6 dicas para alinhar marketing e vendas

5 min de leitura
Ariane Jaeger
10 de maio de 2021
Última atualização: 12 de maio de 2021
6 dicas para alinhar marketing e vendas

O alinhamento entre o marketing e vendas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio a longo prazo. Uma vez que o seu negócio está apenas começando, problemas de alinhamento entre marketing e vendas têm pouco impacto na estabilidade do mesmo.

Contudo, se o seu negócio está crescendo, você não pode ignorar o alinhamento entre o marketing e as vendas. Entre as principais causas da estagnação ou mesmo redução de receita está o desalinhamento e a falta de uma estratégia adequada.

Por isso, nós decidimos escrever um conteúdo especial para aqueles que têm dificuldade para alinhar essas duas partes tão importantes de um negócio. Separamos 6 dicas para alinhar marketing e vendas. Então, continue lendo para saber os detalhes.

Qual a diferença entre marketing e vendas?

Antes de mais nada, é importante abordar a diferença entre marketing e vendas. Afinal, um dos primeiros obstáculos na hora de elaborar uma estratégia é o entendimento de ambos os conceitos.

Apesar de ambos trabalharem em conjunto, vendas e marketing têm papéis diferentes. O marketing tem como objetivo principal informar, bem como capturar leads e fazer prospecções para a sua empresa.

Por outro lado, o setor de vendas trabalha diretamente com esses leads gerados. Ou seja, eles reforçam o que já foi feito pelo marketing. Sendo assim, mostram que o produto ou serviço que a sua empresa oferece realmente tem valor para os contatos, convertendo-os em eventuais clientes.

O que significa alinhar marketing e vendas?

O alinhamento entre os dois departamentos refere-se que ambos colaboram de forma harmônica.

Ainda que ambos sejam diferentes, eles trabalham em prol de um objetivo comum. Em outras palavras, atrair mais leads e convertê-los em clientes que geram receita para a empresa.

Afinal, o objetivo final de qualquer empresa é gerar receita e, por consequência, lucro. Muitos não sabem, mas o desalinhamento entre marketing e vendas é uma das principais razões pelas quais as estratégias aplicadas pelas empresas não encontram os resultados esperados.


Como alinhar marketing e vendas?

Com a finalidade de ajudá-lo a alinhar ambos os departamentos na sua empresa, nós selecionamos algumas dicas e passos. Dessa forma, você pode analisá-los e aplicar os que forem cabíveis na sua própria estratégia.

Então, confira abaixo nossas 6 dicas para alinhar marketing e vendas:

1. Mantenha o marketing e as vendas unidos

A princípio, essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas vamos explicar melhor. A união entre os departamentos não significa ter apenas um departamento para ambas as atividades, mas colocá-las para trabalhar juntas no planejamento.

Em outras palavras, ambos os times de marketing e de vendas devem colaborar quase como se fossem um só.

Apesar de que ambos os times são teoricamente independentes, o objetivo em comum não pode ser ignorado. Então, um planejamento onde ambas as partes estão bem informadas sobre o que cada equipe deve fazer é indispensável.

2. Defina uma persona em comum

Ao passo que ambos os times precisam elaborar uma estratégia para atingir os seus objetivos, concordar em uma persona é essencial. Apesar de ser uma dica simples que provavelmente você já conhece, ela faz total diferença.

Por mais raro que possa parecer, a falta de consenso de quem é a persona alvo pelos times de vendas e marketing é um problema comum. Isto é, muitas vezes ambos planejam suas estratégias com alvos diferentes, o que certamente leva a um desalinhamento.

Quando as equipes estão desalinhadas, pode acontecer da equipe de marketing criar campanhas cujo alvo é uma persona e a equipe de vendas estar em busca de converter outra persona que lhes parece mais interessante.

3. Priorize pela consistência entre vendas e marketing

Um dos principais problemas de comunicação que podem acontecer entre ambas as equipes é a falta de padronização. Ou seja, em uma campanha o time de marketing pode se referir a um produto ou serviço diferentemente do time de vendas.

A linguagem usada por ambos os times deve ser padronizada e seguir justamente a identidade da empresa. Uma linguagem ou identidade visual desalinhada pode causar confusão nos clientes, sobretudo nos leads que ainda não foram convertidos.

Uma das coisas que você não quer é justamente dar aos seus eventuais clientes uma impressão de desorganização. Afinal, a falta de alinhamento pode impactar diretamente na visão que eles têm do seus produtos, serviços e principalmente do seu negócio.


4. Unifique os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho de ambos os times são importantes na hora de analisar os resultados obtidos. Contudo, a maioria das empresas utilizam indicadores totalmente diferentes para analisar os resultados de marketing e vendas.

Em outras palavras, a equipe de vendas tende a ser analisada pela quantidade de vendas, contratos, retenção ou mesmo upselling. Por outro lado, a equipe de marketing é analisada com base nos leads gerados, na qualidade deles e na consciência de marca.

Aliás, para analisar os resultados, uma ferramenta poderosa como o Bitrix24, pode ser justamente o que você precisa. Afinal, ele oferece ferramentas para captura, classificação e conversão de leads, bem como funil de vendas e relatórios detalhados.

5. Centralize os canais de comunicação

A comunicação é indispensável para tudo na vida, sobretudo para alinhar marketing e vendas. Uma ferramenta que possibilita diversos canais de comunicação de forma centralizada como um CRM é a solução ideal.

Para ajudar ambos os times a se comunicarem melhor, você pode usar o Bitrix24 para criar chats em grupo, planejar reuniões e videoconferências, bem como ter uma rede social privada.

6. Os líderes devem dar o exemplo

Por fim, para alinhar marketing e vendas, os líderes de cada time têm papel fundamental. Ou seja, quando os líderes se esforçam para estarem alinhados e elaborar objetivos em comum, os membros de ambas as equipes notarão.

Por isso, é importante que principalmente os líderes de cada time também participem das reuniões do outro. Dessa forma, eles podem absorver o assunto da reunião e repassá-lo para o seu próprio time.

Vale a pena ressaltar que as nossas dicas são apenas sugestões. Dessa forma, você pode aplicar apenas as que são cabíveis e fazem sentido para atingir o alinhamento entre marketing e vendas do seu próprio negócio.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Cloud Contact Center: 7 Benefícios Impactantes do Software na Nuvem
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Qual a diferença entre marketing e vendas? O que significa alinhar marketing e vendas? Como alinhar marketing e vendas? 1. Mantenha o marketing e as vendas unidos 2. Defina uma persona em comum 3. Priorize pela consistência entre vendas e marketing 4. Unifique os indicadores de desempenho 5. Centralize os canais de comunicação 6. Os líderes devem dar o exemplo
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
Como cultivar relacionamentos com os clientes on-line? 7 dicas profissionais
10 min de leitura