8 dicas para aumentar a motivação de um projeto em equipes remotas

10 min de leitura
Ariane Jaeger
28 de setembro de 2022
Última atualização: 28 de setembro de 2022
8 dicas para aumentar a motivação de um projeto em equipes remotas

Ter uma grande empresa e captar talentos incríveis para trabalhar nela já não é mais o suficiente. Atualmente, garantir os níveis de motivação de um projeto e se certificar de que os membros de sua equipe estão engajados com a cultura corporativa é fundamental. Mesmo que vocês estejam atuando virtualmente!

Afinal, a motivação aumenta o senso de pertencimento, reduz os índices de rotatividade, agrega produtividade e gera resultados incontáveis – encurtando as distâncias geográficas. Mas como garanti-la? Confira o artigo a seguir com as principais dicas de especialistas para motivar o seu time remoto e chegar lá!


Perguntas frequentes


Quais são os três componentes da motivação?

Segundo os especialistas, os três componentes da motivação incluem:Q

  • O propósito: realizar tarefas que estejam ligadas a um objetivo grandioso;
  • O domínio: ser capaz de melhorar a sua própria atuação (e os entregáveis) ao longo do tempo;
  • E a autonomia: poder se autoadministrar a fim de gerar resultados.

Por que é importante que os gerentes motivem os funcionários remotos?

É importante que os gerentes motivem os funcionários remotos porque tal ação:

  • Aumenta o comprometimento com o trabalho;
  • Previne o esgotamento laboral;
  • Alavanca o senso de pertencimento;
  • Colabora para o foco e a otimização de tempo;
  • Agrega para a produtividade;
  • Reduz as taxas de rotatividade;
  • Gera melhores resultados para o indivíduo, a equipe e a empresa.

Quais são algumas maneiras únicas de motivar os funcionários em equipes remotas?

Algumas maneiras únicas de motivar os funcionários em equipes remotas incluem:

  • Enviar lembrancinhas presenciais para reconhecer os funcionários;
  • Promover jogos e brincadeiras para engajar o time;
  • Fornecer boas ferramentas para o trabalho remoto;
  • Promover autonomia e desafiar as suas habilidades;
  • Expressar a gratidão com palavras – expondo o apreço coletivamente;
  • Oferecer programas de benefícios – como assistência à saúde.

Como motivar uma equipe de projeto?

Para motivar uma equipe de projeto:

  • Desenvolva habilidades gerenciais;
  • Foque em uma boa comunicação;
  • Compartilhe ideias e estratégias em grupo;
  • Promova encontros virtuais;
  • Use frases inspiracionais;
  • Implemente um software de engajamento corporativo;
  • Mantenha um ritmo semanal (programação) com o seu time remoto;
  • Dê preferência para atualizações frequentes – ao invés de checar os resultados e dar feedbacks apenas no final.

Por que a motivação nos ajuda a concluir projetos?

A motivação nos ajuda a concluir projetos por uma série de razões. Primeiramente, ela nos deixa mais entusiasmados e direcionados a atingir certos resultados. Ela também é um dos fatores que contribuem para a resiliência, já que temos a tendência a permanecer em projetos – mesmo com as dificuldades – quando nos sentimos instigados e felizes ao participar deles.


Saiba como alavancar a motivação de um projeto e manter a sua equipe engajada em prol de resultados

A motivação de um projeto se vê dependente de vários fatores, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. Mas é fato que os profissionais de níveis hierárquicos superiores podem adotar algumas condutas para incentivá-la junto aos colaboradores que fazem parte do seu grupo de trabalho, já que a liderança e a motivação no gerenciamento de projetos são assuntos totalmente relacionados.

A seguir, saiba quais são as oito melhores dicas para motivar o seu time remoto e garantir que eles estejam conectados com o projeto e os seus objetivos. Acompanhe:

1. Promova a formação de laços colaborativos

Ainda que tudo aparente ser um mar de maravilhas, sobretudo no princípio, o trabalho remoto é um tanto quanto solitário – e os gerentes devem se preocupar em reduzir tal sentimento quando pensarem na motivação de um projeto e dos seus integrantes. Para solucionar (ao menos em partes) tal aspecto, motivando-os, por que não propor a seleção de um companheiro de equipe através de um programa de amigos virtuais?

Incentive para que tais parceiros possam se encontrar regularmente, seja via chamadas de vídeo ou mesmo um bate-papo, para trocarem ideias através de um brainstorming, compartilharem os seus anseios ou simplesmente vibrarem uns pelos outros.

Além de reduzirem o distanciamento e promoverem a formação de laços colaborativos, tais reuniões são ótimas para aguçar a criatividade e até estimular a conclusão de tarefas no prazo – graças às atualizações frequentes. Quando os indivíduos compartilham uma rotina laboral entre si, é muito mais simples minimizar as barreiras geradas pelo distanciamento no trabalho remoto, deixando ambos mais apoiados e realizados.

2. Realize competições (saudáveis) no ambiente de trabalho

Quando desejam gerar a motivação em um projeto, é comum que muitos líderes partam para a realização de competições amigáveis no espaço laboral – e eles estão totalmente certos neste sentido! Tal rivalidade, quando bem aplicada, é responsável por estimular a criatividade, energizar positivamente o time, unir os participantes e reacender o propósito por trás de uma equipe – criando um senso de comunidade.

Mas como fazer isso, afinal? Experimente dividir o grupo de trabalho em pequenas equipes – ou mesmo em duplas – e criar desafios a serem cumpridos. As metas podem envolver, por exemplo, ver quem consegue aumentar a sua produção criativa, fechar mais vendas ou se conectar com mais clientes (dependendo da abordagem da sua empresa).

Como recompensa, pense em oferecer algum presente que se encaixe no formato virtual de tal equipe, claro. Um vale-presente criativo ou um voucher em um restaurante incrível da cidade são ótimos exemplos a serem considerados – e não envolvem um investimento absurdo.


Mais do que Gestão de Projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


3. Implemente um software pensado para apoiar e engajar os funcionários

A motivação de um projeto envolve diversos elementos capazes de impulsionar os seus participantes. No entanto, já está comprovado que um software de colaboração e engajamento de funcionários é uma forma simples e eficaz de estimular os colaboradores a se organizarem, agirem e colaborarem com mais efetividade e darem o seu máximo.

Reconhecer a importância da motivação no gerenciamento de projetos não é o suficiente – siga para a prática implementando uma interface de qualidade. Empodere a sua cultura organizacional com as melhores ferramentas de colaboração da atualidade e vá além com o Bitrix24. Comunicação em tempo real, rede social corporativa e colaboração em projetos e documentos é só o básico – explore na prática!

4. Use frases inspiradoras no chat em grupo ou ao fim de reuniões

Todas as pessoas passam por momentos de exaustão e desânimo no trabalho – definitivamente, é algo totalmente normal. Embora isso não possa ser completamente extinguido, trabalhar na motivação de um projeto a partir da inspiração dos colaboradores é fundamental.

Já pensou, neste caso, em estimular os seus liderados com citações motivacionais ou provocadoras quando uma reunião chegar ao fim? Ou mesmo antes da semana finalizar, via comunicação no chat em grupo?

Obviamente, só cuide para não exagerar e sempre adaptar a frase ao contexto aplicado. Buscar ideias na internet por assunto (como inspirações para falar sobre o fracasso ou a indiferença) é a melhor maneira de saber que você está no trajeto ideal considerando a motivação de um projeto. Como exemplo, citações de ícones como Henry Ford, Nelson Mandela ou até alguns provérbios chineses famosos podem te apoiar.

5. Dê preferência para check-ins frequentes na rotina dos colaboradores – mas não os microgerencie

Uma maneira de garantir a motivação de um projeto e ainda colaborar para a sua execução exímia é dar preferência aos check-ins frequentes – sem microgerenciar, claro! Por que esperar o fim de um projeto para saber se tudo está saindo conforme o esperado? Simplesmente chegar com uma lista de reclamações ao fim do esforço pode desmotivar o seu funcionário.

Assim, mantenha os membros da equipe no caminho certo com check-ins regulares e promova recursos como listas de verificação de tarefas para que eles se organizem e possam se sentir auxiliados. Seguindo o rumo da forma desejada – para ambos os lados!

Em paralelo, é importante dar autonomia para que os próprios colaboradores se preocupem em fornecer atualizações – para que você não tenha que partir para o microgerenciamento ao ter que buscá-las. Trabalhar com barras de progresso em um software de gerenciamento de projetos, por exemplo, pode ser uma alternativa e tanto para seguir com tal abordagem sem ter que importunar o funcionário. Experimente!

6. Promova festas virtuais e reúna o pessoal para descontrair, interagir e se aproximar

Pouco importa se você atua com uma equipe remotamente ou cara a cara (no formato presencial), manter a motivação de um projeto é essencial. E, para promover isto, ainda que haja todo o distanciamento físico (no caso de um grupo remoto), instigar a criação de bons relacionamentos e gerar um momento de relaxamento é algo muito bem-vindo.

Assim, o gerentes de projeto podem organizar festas virtuais para recompensarem a equipe pela sua dedicação e resultados – almejando tudo isso. Que tal programar um evento e já deixar todos esperando por ele pensando em datas festivas como aniversários ou feriados – seja São João, Natal ou mesmo algo baseado na Copa do Mundo (amada pelo povo brasileiro)?

Dependendo da ocasião, você, como responsável pela organização, pode programar jogos e brincadeiras especiais, trabalhar com planos de fundo temáticos e até mandar um elemento surpresa para o endereço físico do colaborador. Como uma lembrancinha ou um item que possa ser usado durante o encontro. É uma ótima ideia para inspirar a motivação da equipe remota, demonstrando apreço pelos funcionários e gerando mais conexões graças à socialização.

7. Eleja o funcionário do mês para reconhecer os membros da sua equipe

Em um estabelecimento físico, você já deve ter visto uma plaquinha de “funcionário do mês” pendurada. O conceito em si é muito interessante, e também pode ser aplicado em sua equipe virtual. Já pensou a respeito?

Assim, uma vez por mês, selecione um funcionário que se destacou – seja por suas conquistas em termos de entregáveis, pelos esforços ou pelo comportamento positivo – e presenteie e celebre o seu destaque. Lembre-se de fazê-lo remotamente e em grupo, já que tal condecoração pode passar despercebida quando os colaboradores atuam geograficamente distribuídos.

Você pode postar a notificação em sua rede social interna, mandar um e-mail para o time, enviar apreciações no feed (através do seu software de gestão) ou comunicar em uma videoconferência. O importante é reconhecer o trabalho árduo e adaptar a ideia clássica de “funcionário do mês” para elevar a motivação da equipe remota.

Dependendo do tamanho do grupo ou da quantidade de departamentos envolvidos com o projeto, pode ser relevante conceder mais premiações – dividindo-as por setor, por exemplo. Assim, todos se sentem acolhidos e direcionados a melhorar cada vez mais, sabendo que pode ser a sua chance de se destacar no próximo mês – já que todos possuem oportunidades.

8. Foque nas atividades de team building virtualmente

A liderança e a motivação no gerenciamento de projetos andam de mãos dadas. Afinal, um líder ou gestor deve se dedicar para manter os membros do seu time entusiasmados e aptos para entregarem os melhores resultados. E aqui, a aplicação de atividades de construção de equipe – também conhecidas como team building – pode ajudar!

Ao menos uma vez por mês (ou na frequência estabelecida por si mesmo), reserve um tempo para envolver o seu time com uma dinâmica capaz de fortalecer os laços, aumentar o senso de pertencimento e a colaboração – bem como relaxá-los. Experimente realizar uma “Olimpíadas em Casa”, fazer um “Jogo de Brainstorming” ou “Adivinha”, um “Quiz da Empresa” ou jogar “Duas Verdades e uma Mentira”. Sem dúvidas, no final, eles se sentirão muito mais motivados!

Você também pode pensar em competições mais imediatas, como um bingo no local de trabalho, uma caça ao tesouro ou até mesmo um concurso de fantasias pré-agendado. Então não importa qual é a complexidade do evento – o relevante mesmo é levar à motivação de um projeto e colher os seus maravilhosos resultados.

De fato, a importância da motivação no gerenciamento de projetos não deve ser ignorada. Com o nível de motivação certo, a companhia melhora a retenção de funcionários, deixa os seus colaboradores mais satisfeitos com a sua ocupação e tende a otimizar, ainda que indiretamente, a sua atuação.

Por sorte, existem várias táticas que podem ser aplicadas para alcançá-la. A partir dos insights expostos neste artigo, adapte os pontos do seu interesse em meio à sua equipe e colha os frutos de tal ação positiva no individual e no coletivo.


Mais do que Gestão de Projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes Quais são os três componentes da motivação? Por que é importante que os gerentes motivem os funcionários remotos? Quais são algumas maneiras únicas de motivar os funcionários em equipes remotas? Como motivar uma equipe de projeto? Por que a motivação nos ajuda a concluir projetos? Saiba como alavancar a motivação de um projeto e manter a sua equipe engajada em prol de resultados 1. Promova a formação de laços colaborativos 2. Realize competições (saudáveis) no ambiente de trabalho Mais do que Gestão de Projetos, um pacote de trabalho on-line completo 3. Implemente um software pensado para apoiar e engajar os funcionários 4. Use frases inspiradoras no chat em grupo ou ao fim de reuniões 5. Dê preferência para check-ins frequentes na rotina dos colaboradores – mas não os microgerencie 6. Promova festas virtuais e reúna o pessoal para descontrair, interagir e se aproximar 7. Eleja o funcionário do mês para reconhecer os membros da sua equipe 8. Foque nas atividades de team building virtualmente Mais do que Gestão de Projetos, um pacote de trabalho on-line completo
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura
O que é copywriting e como aplicar no seu negócio
O que é copywriting e como aplicar no seu negócio
10 min de leitura