Cadastrar

Ferramentas de colaboração on-line: as melhores funcionalidades do Bitrix24 para equipes remotas

Ariane Jaeger
19 de julho de 2021
Última atualização: 19 de julho de 2021
As ferramentas de colaboração on-line estão em alta e cada dia fazem parte da rotina de mais equipes de trabalho. Desde o gerenciamento de projetos e tarefas até a comunicação diária, o Bitrix24 oferece diversas ferramentas de colaboração.

Neste artigo, vamos abordar com mais detalhes as principais funcionalidades e ferramentas de colaboração do Bitrix24 para equipes de trabalho remotas.

O que são ferramentas de colaboração?

Como o próprio nome deixa claro, as ferramentas de colaboração são projetadas com o objetivo principal de facilitar a colaboração entre pessoas de uma organização. Ou seja, ela oferece infraestrutura para que duas ou mais pessoas trabalhem em equipe.

Existem ferramentas de colaboração não tecnológicas e que existem há muito tempo como quadros brancos, post-its, mapas mentais etc. Por outro lado, existem ferramentas como o Bitrix24 que usam a tecnologia para facilitar a colaboração em equipe.

As melhores ferramentas de colaboração para equipes remotas

A princípio, o Bitrix24 é um software de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) completo. Contudo, além de facilitar todos os aspectos da gestão de clientes, ele também ajuda diretamente com a gestão interna das empresas com diversas funcionalidades de colaboração.

Então, confira abaixo alguns dos principais recursos para o trabalho colaborativo na web:

1. Gerenciador de projetos e tarefas

A gestão de projetos e tarefas faz parte das ferramentas de colaboração do Bitrix24. Com essa ferramenta, os gestores de projetos podem planejar, criar e executar projetos de forma intuitiva e eficiente.

Além disso, é possível criar tarefas e subtarefas, delegá-las a membros da equipe de trabalho, definir prazos de conclusão e controlar todos os aspectos da execução. Isto é, desde o tempo gasto para a finalização de uma tarefa até criar relações de dependência e hierarquia entre as tarefas.

Por fim, os usuários têm a possibilidade de alterar o layout de visualização das tarefas para aumentar a produtividade. Por exemplo, você pode ver uma lista de tarefas simples, diagramas de Gantt e visualização Kanban.

2. Bate-papo individual e em grupo



A comunicação é sem dúvidas o aspecto mais importante da colaboração em equipe.  Seja em uma equipe de trabalho que se comunica pessoalmente ou remotamente, é essencial manter uma comunicação constante.

Por isso, o Bitrix24 oferece um conjunto de softwares colaborativos para facilitar a comunicação. Dessa forma, os usuários podem criar grupos de bate-papo para discutir projetos ou tarefas específicas, bem como conversar individualmente.

O chat permite envio de mensagens de texto e voz, documentos, imagens e vídeos. Para complementar, ela ainda oferece videoconferências e chamadas de áudio gratuitas para facilitar o trabalho colaborativo na web.

3. Calendários compartilhados

Os calendários compartilhados são ferramentas de colaboração on-line que permitem organizar eventos e atividades diárias, semanais, mensais e anuais. Ou seja, os membros da equipe podem consultar o calendário para ficar por dentro dos acontecimentos.

Com o Bitrix24, os gestores de equipe podem planejar eventos, convidar todos os participantes em massa e definir lembretes. Por outro lado, os convidados têm a opção de confirmar a presença ou negar a sua participação.

Além disso, existe a possibilidade da utilização de múltiplos calendários para cada departamento da empresa, bem como um geral para todos. Com um calendário compartilhado, todos ficam bem informados sobre o que está por vir.

4. Armazenamento on-line com gestão de documentos

A gestão de documentos em nuvem é indispensável para equipes de trabalho remoto. Um serviço de armazenamento on-line permite que cada usuário salve os seus arquivos de forma segura e prática na nuvem para que outros usuários possam acessá-lo.

Nesse sentido, o Bitrix24 oferece um sistema de gerenciamento de documentos on-line na sua versão gratuita. A gestão de arquivos é intuitiva e conta com backups diários, controle de versões e configurações avançadas de permissão de leitura e escrita para cada usuário.

Além disso, o Bitrix24 Drive contém ferramentas de colaboração em rede simultânea. Isto é, ele permite que dois ou mais membros da equipe trabalhem  em documento ao mesmo tempo, alcançando o máximo da produtividade.

5. Sistema de gestão de recursos humanos



A gestão de recursos humanos faz parte de qualquer empresa e quanto maior a quantidade de funcionários, mais complexo se torna o gerenciamento. Por isso, uma ferramenta centralizada para a organização dos colaboradores é mais que útil.

Por isso, o Bitrix24 fornece um diretório centralizado de funcionários que classifica todos em diversas categorias. Ou seja, além de informações básicas como nome, idade, função, há a possibilidade de contato direto via chat, videoconferência ou chamada,

Além disso, é possível adicionar habilidades e interesses especiais para cada colaborador em forma de tags. Então, na hora de encontrar alguém para desempenhar uma tarefa específica, torna-se muito mais fácil encontrar a pessoa ideal para a tarefa.

6. Rede social corporativa

Uma rede social corporativa é uma solução moderna para uma comunicação flexível, rápida e objetiva entre os funcionários de uma empresa. Ao usar uma rede social interna, as empresas otimizam o tempo gasto na busca de informações dos colaboradores.

Além disso, ela facilita a interação entre os diferentes departamentos de uma empresa, como por exemplo Marketing e Vendas. A longo prazo, a implementação de uma rede social corporativa promove relações mais harmoniosas entre os colaboradores, sobretudo de forma remota.

Por isso, o Bitrix24 oferece uma rede social privada com todos os recursos úteis para as empresas como fluxos de atividades, chats individuais, grupos de trabalho, comentários, videoconferências, discussões e mais.

7. Aplicativos para Android, iOS, Windows e MacOs

Por fim, algo que não pode faltar em ferramentas de colaboração é a compatibilidade com múltiplos dispositivos e sistemas. Afinal, já foi-se o tempo em que todos trabalhavam exclusivamente no desktop.

Com uma rotina de trabalho cada vez mais dinâmica, os smartphones e tablets se tornaram ferramentas comuns. Nesse sentido, as ferramentas de colaboração on-line do Bitrix24 estão disponíveis nos principais sistemas e dispositivos.

Além de funcionar através do navegador, ele possui programas nativos para Windows e MacOS. Já nas plataformas móveis, você pode baixar o aplicativo do Bitrix24 direto da Google Play Store para Android ou do iTunes da Apple para o iOS.
Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
7 Dicas Essenciais de Controle de Despesas para Pequenas Empresas
10 Habilidades de Negociação Essenciais para Fechar Acordos com Confiança
3 maneiras de gerenciar equipes distribuídas em fusos horários
Como executar uma sessão de brainstorming eficaz
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.