Espaço de trabalho on-line: 7 benefícios inestimáveis para o seu negócio

6 min de leitura
Ariane Jaeger
25 de novembro de 2021
Última atualização: 26 de novembro de 2021
Espaço de trabalho on-line: 7 benefícios inestimáveis para o seu negócio

Há algum tempo, poderia parecer impossível adotar um espaço de trabalho on-line. Mas com toda a inovação tecnológica, globalização e maior acessibilidade para recursos inteligentes, não é apenas possível – como também recomendado – atuar com um espaço de trabalho on-line colaborativo.

Quer bons motivos para seguir digitalmente com o seu time? Neste artigo, confira os principais!

Vantagens dos espaços de trabalho on-line 

Hoje em dia, fazemos tudo pelo celular ou computador, reduzindo distâncias e desafios a poucos cliques. Então, por que não atuar com um espaço de trabalho on-line e aproveitar todas as suas vantagens? A seguir, entenda os benefícios para o seu negócio.


1. Aumento da produtividade

Após a transição para o regime de trabalho remoto ou home office, muitas companhias viram o índice de produtividade dos seus funcionários alavancarem. Sem dúvidas, dois dos principais motivos para tal feito foram a motivação e a flexibilidade.

Com a capacidade de trabalhar seguindo seus próprios horários, diversos funcionários se sentiram mais contentes, confiantes e motivados. Ainda, a possibilidade de propor sua programação individual e considerar as horas em que se sentem mais dispostos e produtivos só agrega bons resultados.

Portanto, realizar as funções remotamente e adotar um espaço de trabalho on-line pode interferir positivamente sobre os níveis de produtividade. Lembre-se, apenas, que tudo precisa estar alinhado a um bom plano de trabalho remoto para que sejam atingidos os devidos propósitos e resultados.


2. Maior competitividade por atuar a partir de qualquer lugar

Ainda que você não tenha se questionado, pode ser uma oportunidade de negócio atrativa atuar com talentos globais em um espaço de trabalho on-line. Já imaginou poder reter talentos ainda mais qualificados? Em um mundo tão competitivo e que o potencial de trabalho humano é um grande diferencial, acaba se tornando um imenso ponto positivo a considerar.

Um espaço de trabalho on-line possibilita que os colaboradores controlem e ordenem as suas atividades a qualquer hora e lugar. Isso promove agilidade e dá a oportunidade para que todos verifiquem e compartilhem informações e documentos com outros usuários. Tornando possível que você atue com aquele talento tão desejado e experiente independente se ele esteja no Brasil ou do outro lado do planeta.

Até mesmo pelo celular, os colaboradores acessam o seu canal de trabalho e podem ficar informados sobre tudo que está acontecendo, além de gerenciar projetos e atividades em andamento. Aproveitando, claro, para programar o seu dia a dia de trabalho com muito mais facilidade!


3. Acesso rápido e facilitado a documentos essenciais

Já passou a época que os funcionários precisavam arquivar pilhas de papéis no escritório. Ou, muito mais, ter que passar horas procurando por eles. 

Dentre as principais vantagens dos espaços de trabalho on-line, encontramos a capacidade de armazenar documentos digitais. Não importa se eles são oriundos do meio virtual ou se precisam ser previamente digitalizados: contar com um drive para guardar documentos pode ajudar (e muito) o seu time.


4. Diminuição do turnover empresarial

Pode até ser que você não conheça o termo por este nome, mas o turnover nada mais é do que a rotatividade no ambiente de trabalho. Infelizmente, a palavra vai muito além de um conceito e afeta drasticamente a performance comercial.

Ter uma alta taxa de rotatividade pode trazer um impacto e tanto para a empresa. Afinal, a todo o momento ela terá que se preocupar em reter novos talentos e terá que focar em um novo processo de integração perdendo a tão sonhada produtividade e geração de resultados.

Embora existam vários motivos para o aumento do turnover, estudos revelam que um ambiente hostil, a ausência de um plano de carreira e a falta de organização, feedbacks e de motivação são os que mais interferem sobre a taxa de saída de funcionários.

Com o espaço de trabalho digital adequado, até essa problemática pode ser reduzida! Quando uma plataforma é bem aplicada, há maior troca de feedbacks, interação, gestão e controle das próprias atividades diárias. Os colaboradores se sentem mais acolhidos, motivados e com perspectivas fazendo ser uma ótima ideia explorá-lo!

 

5. Redução de custos físicos e operacionais

Embora algumas empresas mais conservadoras foquem nas desvantagens dos espaços de trabalho on-line, a realidade é que eles permitem uma redução de custos e recursos de forma drástica. Como exemplos, podemos citar: a diminuição de custos de transporte, manutenção do espaço do escritório (seja com despesas de água/luz/aluguel), equipamentos e até mesmo do seu tempo e dos funcionários.

Obviamente, você precisará investir dinheiro para obter um espaço de trabalho on-line mais robusto. Mas, nem se compara ao gasto de recursos e mão de obra de ter que atuar com tudo longe do digital.

Imagine o quanto você teria que gastar com ligações internacionais caso atuasse com uma equipe do outro lado do planeta. Ou, ainda, quantos recursos estariam envolvidos ao precisar contar com um espaço exclusivo para armazenar documentos físicos.

Por sorte, há muito o que explorar em redução de custos, recursos e estresse quando se atua com um espaço de trabalho on-line como o Bitrix24. 

 

6. Comunicação simples e em tempo real

Os principais recursos de um espaço de trabalho on-line envolvem, sem dúvidas, ferramentas de comunicação. Pois é muito complicado atuar remotamente quando não há a troca adequada de informações. Ou mesmo algum tipo de envolvimento por parte do time.  

O mais indicado é que o espaço de trabalho on-line seja rico em funcionalidades de comunicação. E, mais importante ainda: que elas se encaixem nas preferências de diferentes funcionários.

Um ótimo exemplo é o Bitrix24: sua plataforma colaborativa entende que cada colaborador trabalha de uma forma para gerar resultados. Por isso, promove a comunicação de um time de formas diferentes, mas em um único canal. Seja por mensagens de voz, bate-papo em tempo real, videoconferências em HD ou chat em grupo. Explore o espaço de trabalho virtual gratuito e surpreenda-se.

 

7. Gestão de projetos que seriam complexos demais

Gerenciar tarefas e projetos por si só já é uma tarefa difícil. Mas, com o desenvolvimento da tecnologia, ficou extremamente acessível coordenar times e propor atividades que precisam ser realizadas. 

Uma boa plataforma colaborativa agrega não só recursos comunicativos, como também de gerenciamento de projetos. A ideia é que os gerentes aproveitem a acessibilidade para trocar informações rapidamente e dividir projetos que pareceriam complexos e quase impossíveis.

No Bitrix24, por exemplo, os gestores podem criar listas de tarefas. Assim, conseguem segmentar um grande projeto em atividades menores e atribuir os responsáveis por cada estágio. Isso permite às companhias atuarem mais rapidamente, cumprir com seus próprios desafios e ficar à frente dos concorrentes – de forma facilitada!

 

Desfrute o máximo das possibilidades com um espaço de trabalho on-line

 

O mundo nunca esteve tão interligado e tecnológico quanto agora. Empresas inteligentes aproveitam os novos recursos para agregar eficiência e melhores resultados envolvendo sua equipe de trabalho.

Ao utilizar um espaço de trabalho on-line, você não precisará se preocupar em trabalhar com diferentes sistemas e ter que procurar um aplicativo para cada necessidade.

Quer atingir os 7 benefícios que mencionamos aqui? Então, explore os melhores recursos de um espaço de trabalho on-line e de qualidade. E o melhor de tudo: em uma única plataforma colaborativa! Comunicação, tarefas e projetos, armazenamento de documentos e funcionalidades para alavancar a produtividade em um só lugar. Experimente já o Bitrix24!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Vantagens dos espaços de trabalho on-line  1. Aumento da produtividade 2. Maior competitividade por atuar a partir de qualquer lugar 3. Acesso rápido e facilitado a documentos essenciais 4. Diminuição do turnover empresarial 5. Redução de custos físicos e operacionais 6. Comunicação simples e em tempo real 7. Gestão de projetos que seriam complexos demais Desfrute o máximo das possibilidades com um espaço de trabalho on-line
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura