7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados

10 min de leitura
Ariane Jaeger
28 de março de 2024
Última atualização: 28 de março de 2024
7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados

No atual cenário empresarial, a tomada de decisão baseada em dados se estabelece como um diferencial competitivo fundamental. Em um ambiente marcado pela abundância de informações, a capacidade de extrair insights precisos e relevantes para guiar o planejamento estratégico torna-se crucial. A análise detalhada de dados, tanto externos — relacionados ao mercado — quanto internos — referentes às operações e desempenho organizacional —, permite aos gestores fundamentar suas escolhas em evidências sólidas, otimizando resultados e minimizando riscos.

Nesse contexto, compreender e aplicar estratégias eficazes de tomada de decisão baseada em análise de dados emerge como uma habilidade indispensável para líderes que buscam promover a inovação e a excelência operacional em suas empresas. Tais estratégias são capazes de gerar impactos positivos abrangentes, influenciando positivamente o desempenho organizacional em todos os níveis — seja em perspectivas de curto, médio ou longo prazo.

A seguir, apresentaremos sete metodologias estratégicas essenciais que podem transformar a forma como sua empresa aborda o planejamento e a execução de projetos. Estas abordagens, aplicáveis tanto isoladamente quanto em conjunto, são projetadas para aprimorar a eficácia da tomada de decisões. Continue conosco para explorar como essas técnicas podem ser implementadas para alavancar o sucesso do seu negócio.

1. Identifique tendências do consumo e comportamento para moldar produtos e marketing

A primeira estratégia para tomar decisões baseadas em dados concentra-se na identificação de tendências de mercado. Com múltiplas informações, é possível avaliar seu público com uma precisão notável, entendendo quais são seus problemas, desejos e demandas. Outro ponto importante é perceber a posição da sua empresa, serviço ou produto em relação ao mercado.

Dito isso, uma ferramenta útil para obter esse tipo de informação é o CRM analítico. Basicamente, é um software que coleta, analisa e integra diferentes dados vindos de clientes, criando relatórios úteis para a tomada de decisão baseada em dados. Dentre suas funções, destaca-se:

  • Monitoramento do ciclo de vendas;

  • Emissão de relatórios diretamente pelo CRM;

  • Acompanhamento do fluxo e do funil de vendas;

  • Indicações de diferentes informações, como ponto de origem do cliente e canais de marketing utilizados na geração de leads.

A análise ajuda a reconhecer padrões e tendências no comportamento do consumidor, seja para formular uma estratégia de marketing individualizada, criar produtos ou até oferecer suporte pós-venda, entender quem é seu cliente e como eles atuam facilitará a tomada de decisões acertadas.

Existem mais ferramentas que você pode usar para analisar tendências de consumo. Isso inclui plataformas de análise web que fornecem dados sobre o tráfego e a interação dos usuários em sites, ferramentas de monitoramento social que examinam conversas e tendências em redes sociais. Também, plataformas de análise de mercado que oferecem estudos detalhados sobre comportamentos de consumo ao nível global, com aplicativos para realizar pesquisas online que permitem coletar feedback direto dos clientes sobre produtos e serviços, entre outras.

7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados

2. Analise os feedbacks e dados de interação do cliente para melhorar a experiência do cliente

O uso de dados na tomada de decisões não só é útil para obter novos clientes, como para manter os já existentes, aprimorando sua experiência. Mas como fazer isso?

Com estatísticas e dados vindos de diferentes métricas, é possível modificar sua abordagem e ofertas, buscando otimizar ao máximo todo o ciclo de consumo e a experiência do cliente. 

Dentre os métodos disponíveis para obter informações, muitos profissionais optam por:

  • Pesquisas de satisfação após o uso do serviço, produto ou suporte;

  • Avaliação das interações entre cliente e empresa, como mapas de calor, tempo gasto, etc.;

  • Análise de interações em canais de comunicação, sejam eles redes sociais abertas ao público ou através da central de atendimento.

A partir das ações listadas, é possível entender quais aspectos da sua organização já são bem recebidos e quais precisam de alguma melhoria. Por exemplo, no ciclo de vendas, há etapas redundantes? O suporte demanda um tempo excessivo do usuário? Um produto costuma gerar mais pedidos de atendimento?

Todas essas questões podem ser respondidas com o uso eficaz de dados em decisões empresariais. Buscando um feedback baseado em estatísticas, você ou sua organização poderão descobrir como atender as necessidades do público da melhor forma, otimizando o uso dos recursos disponíveis. 

3. Otimize a eficiência operacional através de avaliações detalhadas e contínuas

Além do uso para aprimorar sua relação com o público, técnicas de planejamento estratégico baseadas em dados também são úteis para aprimorar aspectos internos do seu fluxo de trabalho. Através deles, é possível entender como cada colaborador tem desempenhado, tempo médio das etapas, uso de recursos, etc.

Em suma, os dados são vitais para monitorar e avaliar o funcionamento da sua organização, começando pelo mapeamento de todo o ciclo de produção. Esse procedimento mostrará pontos em que a produtividade é menor, redundâncias, retrabalho e gargalos. A avaliação pode abranger tanto o trabalho conjunto de toda a equipe, como dados individuais de cada colaborador.

Com estas informações, poderá aplicar mudanças exatamente onde é preciso. Isso inclui eliminar tarefas ou atividades não-essenciais ao projeto, automatizar procedimentos básicos e realocar recursos, retirando de onde há excessos e enviando para onde a necessidade é maior.

Um dos benefícios da tomada de decisão baseada em dados é justamente elevar o retorno sobre o investimento (ROI) da sua empresa. Ao otimizar diferentes pontos do fluxo de trabalho, é possível economizar em vários aspectos, incrementar o uso de recursos e ter uma abordagem mais eficiente em relação ao mercado.

4. Melhore o planejamento de inventário e produção com previsões de tendências e demandas

Um dos grandes desafios encontrados por gestores e profissionais ativos no mercado é prever as futuras demandas em seus respectivos segmentos. Isso é importante principalmente para otimizar a alocação de recursos, aquisição de matéria-prima, investimento em escalonamento da produção e na expansão da equipe.

Quais dados são utilizados nesse aspecto? Primeiramente, é imprescindível coletar informações de ciclos passados. Busque entender o desempenho nas últimas temporadas, tendências que o mercado seguiu e pontos de maior ou menor eficiência. Também, é útil buscar informações sobre o futuro, como datas de maior demanda nos próximos meses, períodos promocionais, etc. Por exemplo, algumas organizações precisam ficar atentas à Black Friday, semana do consumidor e outros períodos em que há uma tradição de ofertas.

Desse modo, poderá tirar proveito daquilo que há de mais útil na tomada de decisão baseada em dados: ter insights que permitam potencializar ao máximo seus esforços e recursos.

7 Estratégias Essenciais para Tomadas de Decisão Baseadas em Dados

5. Identifique riscos potenciais e mudanças para aplicar estratégias mais eficientes

Prever possíveis obstáculos é algo que qualquer empresa deseja. A antecipação e mitigação de riscos tornaram-se componentes essenciais da estratégia de gestão, integrando-se de forma fundamental no planejamento de projetos em todas as áreas. Nesse aspecto, o uso de dados se mostra muito benéfico, já que dá uma visão extensa do passado, presente e futuro tanto da sua organização, como do mercado em geral. 

Um bom exemplo da prevenção de riscos está na análise de dados referentes à aquisição de matéria-prima. Ao ficar atento à flutuação de valores e a disponibilidade, é possível antecipar questões como escassez ou aumento abrupto no custo dos recursos.

Outro risco que pode ser antecipado com a tomada de decisão baseada em dados refere-se a mudanças no contexto social. Legislações que afetam sua área de trabalho, demandas substituídas após novas tecnologias surgirem ou até uma mudança no padrão de consumo por fatores geográficos: um conjunto robusto de dados pode auxiliar na previsão desses riscos, evitando prejuízos notáveis. 

6. Segmente clientes e crie campanhas de marketing direcionadas

Como já mencionado em tópicos anteriores, a relação entre empresas e clientes foi transformada pela tomada de decisão baseada em dados. Com o uso de informações específicas sobre o público atendido, passou a ser possível individualizar não só os produtos e serviços, mas também ações e campanhas de marketing.

Por exemplo, as redes sociais permitem que anúncios sejam direcionados a regiões específicas, além de determinadas faixas etárias e outras características únicas. Com isso, em vez de investir em campanhas amplas, atingindo um público que não consome seus serviços, você pode otimizar o uso de recursos justamente para quem é mais receptivo.

Vale dizer que ferramentas como o Bitrix24 fazem grande diferença na análise desse tipo de informação. Ela pode mostrar onde o cliente teve o primeiro contato com sua marca, em que fase do funil de vendas se encontra, e qual ação publicitária demonstrou o melhor retorno sobre o investimento (ROI), entre outros dados.

7. Desenvolva novos produtos ou melhore os existentes com base nas necessidades e preferências reais dos clientes

Desenvolver um produto do zero ou aperfeiçoar um já existente representa um desafio significativo. No entanto, esse processo pode ser facilitado através de decisões baseadas em análises informadas. Questões iniciais como a demanda pelo produto ou serviço, os problemas que ele propõe resolver, e tendências potencialmente favoráveis são cruciais. A coleta e análise de dados desempenham um papel fundamental ao oferecer respostas claras para essas indagações.

Compreender tanto as necessidades dos potenciais clientes quanto às preferências atuais do seu público é vital. Este entendimento aprofundado não só potencializa o sucesso do seu empreendimento como também solidifica o vínculo com sua clientela, demonstrando um compromisso autêntico com o que eles valorizam.

A obtenção de dados detalhados sobre as interações dos clientes, focando em aspectos como preferências de compra, feedbacks e até reclamações, é essencial. Caso seja preciso um entendimento mais amplo, realizar pesquisas pode ser uma estratégia eficaz. Observar o comportamento dos consumidores em redes sociais também pode revelar novas demandas e desejos ainda não atendidos.

A implementação da análise de dados para a tomada de decisões pode ajudar a determinar qual produto lançar primeiro, com base nas necessidades e desejos do mercado. Às vezes, a solução pode ser a introdução de uma variação de um produto já existente ou a sua melhoria, em vez de criar algo totalmente novo. O fundamental é que a análise de dados sirva para elevar a satisfação dos clientes, estreitando e prolongando a relação com a empresa.

O Bitrix24 ajudará na tomada de decisão baseada em dados

Ao falar sobre dados, estatísticas e métricas, há uma questão que não pode ser ignorada: os meios para coletar, analisar e armazenar informações. Seja atendendo um público menor ou com um grande número de clientes, ter uma ferramenta confiável fará total diferença na implementação de análise de dados para decisões.

Nesse sentido, o Bitrix24 oferece um sistema integrado, capaz de coletar dados em diferentes frentes e uni-los para avaliações amplas. Utilizando inteligência artificial, automação e outras funcionalidades, sua empresa terá acesso a informações pertinentes tanto sobre o mercado, como sobre seu funcionamento interno. Teste agora para saber mais sobre a plataforma.

Grátis. Ilimitado. On-line.

O CRM do Bitrix24 te ajudará a tomar as melhores decisões para os seus negócios, baseadas em dados. Comece a usar os relatórios analíticos do CRM do Bitrix24 agora mesmo!

EXPERIMENTE AGORA

Perguntas frequentes

Quais são os elementos essenciais da tomada de decisão baseada em dados?

Os elementos essenciais da tomada de decisão baseada em dados incluem a coleta de dados relevantes e de alta qualidade, que serve como alicerce para análises e insights. Segue-se a aplicação de técnicas analíticas e ferramentas de processamento de dados para interpretar essas informações, identificando padrões, tendências e correlações. Por fim, é crucial a integração desses insights no processo de decisão, permitindo que as organizações façam escolhas informadas e estratégicas com maior precisão e eficácia.

Como uma empresa pode transitar para um modelo de tomada de decisão baseado em dados?

Uma empresa pode transitar para um modelo de tomada de decisão baseado em dados ao aplicar as seguintes práticas:

  • Investigar as fontes de dados, a qualidade dos mesmos e as ferramentas disponíveis para sua análise;

  • Fomentar uma cultura orientada à tomada de decisões baseada em dados;

  • Investir em capacitação e tecnologias para a coleta e análise;

  • Estabelecer processos de coleta e análise que sejam flexíveis e escaláveis;

  • Empregar a iteração e a melhoria contínua;

  • Implementar medidas de segurança sólidas para a proteção dos dados.

Quais desafios podem surgir na tomada de decisão baseada em dados e como abordá-los?

Alguns desafios que podem surgir na tomada de decisão baseada em dados, bem como as estratégias recomendadas para seu enfrentamento, são descritos a seguir:

  • Ausência de experiência ou competência para utilizar dados: mudança nas políticas e valores internos da empresa, com treinamentos e atualizações contínuos;

  • Dificuldade para assegurar os dados: utilização de tecnologias avançadas de proteção, além de protocolos de boas práticas;

  • Ciclo complexo de coleta e utilização de dados: eliminação de redundâncias e automatização de procedimentos básicos;

  • Resistência na equipe: exposição dos benefícios da tomada de decisão baseada em dados, além de implementação de ferramentas que facilitem a mudança na cultura de trabalho.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
1. Identifique tendências do consumo e comportamento para moldar produtos e marketing 2. Analise os feedbacks e dados de interação do cliente para melhorar a experiência do cliente 3. Otimize a eficiência operacional através de avaliações detalhadas e contínuas 4. Melhore o planejamento de inventário e produção com previsões de tendências e demandas 5. Identifique riscos potenciais e mudanças para aplicar estratégias mais eficientes 6. Segmente clientes e crie campanhas de marketing direcionadas 7. Desenvolva novos produtos ou melhore os existentes com base nas necessidades e preferências reais dos clientes O Bitrix24 ajudará na tomada de decisão baseada em dados Perguntas frequentes
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura