7 dicas para evitar riscos de segurança no trabalho remoto

6 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de dezembro de 2021
Última atualização: 10 de dezembro de 2021
7 dicas para evitar riscos de segurança no trabalho remoto

A expansão do trabalho remoto fez com que mais pessoas pudessem trabalhar longe do escritório. Mas, em paralelo, também trouxe um aumento considerável de partes mal-intencionadas e ataques de cibercriminosos. Portanto, os empregadores precisam de atenção extra para manter a segurança no trabalho remoto – protegendo os recursos tecnológicos que a sua equipe estiver utilizando. 

Não faz ideia de quais são os principais riscos de segurança no trabalho remoto? Ou, então, de como vencê-los perante as atividades dos seus funcionários? Não se preocupe! Trouxemos algumas dicas para que as ameaças externas não comprometam a sua rede laboral ou os resultados. 

Como manter a segurança quando os funcionários trabalham remotamente?

Com o avanço tecnológico, a força de trabalho moderna ganhou a capacidade de atuar a partir de qualquer lugar. E, a cada ano, cresce o número de profissionais e empresas que vêm aproveitando esta possibilidade.

Em conjunto, expandem as tentativas mal-intencionadas de obter acesso a dados confidenciais ou à rede corporativa. Bem como atingir o controle de dispositivos pessoais ou de uma empresa. Para minimizar tais riscos, reunimos uma série de dicas que o ajudarão a promover segurança no trabalho remoto, protegendo a tecnologia da sua força de trabalho.


1. Defina uma política de segurança no trabalho remoto

Se possível, antes mesmo de implementar o trabalho remoto, redija um documento claro, definindo a política de segurança a ser adotada pela companhia e os seus funcionários.

Cite quais protocolos de segurança devem ser seguidos pelos colaboradores. E, da mesma forma, exponha como a empresa irá apoiar tais atividades. Sem contar as consequências de possíveis inconformidades. Além de estabelecer tais regras através de um documento redigido de forma transparente, certifique-se de comunicá-las para a equipe.

 

2. Garanta uma rede segura para trabalhar

Quando atuavam a partir do escritório, os funcionários já contavam com o acesso a uma rede segura, certo? Agora, tal segurança deve ser transferida para suas ações remotas. Para fornecer uma rede segura aos colaboradores, onde quer que eles estejam, conceda o acesso a uma rede privada virtual (conhecida como VPN). O que fornecerá maior controle de acesso e privacidade – mantendo a criptografia de dados.

Logicamente, instalar um VPN não é a solução de todos os seus problemas de segurança cibernética – longe disso. Mas a soma de diferentes práticas e ferramentas levarão até a equação perfeita que trará a devida segurança no trabalho remoto.

 

3. Conscientize os colaboradores sobre práticas boas e ruins

Uma das formas de reduzir riscos e golpes é promover a educação em segurança cibernética no trabalho remoto. Faça uma breve reunião (se possível um treinamento) para deixar os funcionários saberem quais ações são encorajadas e quais devem ser evitadas. 

Quer um exemplo? Enfatize que eles jamais devem inserir suas credenciais ou enviar informações confidenciais para e-mails desconhecidos. Ou, ainda, clicar em links e abrir anexos de endereços eletrônicos suspeitos – com o qual, geralmente, não possuem contato.

Por mais que tais dicas já estejam bastante claras para alguns, outros funcionários podem sequer ter parado para pensar sobre isso. E sequer são capazes de perceber que determinada atividade pode se tratar de um golpe. Portanto, vale o alerta para evitar táticas de Pishing em e-mails falsos, bem como outras problemáticas.

 

4. Equipe os seus funcionários com as ferramentas ideais

Embora, até certo ponto, os colaboradores possam ser conscientizados para auxiliarem a evitar golpes cibernéticos, a responsabilidade de promover a segurança deve partir (embora não seja um dever exclusivo) do empregador.

Por isso, garanta que os seus funcionários tenham acesso aos recursos e ferramentas certos – dotados da segurança e tecnologia necessárias. Isso vai desde uma plataforma colaborativa segura até VPN, softwares antivírus e gerenciadores de senhas. Isso permitirá que eles se concentrem no essencial, cumprindo com o seu trabalho, e tranquilos de que, em termos de segurança, tudo está em conformidade.

 

5. Regulamente o uso de dispositivos pessoais

Grandes riscos de segurança cibernética no trabalho remoto estão envolvidos com o uso de dispositivos pessoais. Isso porque, ao usar seus próprios aparelhos, os funcionários aumentam a sua vulnerabilidade a ataques. Seja pelo fato de estarem sem um bom antivírus, do software estar desatualizado ou pelas senhas utilizadas em tais redes serem fracas. 

Caso não seja possível fornecer um dispositivo único e equipado para utilizar unicamente para o trabalho, talvez seja uma boa ideia fornecer licenças antivírus, por exemplo, para minimizar tais riscos. Implementar um gerenciador de senhas é uma alternativa bem-vinda para gerar/guardar senhas fortes. E manter softwares e ferramentas atualizadas serão um incentivo extra para manter a rede bem protegida.

 

6. Criptografe informações de alta relevância

Você e sua equipe possuem aquele tipo de informação que precisa ser armazenada com total privacidade? Sejam dados financeiros, relatórios de desempenho ou registros médicos e pessoais? Para garantir a segurança de tais arquivos, trabalhe com a criptografia de informações confidenciais.

Diversos programas permitem criar arquivos criptografados. Sendo que é possível, inclusive, criptografar o próprio disco rígido do computador. Assim, se ele cair em mãos indevidas, os dados cruciais da empresa permanecem seguros e inacessíveis. 

Além de tais cuidados com os arquivos, é válido pensar em armazená-los em um ambiente on-line seguro. Principalmente se você precisa compartilhá-los com diferentes funcionários. Para isso, conte com um sistema de gerenciamento de documentos que foca em ser seguro, moderno e criptografado. Se está em busca de algo assim, experimente o Bitrix24. 

 

7. Forneça o suporte de TI adequado

Se a sua equipe está repleta de trabalhadores remotos, garanta que eles encontrem o suporte de TI ideal em caso de dificuldades. Assim, caso surja qualquer tipo de dúvida ou insegurança, eles podem recorrer para profissionais experientes. 

Tal apoio garantirá que o treinamento inicial concedido seja bem-sucedido, minimizará a chance de golpes e contribuirá para a gestão de riscos. Além de garantir, claro, que a implementação das novas medidas não seja capaz de reduzir os níveis de produtividade dos funcionários.

 

O Bitrix24 te ajuda a conquistar um ambiente de trabalho remoto seguro e organizado

Através de diferentes camadas de proteção, o Bitrix24 é a solução colaborativa em nuvem (ou local) mais segura que você e sua equipe poderiam usufruir!

Empresas que possuem preocupações extras em termos de cibersegurança podem explorar a versão com hospedagem no seu próprio servidor. Na edição auto-hospedada, desfrute de autenticação em duas etapas, regras personalizadas para backup e o melhor da criptografia SSL e RSA. Saiba mais sobre os recursos e desfrute de um período de teste de 30 dias grátis. Cadastre-se já!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Como manter a segurança quando os funcionários trabalham remotamente? 1. Defina uma política de segurança no trabalho remoto 2. Garanta uma rede segura para trabalhar 3. Conscientize os colaboradores sobre práticas boas e ruins 4. Equipe os seus funcionários com as ferramentas ideais 5. Regulamente o uso de dispositivos pessoais 6. Criptografe informações de alta relevância 7. Forneça o suporte de TI adequado O Bitrix24 te ajuda a conquistar um ambiente de trabalho remoto seguro e organizado
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura