Como gerenciar vários projetos de forma eficaz: 9 estratégias essenciais

10 min de leitura
Ariane Jaeger
13 de maio de 2022
Última atualização: 13 de maio de 2022
Como gerenciar vários projetos de forma eficaz: 9 estratégias essenciais

Em um mundo cada vez mais ágil, é muito difícil encontrar um gerente de projetos que lide com um único projeto por vez. Na realidade, a maioria deles atua com dois ou mais projetos ao mesmo tempo, e precisa conhecer estratégias de como gerenciar vários projetos para fazê-lo de forma eficaz. 

Se este é o seu caso, recomendamos a leitura completa do artigo abaixo. Os tópicos expõem dicas e táticas para organizar o trabalho envolvendo múltiplos projetos e poder atingir o máximo potencial a cada propósito ou etapa. Confira já!


Perguntas frequentes


O que é a gestão de múltiplos projetos?

A gestão de múltiplos projetos ocorre quando um gestor ou líder é responsável por acompanhar e monitorar a execução de vários projetos simultaneamente. Para saber como gerenciar vários projetos de forma eficiente, tal profissional atua pautado em uma boa comunicação, no controle de calendários, no acompanhamento de metas e na delegação de tarefas.

Qual é a melhor maneira de gerenciar vários projetos?

A melhor maneira de gerenciar vários projetos é:
- Adotar uma boa comunicação;
- Comandar os projetos em um só lugar;
- Manter o acompanhamento frequente;
- Definir prioridades;
- Estabelecer um calendário;
- Trabalhar com templates para as tarefas;
- Gerenciar a carga horária;
- Expor as expectativas;
- Preparar-se para a adaptação.

Qual é a melhor ferramenta para gerenciar projetos?

A melhor ferramenta para gerenciar vários projetos é aquela que inclui funcionalidades como:
- Controle de calendários e cronogramas;
- Lista de tarefas e interdependências (levando em conta as prioridades);
- Recursos comunicativos;
- Modelos pré-prontos para o fluxo de trabalho;
- Acompanhamento do progresso – visualmente e com relatórios;
- Gerenciamento de carga horária.



Administrar um projeto por vez nem sempre é a realidade

Até seria ótimo, mas comandar um projeto por vez está longe de ser a realidade dos líderes e gestores brasileiros. A maioria dos profissionais que atuam nas empresas do país (e até mundo afora) acabam administrando múltiplos projetos – até mesmo com enfoques e dinâmicas totalmente diferentes.

No entanto, é preciso ter cautela para garantir que a divisão do foco e dos esforços ocorra conforme as prioridades e seja capaz de suprir cada uma das necessidades. É por isso que, neste artigo, você irá conferir as melhores técnicas para gerenciar múltiplos projetos e poder chegar aos efeitos almejados – qualquer que seja o seu nicho de trabalho. Prontos para acompanhar? Acompanhem os tópicos abaixo!


Dicas e táticas para saber como gerenciar vários projetos

A gestão de múltiplos projetos já é algo bem frequente na rotina corporativa. Com diversas demandas a cumprir, na maioria das vezes, as empresas não podem esperar um projeto finalizar para iniciar o outro. Assim, é preciso organizar o fluxo para cumprir com ambas as tarefas e trabalhar a partir de prioridades para gerar os melhores resultados.

Embora não seja um dos afazeres mais fáceis, o gerenciamento é totalmente possível e cada vez mais viabilizado (graças ao conhecimento aliado à tecnologia). Abaixo, saiba como gerenciar vários projetos simultaneamente sem se perder com os prazos, além, claro, de garantir a qualidade demandada.

1. Preze por uma comunicação clara e eficiente

Não importa se você quer saber como gerenciar vários projetos ou apenas uma demanda: sem uma comunicação transparente e eficiente entre o grupo envolvido, nada vai funcionar!

Seja para falar sobre a tarefa que precisa ser realizada, aquele prazo que deve ser cumprido ou a possibilidade de melhorias, o time deve estar interligado por um sistema comunicativo de qualidade e pronto para trocar ideias a qualquer hora ou lugar. Não se esquecendo, lógico, de partir de um plano de comunicação que funcione para si. 

Graças a programas ágeis como o Bitrix24, a equipe pode se comunicar por canais diversos, incluindo mensagens de voz, vídeo ou bate-papo (privado e/ou em grupo) para discutir detalhes dos projetos em tempo real ou de forma assíncrona. Encaixando-se, perfeitamente, a qualquer necessidade! 

2. Concentre todos os projetos em apenas um lugar

Um dos principais erros ao gerenciar vários projetos é manter as informações sobre cada um deles em lugares diferentes. Afinal, a falta de visibilidade das atividades e do andamento de cada trabalho pode comprometer o seu progresso – bem como os prazos a serem cumpridos.

Neste caso, um dos segredos sobre como gerenciar vários projetos envolve adotar um ambiente único para o gerenciamento – como o Bitrix24. Nele, as empresas de todos os tamanhos conseguem concentrar todos os seus projetos em apenas um lugar, mas sem perder aquela organização ideal que contribui para a produtividade.

Deste modo, os gestores podem visualizar as metas da empresa, criar listas de tarefas relacionadas, delegar as atividades, monitorar a carga horária dos responsáveis, comunicar-se com os envolvidos e acompanhar o progresso de múltiplos projetos. De fato, são dezenas de funcionalidades inter-relacionadas para desbravar! 

3. Mantenha o acompanhamento frequente

Não importa qual seja o número de projetos vigentes em sua empresa: manter o acompanhamento do progresso sempre é relevante. No entanto, tal administração é ainda mais crucial quando se coordena diversos projetos simultaneamente, visando garantir que tudo saia conforme o planejado.

Ainda que o microgerenciamento não seja nada indicado, todo o gestor deve saber no que a sua equipe está trabalhando no momento e como está o andamento global. Por sorte, tais insights são facilmente obtidos e visualizados quando se atua com uma solução ampla e integrada, sem precisar realizar o temido ato de microgerenciar.

Um bom exemplo de ferramenta que permite monitorar os marcos, as etapas e o progresso é o diagrama de Gantt, altamente aplicado nos processos de gestão e nas plataformas utilizadas para tal (como é o caso do já citado Bitrix24).

4. Trabalhe a partir de prioridades

Imagine que a sua equipe está lidando com diversos projetos (como o lançamento de produtos) ao mesmo tempo. O que vai acontecer se não existirem prioridades? Provavelmente, ficará difícil saber como lidar com vários prazos, cumprir os propósitos e visualizar bons resultados em todas as etapas.

Portanto, ao pensar sobre como gerenciar vários projetos, evite iniciar por aqueles que são mais fáceis – embora pareça tentador. Sempre preze pelos quais contribuem mais (em termos de impacto) para as metas empresariais e comece por eles.

Ao considerar quais projetos a sua equipe deve priorizar, pense tanto no macro quanto no microambiente e organize a lista de tarefas considerando a ordem de importância. Atuar a partir de um bom gerenciador de tarefas e projetos, neste caso, pode ajudar!

Lembre-se, ainda, de que a definição de prioridades é, inclusive, parte importante do próprio gerenciamento de riscos. Pois, caso faltem recursos para progredir com o trabalho, ao menos as porções mais relevantes foram cumpridas com antecedência – e não o contrário. 


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


5. Atue com um calendário eficiente e bem organizado

Quando se coordena e executa uma série de projetos: como lidar com vários prazos? Uma das principais dicas de como gerenciar vários projetos é definir e seguir à risca um bom calendário.

Crie um cronograma para o seu time e comunique a todos a importância de segui-lo, mantendo todos firmes, rumo ao seu objetivo. Logicamente, os imprevistos sempre irão surgir – portanto, atue com uma margem de segurança ao estabelecer os seus prazos e esteja pronto para se adaptar conforme o necessário.

Não se esqueça de incluir no cronograma todos os detalhes importantes, indo além do prazo final das tarefas em si (conforme a prioridade). Itens como as reuniões pré-agendadas, os compromissos, o agendamento de eventos e as licenças são imensamente interessantes e devem ser incluídos em seu planejamento – permitindo organizar melhor o trabalho e garantir o cumprimento de prazos e dos objetivos de tantos projetos ao mesmo tempo.

Os calendários individuais ou em grupo são o ponto-chave de como gerenciar vários projetos de forma eficaz, sobretudo se eles estiverem aliados a outros elementos da gestão de tarefas, tempo e recursos – como os encontrados na plataforma do Bitrix24.

6. Crie e salve modelos de projetos

Por que se preocupar em estabelecer um modelo de cronograma ou de tarefas para os seus projetos todas as vezes? Um dos elementos-chave ao considerar como gerenciar vários projetos é prosseguir através de templates de fluxo de trabalho.

Para esta e outras abordagens, a melhor ferramenta para gerenciar vários projetos é o Bitrix24. A partir de um sistema inteligente, mas fácil de usar, você pode criar modelos de tarefas para evitar ter que incluir etapas manuais múltiplas vezes.

Tal conduta facilita o workflow, gera economia de recursos (como o tempo) e permite que os seus funcionários se concentrem no estratégico – somando melhores resultados a longo prazo. Vale a pena considerar!

7. Gerencie a carga horária de trabalho

Você, como líder ou responsável, quer saber como gerenciar vários projetos tendo o máximo de sucesso? Então, tome muito cuidado com a carga horária dos seus funcionários!

Quando não se tem ideia sobre a quantidade de trabalho que um colaborador tem em mãos, alguns problemas na delegação de tarefas e de gestão de recursos humanos podem ser ocasionados.

Portanto, quanto melhor for a sua visibilidade da alocação de recursos e da delegação de tarefas, melhor será para organizar o fluxo de trabalho dos profissionais e garantir que vários projetos fluam simultaneamente, mas com índices de qualidade exímios. 

No Bitrix24, de forma integrada, as companhias encontram um programa para a gestão de tempo, permitindo checar se os projetos estão progredindo, além da possibilidade de emitir relatórios personalizados – sendo um auxílio e tanto quando se pensa em como gerenciar vários projetos.

8. Exponha abertamente as expectativas

Quando o assunto é como gerenciar vários projetos, é importante que o gestor comunique a todos os stakeholders do projeto as expectativas envolvidas. Caso contrário, os participantes podem se perder em meio a tantas informações diferentes e ficarem desalinhados com relação ao que está acontecendo.

A chave para solucionar tal problemática é comunicar as expectativas com clareza e permitir uma boa visualização das etapas de cada projeto. Assim, todos os participantes conseguem entender o que estão fazendo (bem como o motivo disso) e como está o andamento do trabalho – facilitando qualquer adaptação de cronograma, por exemplo.

Portanto, logo no início, deixe bem claro quais são as metas, os planos, as etapas, os envolvidos e o objetivo de cada estágio do trabalho. Se puder mencionar os responsáveis e os prazos antecipadamente, então, melhor ainda!

Com um mundo tão moderno e tecnológico, nada de fazer isso com o papel e caneta! Em vez de buscar por atualizações e dados em planilhas isoladas ou em documentos guardados no escritório, opte por um gerenciador de projetos eficiente e on-line – com atualizações em tempo real. 

Desta forma, você e a sua equipe podem obter e compartilhar as informações com poucos cliques, obter o status do projeto de imediato e compreender claramente sobre os seus objetivos. E o melhor de tudo: de forma simples e rápida!

9. Esteja pronto para agir de forma flexível

A alocação de recursos passou por modificações? As prioridades do time ou de um projeto mudaram? Ou mesmo as metas empresariais sofreram alterações? Nenhum destes tópicos é um problema relevante quando a equipe está capacitada para atuar com flexibilidade.

Então, assim como o seu time precisa estar alinhado ao trabalho, ele deve ser capaz de se adaptar se houver a necessidade. Caso a empresa não gerencie todos os projetos a partir de uma única base, no entanto, tal cenário pode se tornar um problema. Afinal: como saber quais etapas precisam de um reagendamento ou uma realocação rápida?

Por isso, crie um fluxograma simples e apto às modificações e com visibilidade suficiente para gerenciar as prioridades variáveis e conseguir reatribuir tarefas e redefinir trabalhos sem se preocupar. Sem dúvidas, será muito mais simples pensar em como gerenciar vários projetos simultaneamente de forma produtiva e eficaz a partir de tal abordagem!  

 

Conclusão

Para o líder de uma equipe, pensar em como gerenciar vários projetos pode não ter muito segredo – já que ele faz isso, mesmo que indiretamente e inconscientemente, a todo o momento.

No entanto, ter o conhecimento de estratégias reais para o gerenciamento de projetos simultâneos pode ser capaz de impulsionar a organização e a produtividade do time – permitindo-o cumprir as metas e os prazos com a máxima qualidade. Portanto, explore as dicas expostas neste artigo para gerenciar múltiplos projetos com sucesso (por diversas vezes) e deixe que a sua organização atinja outro patamar!  


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
7 estratégias de planejamento financeiro para empreendedores: Como maximizar lucros e reduzir custos
Índice
Perguntas frequentes O que é a gestão de múltiplos projetos? Qual é a melhor maneira de gerenciar vários projetos? Qual é a melhor ferramenta para gerenciar projetos? Administrar um projeto por vez nem sempre é a realidade Dicas e táticas para saber como gerenciar vários projetos 1. Preze por uma comunicação clara e eficiente 2. Concentre todos os projetos em apenas um lugar 3. Mantenha o acompanhamento frequente 4. Trabalhe a partir de prioridades 5. Atue com um calendário eficiente e bem organizado 6. Crie e salve modelos de projetos 7. Gerencie a carga horária de trabalho 8. Exponha abertamente as expectativas 9. Esteja pronto para agir de forma flexível Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
Liderança Adaptativa: Como Implementar Eficazmente em Sua Organização
10 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura