Metodologia Scrum: da teoria à prática

5 min de leitura
Ariane Jaeger
12 de janeiro de 2021
Última atualização: 5 de março de 2021
Metodologia Scrum: da teoria à prática
Você já ouviu falar sobre a Metodologia Scrum? Considerada uma ferramenta ágil para a gestão de projetos, o quadro scrum melhora o fluxo de trabalho diário e alavanca a performance das equipes. 

Através de uma estrutura flexível e simples de se utilizar, até os projetos sem fim podem ser executados com tranquilidade. Com a scrum metodologia, drible as dificuldades de mercado e se adapte rapidamente às necessidades.

Deseja aprender metodologia scrum de uma vez por todas? Acompanhe o artigo na íntegra e entenda as aplicações desta ferramenta incrível para o seu fluxo de trabalho.


Antes de tudo: o que é a Metodologia Scrum? 

Moderna e altamente funcional, a metodologia ágil scrum surgiu para quebrar barreiras tradicionais da gestão de projetos. 

Em um mundo volátil de mudanças constantes, sabemos que o mercado não se comporta conforme o esperado. Para vencer a instabilidade e estar pronto para se adaptar rapidamente, todos podem contar com o apoio de um quadro scrum. 

A scrum metodologia nada mais é do que um método ágil para gestão de projetos. O objetivo é atingir as metas por meio da colaboração em equipe, separação de tarefas e coordenação de um fluxo para o projeto. A partir da organização e execução de todo o projeto, fica mais fácil atingir o sucesso mesmo em meio às instabilidades do mundo globalizado. 

Scrum é uma maneira simples de gerenciar projetos complexos, daqueles que parecem nunca ter fim. Quer tirar o projeto do papel? A dica de ouro é aplicar esta metodologia na sua rotina.

Nos tópicos a seguir, fique de olho em todas as vantagens que a Metodologia Scrum pode trazer para a gestão de projetos empresariais ou pessoais – seja qual for a sua necessidade!

 

Como funciona a metodologia ágil scrum?

Para ir da teoria à prática de Scrum, é essencial entender como funciona o método. Então, vamos lá!

O Scrum é composto por um quadro de multifuncionalidades. Nele, as ferramentas integradas colaboram para que o gerenciamento de projetos ocorra de forma bem-sucedida, alcançando os objetivos almejados.

Embora muitas pessoas imaginem que o Scrum envolve um passo a passo definido e padronizado, cabe a cada um adaptá-lo conforme seus interesses pessoais.

Para que você entenda, de fato, como o Scrum funciona, alguns termos teóricos precisam ser conhecidos. À primeira vista, eles podem até parecer como uma ‘salada de frutas’ em sua cabeça. Mas aplicando na prática, verá que é fácil utilizá-los!

 

Basicamente, a equipe de um projeto Scrum é formada por três papéis principais:


 

·       Product Owner: envolve a liderança, definindo os recursos a serem alocados, objetivos e todas as prioridades da empresa;

·       Scrum Master: é responsável por coordenar a equipe, melhorando a performance como um todo;

·       Time de Desenvolvimento: inclui todos os colaboradores do projeto, sejam eles funcionários internos ou não. Geralmente as equipes são multidisciplinares, envolvendo indivíduos com diferentes habilidades.

As prioridades do projeto são conhecidas como Product Backlog – sendo sempre definidas pelo Product Owner. Como a metodologia scrum é ágil, as tarefas essenciais sempre são alocadas primeiro. 

Os sprints são períodos de tempo com datas fixas. Eles funcionam como as etapas do projeto, auxiliando para que resultados sejam atingidos no decorrer do tempo.

Imagine que você possui um projeto gigante para concluir. É mais fácil encará-lo como um único trabalho ou através de várias subtarefas? Os sprints ajudam a dividir o projeto em passos, fazendo com que ele seja concluído de forma muito mais fácil.

Para complementar o projeto Scrum, reuniões entre os membros da equipe são altamente recomendáveis. Afinal: todos precisam estar em plena interação, com as funções e tarefas integradas. Para facilitar o processo, as ferramentas de gerenciamento de projetos scrum são excelentes aliadas.

 

Por que a metodologia ágil scrum é importante para os projetos?  

Esqueça aquela história de deixar os projetos pela metade. O propósito de Scrum é permitir que o fluxo de trabalho siga do início ao fim, sem dificuldades e com agilidade.

Em meio a tanta concorrência e necessidade de adaptação no cenário atual, empresas que não focarem em metodologias ágeis sofrerão com a instabilidade. 

Por isso, a metodologia ágil scrum permite responder rapidamente ao meio, atingindo sucesso com os planos desejados.

Mas para ter um gerenciamento de projetos ágil, gratuito e eficiente, é necessário contar com uma plataforma de alta qualidade. Pensando nisso, o Bitrix24 foi criado para auxiliar na gestão de projetos inteligentes, com o quadro de scrum online – gratuito e integrado para todos os membros do time.

 

Programa de gestão com scrum metodologia gratuita

Além de permitir a implantação de projetos ágeis, o método Scrum estimula a auto organização, a colaboração e aumenta a produtividade.

Por ter tantos benefícios, parece até impossível encontrar um software de gerenciamento de projetos scrum que seja gratuito, não é mesmo? Mas a boa notícia é que o Bitrix24 é totalmente grátis para equipes de até 12 membros!

 

Scrum: metodologia de projetos ágeis é com a Bitrix24

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da scrum metodologia é colocá-la em prática. Por isso, o Bitrix24 oferece um software completo para o gerenciamento de projetos scrum.

 

Exemplos de ferramentas que compõem a Metodologia Scrum no Bitrix24:


·       Calendário integrado e compartilhado, com cronogramas para tarefas;

·       Organização do trabalho em equipe;

·       Diagramas de Gantt com alta interatividade;

·       Atribuição e interdependência de tarefas;

·       Kanban e muito mais.

 

Quer aprender metodologia scrum? Explore todas as ferramentas scrum disponíveis no Bitrix24. Através de instrumentos de colaboração inovadores e gratuitos, o seu projeto irá decolar. 

Quadro scrum para gestão ágil de projetos 


Com a Metodologia Scrum, nunca foi tão simples gerenciar projetos grandes e complexos. Traga agilidade para a rotina da sua equipe, utilizando um framework que ajuda a organizar e colocar em prática atividades que poderiam ser complicadas.

 

Uma das ferramentas mais utilizadas para gestão de projetos Scrum é o Bitrix24. Através dele, controle projetos complexos e gerencie equipes aonde estiver. O app é oferecido para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS, basta aproveitar!

Mais populares
Prompts para o CoPilot
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Conheça o Bitrix24 CoPilot!
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Assinatura de documentos eletrônicos no Bitrix24
Índice
Antes de tudo: o que é a Metodologia Scrum?  Como funciona a metodologia ágil scrum? Basicamente, a equipe de um projeto Scrum é formada por três papéis principais: Por que a metodologia ágil scrum é importante para os projetos?   Programa de gestão com scrum metodologia gratuita Scrum: metodologia de projetos ágeis é com a Bitrix24 Exemplos de ferramentas que compõem a Metodologia Scrum no Bitrix24: Quadro scrum para gestão ágil de projetos 
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis