8 maneiras de melhorar o desempenho e a eficiência da equipe

6 min de leitura
Ariane Jaeger
24 de novembro de 2021
Última atualização: 24 de novembro de 2021
8 maneiras de melhorar o desempenho e a eficiência da equipe

Um negócio é formado por partes essenciais e, sem dúvidas, uma delas é o seu próprio time. Quem busca melhorar o desempenho da equipe não só constrói relacionamentos saudáveis, mas uma rotina fluida. Em um tempo em que as habilidades e o potencial humano nunca foram tão importantes, trata-se até de uma vantagem competitiva!

Se você deseja conquistar resultados otimizados e ver a transformação do seu grupo de trabalho em equipes ágeis, algumas dicas podem te ajudar a prosseguir.

Dicas para melhorar o desempenho da equipe

Não importa se o seu time é formado por apenas dez ou centenas de colaboradores. É igualmente necessário focar em estratégias para melhorar o desempenho da equipe se quiser atingir resultados de excelência.

Com as dicas que trouxemos a seguir, saiba como manter os colaboradores em plena interação e fazer a produtividade da equipe decolar.

1. Promova uma comunicação de qualidade

Não adianta apenas cobrar por interações eficientes quando não se promove os recursos necessários para que elas ocorram. Um dos primeiros passos para melhorar o desempenho da equipe é disponibilizar boas ferramentas de comunicação.

Pense que cada pessoa tem suas preferências pessoais e optará por se comunicar através de um canal. O ideal é contar, então, com opções de voz, texto e vídeo – respeitando as particularidades de cada membro que forma a equipe.

Quer uma dica extra? Em meio a um mundo tão tecnológico e movido a tendências, aproveite a usabilidade das mídias sociais para humanizar sua empresa. Estabeleça sua própria rede social corporativa e estreite laços entre colegas, equipe e funcionários.

2. Estimule diálogos abertos e uma cultura de feedbacks

Torna-se muito mais fácil colaborar quando a companhia incentiva uma cultura de diálogo aberto. Quando pequenos, nem todos nós fomos acostumados a encarar feedbacks de forma positiva e construtiva. Por isso, deve-se tomar cuidado para que o processo seja empático e agregue bons resultados – e não o contrário.

Não faz ideia por onde começar? Se você faz reuniões periódicas, mesmo que on-line, abra espaço para ouvir propostas de melhoria. Dar o pontapé inicial, se abrindo para feedbacks, é uma ótima forma de incentivar que os outros também o recebam com olhares menos preocupantes e o tomem como parte da evolução do time.

3. Confie nos funcionários e os deixem atuar com mais autonomia

Muitos grupos só constituem equipes ágeis porque possuem liberdade para trabalhar em seus próprios termos. Não é à toa que a expansão do trabalho remoto só viu surgir um boom de agilidade e produtividade.

Por isso, chefes e gerentes devem agir como líderes, abrindo espaço para que os colaboradores atuem com autonomia. Obviamente, responsabilidades devem ser seguidas e resultados mensurados. Mas, cada vez mais, flexibilidade, autogestão e autonomia entram em jogo para agregar excelentes resultados.

4. Crie metas e propósitos em comum


Por que não definir objetivos comuns dentre as técnicas de colaboração para melhorar o desempenho da equipe? Quando um time tem algo em conjunto para cumprir, o senso de comunidade é estabelecido. E, assim, todos se unem em prol de um alvo único, o que trará vantagens em sua totalidade.

Exponha as metas com clareza e transparência e compartilhe os resultados para que novas táticas sejam programadas. Todos só têm a ganhar!

5. Utilize a favor do time exercícios de construção de equipes

Um modo de estimular a colaboração da equipe é desenvolver exercícios de construção de equipes. Também conhecidas por consolidação de equipe, as atividades de team building permitem fortalecer o senso de comunidade e gerar sintonia no ambiente de trabalho.

Por isso, grandes empresas que desejam melhorar o desempenho da equipe acabam aplicando atividades lúdicas para construírem uma verdadeira comunidade em prol de objetivos comuns em grupos de trabalho. Quem sabe uma simples caça ao tesouro ou um jogo com perguntas e respostas personalizado já não fosse um incentivo para desenvolver e unir sua equipe? Vale a pena experimentar!

6. Saiba como lidar com os obstáculos

Um funcionário está se atrasando com frequência ou perdendo prazos de projetos? Antes de adotar uma postura repressiva, procure saber o que está acontecendo.

Lembre-se que uma equipe é composta por pessoas e que todos vivem, de tempos em tempos, suas próprias problemáticas. Como líder, chame o colaborador para conversar e tentem encontrar uma solução mais eficaz. Profissionalismo é essencial!

7. Utilize um software de gestão de projetos

Melhorar o desempenho da equipe vai além de incentivar que os trabalhadores atuem em sintonia. Para que eles encontrem apoio e o ambiente ideal para realizar suas tarefas, a empresa por si só precisa atuar com organização e gestão do negócio todo.

Explorar um sistema que permita gerenciar a rotina da equipe e coordenar todo o trabalho a ser realizado pode ser um auxílio e tanto. Por sorte, a inovação tecnológica trouxe como uma vantagem a acessibilidade a ferramentas que aumentam a eficiência no local de trabalho.

No entanto, para agregar o valor desejado, é preciso que a interface escolhida seja de alta qualidade. Por isso, a recomendação é desbravar o software de gerenciamento de projetos do Bitrix24. Em apenas uma plataforma, coordene todas as atividades do time, permita o acesso a calendários compartilhados e conte com ferramentas de produtividade da equipe extremamente práticas e fáceis de usar.

8. Adote um programa de incentivos

A motivação é ponto-chave quando se fala sobre a redução da rotatividade e retenção de talentos de excelência. Quer saber como motivar a equipe para melhorar o desempenho? Uma forma é incentivar os funcionários com benefícios físicos, além de parabenizá-los verbalmente por completarem com sucesso aquele projeto complexo.


Logicamente, existem diferentes ações para mantê-los motivados. Mas contar com um programa de incentivos enxuto, para todos os colaboradores, pode ser uma ótima estratégia a ser adotada.

Embora o programa varie de acordo com os valores e políticas da própria companhia, pode ser interessante incluir vantagens como:

  • Flexibilidade no trabalho e de tempo livre – como tempo extra de folgas, dias livres ou possibilidades de férias curtas programadas;

  • Almoços ou experiências fora do ambiente laboral;

  • Vouchers ou benefícios para serem utilizados em lojas ou prestadores de serviços parceiros;

  • Incentivos como participação de lucros semestrais ou anuais;

  • Premiação em viagens para colaboradores que atingirem os melhores resultados em metas.

  • E muitas outras possibilidades – totalmente abertas à criatividade.

O segredo está na implementação e na periodicidade

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho da equipe, coloque em prática pequenos estímulos diários e sinta os resultados serem alavancados em termos gerais. Seja de desempenho, eficiência ou grandes feitos, até para a companhia – já que tudo está interligado.

É importante ter em mente que não há uma única via para capacitar, estimular e melhorar o desempenho da equipe. No entanto, com a aplicação de pequenas ações frequentes e da utilização de uma plataforma colaborativa e de gestão de projetos, como o Bitrix24, é possível chegar lá.

Bitrix24 é o software mais recomendado para equipes ágeis e inteligentes que querem se diferenciar e vencer a concorrência. Teste hoje mesmo a versão grátis e tenha tudo que precisa em termos de funcionalidades colaborativas.

 

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Dicas para melhorar o desempenho da equipe 1. Promova uma comunicação de qualidade 2. Estimule diálogos abertos e uma cultura de feedbacks 3. Confie nos funcionários e os deixem atuar com mais autonomia 4. Crie metas e propósitos em comum 5. Utilize a favor do time exercícios de construção de equipes 6. Saiba como lidar com os obstáculos 7. Utilize um software de gestão de projetos 8. Adote um programa de incentivos O segredo está na implementação e na periodicidade
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura