6 atividades de construção de equipes em pequenos grupos para depois das férias

6 min de leitura
Ariane Jaeger
9 de novembro de 2021
Última atualização: 11 de novembro de 2021
6 atividades de construção de equipes em pequenos grupos para depois das férias

Há quem pense que brincadeiras e jogos são apenas coisas de criança. Mas a verdade é que dinâmicas corporativas podem trazer muitos benefícios para a rotina laboral. Se você está buscando ideias de consolidação de equipe ou team building, veio ao lugar ideal!

Neste artigo, encontre inspirações e atividades de construção de equipes para manter o time bem integrado no retorno das férias. Pronto para promover diversão e integração entre a sua equipe? Vamos lá!

Antes de tudo: o que é consolidação de equipe?

Dentre as estratégias capazes de fortalecer o espírito de equipe e gerar integração no ambiente de trabalho, encontramos o team building. Em português, o conceito é conhecido como “consolidação de equipe” ou “construção de equipe”.

Basicamente, o team building está relacionado com a realização de atividades de construção de equipes – todas com caráter interativo e lúdico. Embora tenha vários benefícios, os seus principais objetivos são trabalhar como um só e estimular para que os colaboradores estejam motivados a atingir pontos em comum. 

Por que realizar exercícios de construção de equipes no retorno do trabalho após as férias?

Eventos e jogos de construção de equipes podem agregar inúmeros benefícios, como:

·       Ampliação do nível de motivação dos funcionários

·       Maior interação entre o time de trabalho

·       Melhora dos processos comunicativos

·       Aumento dos índices de produtividade

·       Criação de uma cultura organizacional positiva

·       Incentivo para a criatividade e desenvolvimento de habilidades

·       Redução do turnover por gerar maior engajamento entre funcionários

·       Desenvolvimento de equipes de alta performance

Ideias de team building para aplicar com pequenos grupos

Com tantas vantagens envolvidas em dinâmicas em equipe, pode ser uma boa ideia colocá-las em prática com o seu time. Confira exercícios de construção de equipes para o trabalho e alavanque os seus resultados no retorno das férias!


1. Caça ao tesouro

Quase todas as crianças já se aventuraram em uma caça ao tesouro. Então, por que não aplicar essa dinâmica tão clássica e divertida dentre as ideias de consolidação de equipe?

A realização é muito simples! Esconda uma recompensa em algum local do espaço físico da empresa. Peça para que os colaboradores se dividam em duplas. Se for uma equipe maior, o ideal é trabalhar com pequenos grupos. Crie uma lista com dicas para encontrar o “tesouro escondido”.

O fato de o encontro ser um prêmio real deixará os participantes ainda mais curiosos e envolvidos. Por isso, aproveite toda essa interatividade para reduzir os níveis de estresse e fortalecer ainda mais o relacionamento entre a equipe de trabalho.

 

2. Duas verdades e uma mentira

Uma forma de aproximar membros de uma equipe, estimular a comunicação e fazê-los se conhecerem melhor é brincar de “duas verdades e uma mentira”.

Aqui, você pedirá para que cada membro conte ao time três histórias pessoais. Duas delas serão verdadeiras e uma não. Mas, é preciso que o contador de histórias seja condizente e faça com que os colegas não desconfiem da sua mentira. Após a roda de histórias, o grupo irá votar naquelas que acreditam não serem reais.

Embora pareça extremamente simples, “duas verdades e uma mentira” é uma das ideias de consolidação de equipe que pode somar ótimos resultados. É só colocar em prática!

 

3. Campo minado

Diante das ideias de consolidação de equipe, a brincadeira do “campo minado” é excelente para estimular a comunicação, liderança e confiança entre membros de um time. Apesar da brincadeira não exigir grandes preparativos ou estrutura, você precisará direcionar o grupo para um lugar aberto. Até mesmo o estacionamento da empresa é válido! 

Antes de tudo, divida a equipe de trabalho em pares. No espaço escolhido, espalhe objetos como bolas e garrafas – que funcionarão como as suas minas fictícias! Um dos membros da dupla deverá ter os seus olhos vendados e o outro irá atuar como líder, dando instruções e o direcionando para onde deve seguir. O objetivo é atravessar para o outro lado sem pisar nos obstáculos. Quanto maior for a criatividade dos organizadores criando rotas difíceis e específicas, mais divertida ficará a dinâmica para o time!

 

4. Escape Room

Bastante famoso em títulos de cinema e atividades familiares, o Escape Room é uma das ideias de consolidação de equipe que podem ser exploradas no ambiente de trabalho.

O seu objetivo é fazer com que os membros do time escapem de uma sala durante um tempo pré-determinado. Para isso, eles precisarão desvendar enigmas, trabalhar em equipe e criar estratégias para atingirem um único objetivo. É uma atividade rica em lógica e interação, que pode ser amplamente útil como treinamento corporativo.

 

5. Jogo com perguntas e respostas personalizadas

Que tal simular um reality show de verdade no seu ambiente de trabalho? E o melhor de tudo: garantindo resultados reais para a equipe? Uma das atividades que podem ser feitas em pequenas equipes no escritório é criar uma lista com perguntas e respostas sobre o tema que desejar. Pode ser até sobre o nicho de atuação da empresa ou a própria companhia!

Em seguida, os colaboradores atribuem pontos para cada resposta certa. À medida que os funcionários vão acertando as respostas, vão ganhando os pontos apostados. O contrário também é verdade: se errarem, vão perdendo aquilo que foi conquistado. No final, ganha aquele que tiver atingido o maior número de pontos.

Incentivar a equipe com um prêmio real também pode ser uma ótima maneira de engajar! 

 

6. Torre de papel

Que tal fortalecer o espírito em equipe com o jogo torre de papel? O interessante é que, além de toda a interação, até quesitos como gestão de recursos, resolução de conflitos e inovação são estimulados!

Para essa brincadeira de consolidação de equipe, você precisará de folhas de papel sulfite, bolinhas de isopor e fita crepe. Os pequenos grupos ou duplas terão cinco minutos para construir uma torre de papel e fita crepe com os materiais fornecidos. 

Ganha quem conseguir construir a maior torre. Mas não apenas isso: ela deve ser capaz de suportar a bolinha de isopor no topo, por pelo menos 30 segundos. Para chegar ao vencedor final, a competição pode ser organizada em rodadas. Da maneira que o time organizador preferir! 

Seja qual for a atividade escolhida dentre as ideias que trouxemos, certamente, sua equipe irá reacender o senso colaborativo!

Alie ideias de construção de equipes a um bom sistema colaborativo

Após um longo feriado ou férias corporativas, o time pode voltar ao escritório desconectado. Então, que tal explorar ideias de consolidação de equipe e deixá-lo novamente unido? A vantagem é que tais dinâmicas são um sucesso o ano todo – e o ideal é que elas estejam sendo periodicamente realizadas.

Para maximizar todos os resultados obtidos e manter os benefícios vivos no dia a dia da equipe, o recomendado é trabalhar em conjunto com uma plataforma colaborativa. Explore o Bitrix24 como sistema de colaboração e atinja o máximo com o seu time.

A interface inclui ferramentas de comunicação em tempo real, gerenciamento de tarefas coletivas, calendários compartilhados e até rede social corporativa. Experimente a assinatura grátis e surpreenda-se com tudo que ele pode fazer no seu ambiente corporativo!

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Antes de tudo: o que é consolidação de equipe? Por que realizar exercícios de construção de equipes no retorno do trabalho após as férias? Ideias de team building para aplicar com pequenos grupos 1. Caça ao tesouro 2. Duas verdades e uma mentira 3. Campo minado 4. Escape Room 5. Jogo com perguntas e respostas personalizadas 6. Torre de papel Alie ideias de construção de equipes a um bom sistema colaborativo
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura