Ferramentas de colaboração on-line: as melhores funcionalidades do Bitrix24 para equipes remotas

5 min de leitura
Ariane Jaeger
19 de julho de 2021
Última atualização: 19 de julho de 2021
Ferramentas de colaboração on-line: as melhores funcionalidades do Bitrix24 para equipes remotas
As ferramentas de colaboração on-line estão em alta e cada dia fazem parte da rotina de mais equipes de trabalho. Desde o gerenciamento de projetos e tarefas até a comunicação diária, o Bitrix24 oferece diversas ferramentas de colaboração.

Neste artigo, vamos abordar com mais detalhes as principais funcionalidades e ferramentas de colaboração do Bitrix24 para equipes de trabalho remotas.

O que são ferramentas de colaboração?

Como o próprio nome deixa claro, as ferramentas de colaboração são projetadas com o objetivo principal de facilitar a colaboração entre pessoas de uma organização. Ou seja, ela oferece infraestrutura para que duas ou mais pessoas trabalhem em equipe.

Existem ferramentas de colaboração não tecnológicas e que existem há muito tempo como quadros brancos, post-its, mapas mentais etc. Por outro lado, existem ferramentas como o Bitrix24 que usam a tecnologia para facilitar a colaboração em equipe.

As melhores ferramentas de colaboração para equipes remotas

A princípio, o Bitrix24 é um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) completo. Contudo, além de facilitar todos os aspectos da gestão de clientes, ele também ajuda diretamente com a gestão interna das empresas com diversas funcionalidades de colaboração.

Então, confira abaixo alguns dos principais recursos para o trabalho colaborativo na web:

1. Gerenciador de projetos e tarefas

A gestão de projetos e tarefas faz parte das ferramentas de colaboração do Bitrix24. Com essa ferramenta, os gestores de projetos podem planejar, criar e executar projetos de forma intuitiva e eficiente.

Além disso, é possível criar tarefas e subtarefas, delegá-las a membros da equipe de trabalho, definir prazos de conclusão e controlar todos os aspectos da execução. Isto é, desde o tempo gasto para a finalização de uma tarefa até criar relações de dependência e hierarquia entre as tarefas.

Por fim, os usuários têm a possibilidade de alterar o layout de visualização das tarefas para aumentar a produtividade. Por exemplo, você pode ver uma lista de tarefas simples, diagramas de Gantt e visualização Kanban.

2. Bate-papo individual e em grupo



A comunicação é sem dúvidas o aspecto mais importante da colaboração em equipe.  Seja em uma equipe de trabalho que se comunica pessoalmente ou remotamente, é essencial manter uma comunicação constante.

Por isso, o Bitrix24 oferece um conjunto de softwares colaborativos para facilitar a comunicação. Dessa forma, os usuários podem criar grupos de bate-papo para discutir projetos ou tarefas específicas, bem como conversar individualmente.

O chat permite envio de mensagens de texto e voz, documentos, imagens e vídeos. Para complementar, ela ainda oferece videoconferências e chamadas de áudio gratuitas para facilitar o trabalho colaborativo na web.

3. Calendários compartilhados

Os calendários compartilhados são ferramentas de colaboração on-line que permitem organizar eventos e atividades diárias, semanais, mensais e anuais. Ou seja, os membros da equipe podem consultar o calendário para ficar por dentro dos acontecimentos.

Com o Bitrix24, os gestores de equipe podem planejar eventos, convidar todos os participantes em massa e definir lembretes. Por outro lado, os convidados têm a opção de confirmar a presença ou negar a sua participação.

Além disso, existe a possibilidade da utilização de múltiplos calendários para cada departamento da empresa, bem como um geral para todos. Com um calendário compartilhado, todos ficam bem informados sobre o que está por vir.

4. Armazenamento on-line com gestão de documentos

A gestão de documentos em nuvem é indispensável para equipes de trabalho remoto. Um serviço de armazenamento on-line permite que cada usuário salve os seus arquivos de forma segura e prática na nuvem para que outros usuários possam acessá-lo.

Nesse sentido, o Bitrix24 oferece um sistema de gerenciamento de documentos on-line na sua versão gratuita. A gestão de arquivos é intuitiva e conta com backups diários, controle de versões e configurações avançadas de permissão de leitura e escrita para cada usuário.

Além disso, o Bitrix24 Drive contém ferramentas de colaboração em rede simultânea. Isto é, ele permite que dois ou mais membros da equipe trabalhem  em documento ao mesmo tempo, alcançando o máximo da produtividade.

5. Sistema de gestão de recursos humanos



A gestão de recursos humanos faz parte de qualquer empresa e quanto maior a quantidade de funcionários, mais complexo se torna o gerenciamento. Por isso, uma ferramenta centralizada para a organização dos colaboradores é mais que útil.

Por isso, o Bitrix24 fornece um diretório centralizado de funcionários que classifica todos em diversas categorias. Ou seja, além de informações básicas como nome, idade, função, há a possibilidade de contato direto via chat, videoconferência ou chamada,

Além disso, é possível adicionar habilidades e interesses especiais para cada colaborador em forma de tags. Então, na hora de encontrar alguém para desempenhar uma tarefa específica, torna-se muito mais fácil encontrar a pessoa ideal para a tarefa.

6. Rede social corporativa

Uma rede social corporativa é uma solução moderna para uma comunicação flexível, rápida e objetiva entre os funcionários de uma empresa. Ao usar uma rede social interna, as empresas otimizam o tempo gasto na busca de informações dos colaboradores.

Além disso, ela facilita a interação entre os diferentes departamentos de uma empresa, como por exemplo Marketing e Vendas. A longo prazo, a implementação de uma rede social corporativa promove relações mais harmoniosas entre os colaboradores, sobretudo de forma remota.

Por isso, o Bitrix24 oferece uma rede social privada com todos os recursos úteis para as empresas como fluxos de atividades, chats individuais, grupos de trabalho, comentários, videoconferências, discussões e mais.

7. Aplicativos para Android, iOS, Windows e MacOs

Por fim, algo que não pode faltar em ferramentas de colaboração é a compatibilidade com múltiplos dispositivos e sistemas. Afinal, já foi-se o tempo em que todos trabalhavam exclusivamente no desktop.

Com uma rotina de trabalho cada vez mais dinâmica, os smartphones e tablets se tornaram ferramentas comuns. Nesse sentido, as ferramentas de colaboração on-line do Bitrix24 estão disponíveis nos principais sistemas e dispositivos.

Além de funcionar através do navegador, ele possui programas nativos para Windows e MacOS. Já nas plataformas móveis, você pode baixar o aplicativo do Bitrix24 direto da Google Play Store para Android ou do iTunes da Apple para o iOS.
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
10 Estratégias de Prospecção de Vendas Essenciais para Pequenas Empresas
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
O que são ferramentas de colaboração? As melhores ferramentas de colaboração para equipes remotas 1. Gerenciador de projetos e tarefas 2. Bate-papo individual e em grupo 3. Calendários compartilhados 4. Armazenamento on-line com gestão de documentos 5. Sistema de gestão de recursos humanos 6. Rede social corporativa 7. Aplicativos para Android, iOS, Windows e MacOs
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
10 melhores produtos e negócios para vender no Natal
9 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
Comunicação em Projetos: 10 Dicas para Construir Equipes Sólidas e Entregar Resultados
10 min de leitura