As 5 tarefas mais importantes de um especialista em CRM

5 min de leitura
Ariane Jaeger
27 de outubro de 2021
Última atualização: 28 de outubro de 2021
As 5 tarefas mais importantes de um especialista em CRM

Todas as empresas deveriam se preocupar com a gestão de relacionamento com o cliente. Afinal, é o sucesso junto ao consumidor que fará o negócio perpetuar. Pensando na sua importância, contar com um especialista em CRM pode alavancar o processo de vendas, aumentar a receita e gerar incríveis resultados para a companhia.

Resumidamente: utilizar um expert no assunto pode te fazer desfrutar de todos os benefícios incríveis de um software de CRM. Neste artigo, entenda mais sobre a atuação profissional e as atividades cruciais dentro da rotina de um analista de CRM.

Entendendo mais sobre CRM e o papel de um especialista

Com a expansão do marketing e a necessidade de conquistar e fidelizar clientes, muito tem se falado a respeito da importância do CRM. Mas antes de explorar mais sobre a função de especialista em CRM, é essencial saber do que se trata e qual é a grande importância da gestão de relacionamento com o cliente.

Através de perguntas básicas, procuramos sanar suas dúvidas antes mesmo de adentrar sobre a atuação específica do analista de CRM. Acompanhe agora mesmo!

1. Qual a principal função de um CRM?

Advindo do termo em inglês “Customer Relationship Management”, a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é todo o processo realizado por empresas na hora de gerenciar a sua interação com os clientes.

Portanto, seu principal objetivo é melhorar o processo de vendas e agregar excelentes resultados para a empresa. O que, obviamente, é acompanhado pelo aumento nas vendas e maior satisfação dos clientes. 

O que faz um especialista em CRM?

Um especialista em CRM é o profissional responsável por melhorar o processo de relacionamento, com a atração de novos clientes e sua fidelização.

Mas o que faz um especialista em atendimento? O analista de CRM trabalha de forma ampla, desenvolvendo estudos de mercado ou da concorrência, avaliando o comportamento dos clientes, analisando métricas ou indicadores de performance e satisfação e sugerindo melhorias no relacionamento – seja para manter os clientes ou garantir novas oportunidades de negócio.

Por que você precisa de um analista de CRM em sua equipe?

Todas as equipes que demandam o uso de um CRM podem sentir vantagens incríveis ao contar com um expert do nicho em seu grupo. Nesse caso, o especialista de CRM pode atuar para aumentar o fluxo de vendas, melhorar os processos e trabalho da equipe comercial, otimizar o relacionamento junto ao cliente e alavancar o panorama geral do negócio – olhando para um cenário amplo e futuro.

banner aprel FR_7-38 (1).jpg

As tarefas mais relevantes na rotina de um especialista de CRM 

Utilizando suas habilidades, o analista de CRM irá monitorar e melhorar toda a gestão de relacionamento com o cliente. A seguir, reunimos as 5 tarefas mais importantes da rotina de alguém que trabalha extremamente focado no CRM: 

1. Analisar o perfil dos clientes

O especialista em CRM deve ter habilidades o suficiente para analisar com destreza o perfil dos clientes da empresa. Afinal de contas: o consumidor e o público-alvo é a peça-chave de todo e qualquer negócio.

No momento de pensar sobre o perfil dos clientes, o profissional leva em conta seus padrões de comportamento gerais e de compras. Detalhes como as necessidades e expectativas com relação a uma compra também são plenamente considerados. Além disso, é pensado sobre a persona e o agrupamento ou segmentação de clientes – preferencialmente em clusters.

2. Propor melhorias no atendimento e suporte

Para obter sucesso na gestão de relacionamento com o cliente, é preciso garantir um bom relacionamento com ele. Então, esse especialista se propõe a identificar falhas ou opções de melhorias, lançando novas ideias que possam agregar valor e aumentar o nível de satisfação dos clientes. Isso vai desde os canais nos quais ele prefere ser atendido até o apoio proporcionado pela equipe de suporte ao cliente.

3. Planejar, estruturar e desenvolver as campanhas em diferentes canais

As tarefas do analista de CRM incluem gerenciar o calendário, coordenar e programar todas as campanhas de marketing. O profissional pensa e organiza o processo e idealiza quando serão feitos os disparos. Seja com e-mail marketing, DMs, SMS, push mobile ou qualquer outro canal.
Para complementar tal atuação, o especialista em CRM é capaz de gerenciar os fluxos dentro do e-mail marketing – ficando sempre atento ao relacionamento geral com os prospectos ou clientes. Então, em resumo, ele age estruturando e desenvolvendo todas as campanhas que visem chegar ao público almejado.

4. Monitorar campanhas de marketing 

De nada adianta só lançar uma campanha no mercado sem monitorá-la. O especialista em CRM é o profissional responsável por controlar o andamento das campanhas. Verificando desde a performance até o impacto na satisfação dos clientes. Aqui, o seu objetivo será analisar se as ações de marketing e estratégias aplicadas estão atingindo os resultados desejados. 

5. Gerar relatórios que permitam otimizar o processo de vendas

A equipe comercial deve seguir um processo de vendas para caminhar ao longo do funil de forma apropriada. Uma das tarefas do analista é gerar relatórios frequentes que otimizem as ações ao longo de todo o fluxo. 

Por meio desta atuação, a equipe de planejamento também pode definir melhor o direcionamento dos seus recursos e orçamentos – sabendo onde é mais interessante investir o capital. Seja para campanhas de marketing ou estratégias em particular. Assim, pode-se potencializar as ações já realizadas mensurando os resultados e aprimorando/adaptando processos internos. 

banner aprel FR_7-39 (1).jpg

O que é necessário para atuar como analista de CRM? 

Cada área de atuação tem o seu próprio perfil e características profissionais. Quando se leva em conta o perfil de um especialista em CRM, a maioria dos profissionais possuem graduação em Publicidade e Propaganda, Tecnologia ou Marketing.

Diante do cenário atual, também é interessante que o indivíduo tenha entendimento dentro de áreas como Google e Web Analytics, noções de banco de dados e HTML. Além, lógico, de conhecimento no idioma inglês (ao menos no nível intermediário).

Para que suas habilidades sejam aplicadas da melhor forma possível, é interessante que os processos sejam apoiados por interfaces agradáveis. O Bitrix24 é uma plataforma colaborativa que ajuda os especialistas a coordenarem o CRM e suas campanhas de marketing. Experimente um mundo de oportunidades que apoiam suas tarefas diárias e surpreenda-se!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Entendendo mais sobre CRM e o papel de um especialista 1. Qual a principal função de um CRM? O que faz um especialista em CRM? Por que você precisa de um analista de CRM em sua equipe? As tarefas mais relevantes na rotina de um especialista de CRM  1. Analisar o perfil dos clientes 2. Propor melhorias no atendimento e suporte 3. Planejar, estruturar e desenvolver as campanhas em diferentes canais 4. Monitorar campanhas de marketing  5. Gerar relatórios que permitam otimizar o processo de vendas O que é necessário para atuar como analista de CRM? 
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura