CRM para restaurantes: 7 benefícios de usar um CRM em restaurantes

10 min de leitura
Ariane Jaeger
9 de junho de 2022
Última atualização: 23 de junho de 2022
CRM para restaurantes: 7 benefícios de usar um CRM em restaurantes

Se você trabalha com o setor de bares, cafés e restaurantes, deve saber que uma das principais dificuldades é garantir os tão sonhados clientes frequentes. Na maioria das vezes, eles vêm para um almoço ou jantar e acabam não voltando nunca mais.

Como vencer o desafio? Embora a criatividade e a abordagem de uma série de táticas de negócios sejam essenciais, utilizar um CRM para restaurantes pode ajudar! Saibam como funciona o software e os seus principais benefícios neste artigo exclusivo! 


Perguntas frequentes


O que é um CRM para restaurantes?

Um CRM para restaurantes é um software focado na gestão do relacionamento com o cliente que permite organizar e gerenciar todas as informações sobre os clientes e prospectos. Esta ferramenta reúne, em apenas um lugar, todos os dados sobre cada processo de vendas – indo desde a aquisição de clientes até a análise da satisfação com relação aos serviços prestados.

Por que os restaurantes precisam de um CRM?

Os restaurantes precisam de um CRM porque este tipo de software:
- Promove um maior conhecimento sobre o público-alvo;
- Direciona as campanhas de marketing;
- Permite gerenciar os feedbacks em tempo real;
- Oferece um suporte de qualidade e aumenta as vendas;
- Alavanca os índices de retenção;
- Disponibiliza uma série de dados que apoiam a tomada de decisão;
- Facilita a aplicação de um programa de fidelidade.

Como os restaurantes usam o CRM?

Os restaurantes usam o CRM para:
- Coletar os dados dos seus clientes e armazená-los em apenas um lugar;
- Estimular os consumidores através de campanhas de marketing direcionadas;
- Armazenar os pedidos e organizar as entregas on-line;
- Aceitar pagamentos de pedidos virtuais;
- Oferecer atendimento ao cliente de altíssima qualidade;
- Trabalhar de forma integrada com programas de fidelidade.

O que torna o CRM importante para um restaurante?

O CRM é importante para um restaurante porque ele melhora a interação da empresa com o cliente e consegue levar a maiores índices de retenção de clientes. Como consequência, usar um CRM para restaurantes poderá alavancar as vendas, alcançar (além de manter) consumidores e gerar valor para a marca perante o mercado.


O que é um CRM e como ele pode ser aplicado em restaurantes?

Com múltiplas aplicações, o CRM é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente. Em palavras gerais, trata-se de um software capaz de armazenar os dados dos consumidores e convertê-los em ações inteligentes – otimizando, assim, a sua relação com eles.

Qualquer empresa que venda produtos ou serviços pode se beneficiar do uso de uma plataforma como esta – o que inclui, portanto, a aplicação de CRM para restaurantes. Neste caso, a plataforma será empregada para fornecer um serviço personalizado de modo a gerar valor, garantir clientes fiéis e maximizar as vendas.  

Quer um exemplo? Imagine que um restaurante tem um CRM rico em dados dos clientes – de forma bastante organizada, claro. Tal estabelecimento sabe muito bem quais dos seus consumidores são apaixonados por vinho ou que reservaram uma mesa em um feriado específico no ano passado.

Com isso, eles podem otimizar o seu serviço, concedendo descontos especiais para uma nova reserva para este tipo de evento ou promovendo um festival com cardápios exclusivos para quem gosta de vinho. O que, mesmo que indiretamente, é capaz de agregar positivamente para as vendas e o próprio relacionamento com o consumidor.

Então, o programa de CRM ideal para os restaurantes precisa incluir, no mínimo:

  • Informações de contato e datas relevantes (como o dia do aniversário);

  • Histórico de visitas e de pedidos;

  • Preferências do cliente;

  • Particularidades – como o fato de ser vegano ou alérgico, por exemplo.

A partir da reunião de tais dados em apenas uma interface, fica mais fácil organizar as ações de publicidade e marketing, direcionar o atendimento ao cliente e se dedicar para gerar, a cada dia, uma experiência muito mais profunda com ele. Após conferir o que é um CRM para restaurantes e os seus detalhes, nada melhor do que se aprofundar em termos de vantagens. Então, é só acompanhar para saber mais! 


Por que o seu restaurante precisa de um CRM? Veja as principais vantagens deste software

Seja de forma física ou virtualmente (através dos aplicativos de delivery), o que não faltam são opções de restaurantes para realizar um pedido – em qualquer lugar. Neste cenário, a adoção de um programa de CRM auxilia os restaurantes a cativar os clientes, permanecendo firmes diante da concorrência.

Mas param por aqui os pontos positivos de tal interface? Não, muito pelo contrário! Nos tópicos seguintes, saiba quais são os principais benefícios do CRM em um restaurante e prepare para implementá-lo e mudar a forma com que você interage com os clientes.

1. Obter um amplo conhecimento sobre os clientes e acompanhar o seu comportamento

Um dos maiores benefícios do CRM em um restaurante está na capacidade de armazenar as informações mais relevantes sobre um cliente em apenas um lugar. Manter um histórico sobre o comportamento do cliente é altamente interessante para identificar as preferências e buscar formas de satisfazê-lo, direcionando melhor o atendimento ao cliente.

Ao fazer o uso de um CRM, você pode alimentar o sistema com as informações mais básicas sobre aquele consumidor e, depois, deixar que a inteligência artificial faça o resto do trabalho por você.

É interessante arquivar informações como:

  • O que foi consumido em visitas anteriores?

  • Qual é o seu prato ou sobremesa preferida?

  • O que não lhe agrada?

  • Existe um dia da semana preferencial para a consumação?

Tendo o pleno conhecimento sobre o seu gosto e o seu comportamento de compra, torna-se mais simples direcionar ações de marketing prontas para gerar resultados. Sem contar que o cliente se sentirá bem acolhido ao saber que as suas preferências são consideradas – tendo uma maior propensão para retornar ao invés de correr para a concorrência. 

2. Garantir a personalização em larga escala

Por vezes, personalizar limita o alcance. Mas quando uma empresa está equipada com um ótimo CRM para restaurantes, ela consegue adaptar as suas campanhas de marketing seguindo as particularidades dos clientes – sem perder em grande escala.

Imagine que, dentro do seu próprio CRM, você criou uma lista de clientes que possuem restrições alimentares. Quando alguma novidade relacionada surgir em seu restaurante, basta criar uma campanha direcionada – com um único disparo para todos esses clientes. Não é muito mais fácil do que ter que enviar uma mensagem por vez? Mesmo assim, você não perde a personalização, que é o ideal!

Assim, com um CRM para restaurantes, promova campanhas direcionadas através de aplicativos de mensagem ou redes sociais de acordo com preferências específicas e demonstre o seu apreço pelos clientes.  

3. Gerenciar os feedbacks dos visitantes em tempo real

A opinião dos seus clientes é muito importante. Através dela, os estabelecimentos podem melhorar o serviço, a experiência geral e o seu processo de atendimento ao cliente. Então, ao aplicar um programa direcionado, como um CRM para restaurantes, tais negócios obtêm um feedback dos clientes em tempo real – algo imensamente relevante.

Pedir por feedbacks não mostra apenas os pontos fortes e fracos da sua empresa, como também aumenta a valorização por parte do cliente e oferece meios reais para embasar o seu processo de tomada de decisão.

Em plataformas inteligentes, tais opiniões podem ser coletadas por diversos mecanismos, abrangendo: formulários on-line, respostas via e-mail ou comentários em redes sociais. É só saber aproveitar ao aplicar em meio às suas estratégias de CRM para os restaurantes.


Mais do que um sistema de CRM, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


4. Oferecer um suporte ao cliente de extrema qualidade – aumentando as vendas

Logo nos primeiros tópicos, já foi possível perceber que a importância do CRM nos restaurantes está muito relacionada com um excelente atendimento ao cliente. E nem é preciso dizer que tal fator impacta diretamente sobre o potencial das vendas. Então é claro que uma das vantagens mais relevantes de um programa como este é melhorar a interação com o consumidor através de diferentes canais comunicativos.

As plataformas mais completas do mercado, como o Bitrix24, integram recursos de comunicação com o cliente de último nível. Assim, os restaurantes atendem os seus visitantes com mensagens em tempo real, respostas automáticas (mas personalizadas) por chatbots, telefonia VoIP, e-mail ou redes sociais. As possibilidades são várias!

O interessante é que, além dos canais em si, os atendentes têm acesso imediato ao histórico de visitas ou de pedidos e a outras informações relevantes sobre aquele cliente. Tornando-se muito mais intuitivo encontrar a forma de comunicação ideal ou achar pontos de engajamento com ele.

A tendência é que os clientes, ao serem bem atendidos, retornem. E, ainda, que tragam parentes e amigos(as) para o seu estabelecimento – só impulsionando o seu reconhecimento e faturamento.

5. Aumentar os índices de retenção de clientes

Conquistar novos clientes pode ser muito mais caro do que mantê-los. Portanto, um CRM para restaurantes precisa te ajudar a estabelecer um bom relacionamento com os consumidores atuais, fidelizando-os ao longo do tempo. Através de uma plataforma integrada, envie e-mails para os clientes antigos e os regulares e fique ativo em suas mentes. 

Lembre-se, ainda, que um cliente satisfeito pode ser muito mais vantajoso do que campanhas de marketing. Afinal, em plena era da hiperconectividade, o famoso marketing “boca a boca” continua sendo extremamente válido. E para manter o negócio firme e em pleno crescimento, as boas recomendações não podem faltar!

Por isso, focar na melhora dos índices de retenção não apenas garante os seus clientes atuais, como agrega pontos positivos para atrair ainda mais visitantes para o seu estabelecimento. Jamais deixe de considerar!

6. Possuir dados detalhados sobre as vendas

É claro que impulsionar o relacionamento com um visitante é crucial. Mas não é apenas para isso que serve um programa de CRM. Ao explorar um CRM para restaurantes, tais estabelecimentos obtêm um panorama detalhado sobre as suas vendas e as possíveis tendências – incluindo detalhes como o ticket médio por cliente e a contagem geral de pedidos.

Informações como essas são de extrema importância para garantir que o negócio siga no fluxo ideal e possa tomar as suas próprias decisões de forma mais coerente (e não apenas por impulso) – levando ao sucesso a longo prazo.

Em interfaces que se integram a outros departamentos, como o de RH, por exemplo, a empresa ainda é capaz de gerenciar as horas trabalhadas e os horários de turno – encaixando perfeitamente a demanda dos pedidos à sua força de trabalho. Por motivos como esses, um CRM para restaurantes é mais do que recomendado.

7. Trabalhar facilmente com os programas de fidelidade

Os clubes VIP ou programas de fidelidade são ótimas estratégias de CRM para os restaurantes – já que aumentam as chances de retorno dos clientes. Por sorte, as principais plataformas de engajamento de clientes para os restaurantes, como o Bitrix24, já vêm equipadas com funcionalidades que apoiam os programas de fidelidade totalmente personalizados.

A partir das informações básicas sobre os clientes, disponíveis no seu CRM, você já obtém uma série de dados para recompensar os visitantes mais fiéis. Em paralelo, de forma criativa e autêntica, pode-se criar uma política de resgate de pontos, descontos para os aniversariantes, bônus recorrentes, cashback e muito mais.  Conforme a frequência de visitas e o gasto médio daquele consumidor, lance ofertas personalizadas e aumente as suas chances de conquistar aquele cliente.

Não importa se você é um empreendedor que acabou de começar a operar ou se já tem um estabelecimento grande e em pleno funcionamento. A verdade é que contar com um CRM para restaurantes te fará ir além, conquistando de forma exímia os seus clientes!


A importância do CRM nos restaurantes supera o aumento da lucratividade

Como observado ao longo deste artigo, um CRM para restaurantes acaba indo além de agregar faturamento ou manter os clientes atuais. Quando bem empregado, ele gera valor para o negócio como um todo, melhora o posicionamento da marca no mercado e acaba atraindo ainda mais clientes.

Por conseguinte, vale a pena reservar um tempo para escolher o software ideal, repleto de recursos que te farão atingir o sucesso no ramo de bares e restaurantes – sendo referência. A boa notícia? É que mais de 35 ferramentas de negócios, incluindo um CRM gratuito para restaurantes, esperam por você no Bitrix24. Integre os dados dos seus clientes facilmente e melhore o programa de fidelidade, o sistema de reservas, os pedidos on-line e muito mais. 

O fato é que nem todas as plataformas de engajamento de clientes para os restaurantes oferecem uma interface tão completa quanto o Bitrix24. Portanto, não perca tempo e conheça hoje mesmo!


Mais do que um sistema de CRM, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes O que é um CRM para restaurantes? Por que os restaurantes precisam de um CRM? Como os restaurantes usam o CRM? O que torna o CRM importante para um restaurante? O que é um CRM e como ele pode ser aplicado em restaurantes? Por que o seu restaurante precisa de um CRM? Veja as principais vantagens deste software 1. Obter um amplo conhecimento sobre os clientes e acompanhar o seu comportamento 2. Garantir a personalização em larga escala 3. Gerenciar os feedbacks dos visitantes em tempo real 4. Oferecer um suporte ao cliente de extrema qualidade – aumentando as vendas 5. Aumentar os índices de retenção de clientes 6. Possuir dados detalhados sobre as vendas 7. Trabalhar facilmente com os programas de fidelidade A importância do CRM nos restaurantes supera o aumento da lucratividade
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura