam dentro do orçamento do seu negócio.

Em muitos casos, pequenos restaurantes conseguem fazer trocas voluntárias com influenciadores locais onde estes apenas recebem um item do cardápio e o publicam em suas redes sociais.

7. Faça uso de software e ferramentas de gestão

Usar uma ferramenta de gestão empresarial é importante para qualquer empresa séria que tem pretensões de escalar os seus negócios. Além de permitir gerir as tarefas, criar orçamentos e faturas, elas vêm com diversas ferramentas úteis para o marketing digital.

Muitas delas possuem planos totalmente gratuitos, como é o caso do Bitrix24. Ao passo que você usa o Bitrix24, você tem acesso a uma vasta gama de ferramentas de marketing digital para criar e gerenciar leads, analisar o funil de vendas e muito mais.

Além disso, você ainda pode usar as ferramentas de comunicação internas e integrar as redes sociais do seu negócio em uma plataforma centralizada.

8. Seja consistente com o marketing digital

Implementar estratégias de marketing digital para restaurantes que sejam eficientes não é um processo instantâneo. Em outras palavras, você pode fazer mudanças hoje e só colher os frutos do seu esforço após vários meses.

Por isso, é importante manter a consistência ao longo do tempo. Então, seja persistente e boa sorte na sua jornada!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Qual é a importância do marketing digital para restaurantes? Como melhorar o marketing digital para restaurantes 1. Crie um site para o seu restaurante 2. Tenha uma presença ativa nas redes sociais 3. Publique stories, vídeos e fotos atrativas 4. Implemente uma estratégia de e-mail marketing 5. Otimize o seu website para SEO 6. Desenvolva parcerias com influenciadores locais 7. Faça uso de software e ferramentas de gestão 8. Seja consistente com o marketing digital
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura