Como executar uma sessão de brainstorming eficaz

10 min de leitura
Ariane Jaeger
6 de maio de 2022
Última atualização: 12 de maio de 2022
Como executar uma sessão de brainstorming eficaz
O brainstorming é uma técnica que auxilia na resolução de problemas através da famosa “tempestade de ideias”. E, de fato, por meio de um planejamento cauteloso e de uma execução eficaz, as equipes podem gerar ideias incríveis a partir de uma sessão de brainstorming.

Para entender mais sobre a técnica de geração de ideias, soluções e insights e saber como aplicá-la em seu grupo de trabalho, acompanhe a leitura do artigo no decorrer dos tópicos abaixo!


Perguntas frequentes


O que é o brainstorming?

O brainstorming é uma técnica utilizada para estimular o surgimento de soluções e ideias criativas envolvendo um determinado problema. No português, uma sessão de brainstorming pode ser traduzida como “tempestade de ideias” – sendo explorada através de uma reunião cheia de insights valiosos.

Qual é o objetivo do brainstorming?

O principal objetivo do brainstorming é gerar um grande volume de novas ideias, visando a solução de um problema específico. O processo é focado não apenas na quantidade, mas também na ausência de julgamentos para combinar as ideias de diferentes membros do time.

Quais são as 4 regras do brainstorming?

As quatro regras básicas do brainstorming são:
1. Obter o máximo de insights possíveis a partir de uma sessão de brainstorming;
2. Não criticar as ideias alheias;
3. Deixar a criatividade fluir e expor a sua concepção sem pensar em julgamentos;
4. Atuar com o aperfeiçoamento e a combinação de ideias inicialmente obtidas.

Como estruturar uma sessão de brainstorming?

Estruture uma sessão de brainstorming a partir dos passos seguintes:
1. Estabeleça um tema;
2. Defina um limite de tempo máximo para a execução;
3. Atue a partir de um facilitador;
4. Reúna um grupo heterogêneo;
5. Mantenha o registro das ideias geradas e discutidas (em tempo real).

Quais são as 5 técnicas para explorar o pensamento criativo?

Para explorar o pensamento criativo, aplique as técnicas abaixo:
- Brainstorming de ideias;
- Role play (simulação de um evento real);
- Reformulação do problema;
- Mind Map;
- Design Thinking.



Brainstorming: conceito e benefícios

Nas empresas modernas, muito se ouve falar sobre o brainstorming – mas nem todos os gestores ou empreendedores compreendem o significado deste termo. Basicamente, o brainstorming é uma técnica que estimula o surgimento de ideias, sendo abordada a partir de uma discussão em grupo que instiga as contribuições espontâneas.

Em português, tal conceito pode ser traduzido como “tempestade de ideias” e serve como um grande aliado ao pensar sobre algumas soluções criativas para a resolução de problemas. O objetivo principal do encontro, claro, é gerar o maior volume possível de novas ideias. 

No entanto, é preciso realizar um acompanhamento após a sessão de brainstorming para garantir que os devidos resultados sejam explorados – chegando ao plano de ação ideal.

Como uma sessão de brainstorming pode ser vantajosa para um grupo?

Mas o brainstorming é vantajoso apenas por gerar um grande número de ideias? Claro que não! Quando realizada de forma dinâmica e eficaz, uma sessão de brainstorming não só promove uma “tempestade de ideias” em termos de volume. Ela também:

· Auxilia no processo de resolução de problemas;

· Ajuda a gerar insights e ideias em um curto período de tempo;

· Aumenta o senso de aprovação e minimiza o preconceito sobre diferentes opiniões;

· Estimula a colaboração e a comunicação;

· Aumenta a interatividade e o senso de equipe.

Para que o processo seja dotado de tais benefícios, a principal regra do brainstorming deve ser seguida: a de não realizar críticas ou julgamentos sobre os distintos pontos de vista.  


Quais são os passos cruciais antes de agendar uma reunião de brainstorming?

O sucesso de uma sessão de ideação focada no brainstorming inicia muito antes da finalização do encontro. Afinal, quem organiza a reunião deve se preocupar com uma série de pormenores para garantir que tudo saia conforme o planejado – ou que, pelo menos, gere os melhores resultados possíveis.

Foque nos seguintes passos durante o planejamento de uma sessão de brainstorming:

1. Antes de tudo, certifique-se de que a melhor opção é uma sessão de brainstorming – tudo dependerá da fase do seu projeto;

2. Defina o problema, o tema e o objetivo da sua reunião;

3. Estabeleça o local e o horário de realização – trabalhando com uma agenda bem definida;

4. Convide as pessoas certas (como os especialistas e os envolvidos no projeto);

5. Tenha um facilitador experiente para comandar o encontro (alguém com experiência em brainstorming);

6. Conclua o planejamento se preparando para a reunião (em termos de estruturação).

O interessante é que, ao convidar os participantes para uma reunião de brainstorming, eles sejam estimulados a pensar individualmente sobre o problema antes do encontro. Assim, sem dúvidas, haverá um melhor proveito da sessão em grupo e uma maior probabilidade de que as ideias inovadoras sejam geradas e discutidas.


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!



Saiba como realizar uma sessão de brainstorming que entrega resultados

Todo o brainstorming pode ser positivo para um grupo de trabalho. Mas, obviamente, para gerar os resultados desejados, ele deve ser bem pensado e executado. A seguir, confira alguns passos e dicas para conduzir uma reunião de brainstorming exímia! 

1. Dê as informações básicas aos participantes

Parte de como executar uma sessão de brainstorming eficaz está na informação e na orientação. Logo no início do encontro, certifique-se de que o grupo todo entenda como acontecerá a sessão e organize todo o cenário pensando em tópicos como os citados abaixo:

· Descreva o processo de brainstorming, exponha os objetivos da reunião e fale sobre as expectativas em torno das atividades que estão sendo executadas;

· Informe sobre os horários de pausa (ou de início e de término), sobre a disponibilidade de café, a localização dos banheiros e as condutas quanto ao uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos;

· Diga onde cada participante deve se sentar – sobretudo se a sua dinâmica focar em misturar os indivíduos de diferentes funções e grupos de trabalho;

· Apresente o facilitador da reunião e explique aos participantes qual é o seu papel;

· Cite as quatro principais regras do processo de brainstorming, bem como as outras práticas que podem ser adotadas durante a sua sessão de ideação;

· Nomeie um profissional para documentar todo o processo – de preferência, em soluções on-line ágeis, como o Bitrix24. E também não esqueça de realizar uma gravação (em vídeo ou em áudio) para não deixar passar nenhum detalhe. 

2. Comece o processo de geração de ideias

Tendo a reunião bem definida a partir de metas e regras, chegou a hora de iniciar! Para deixar a criatividade fluir e permitir que todos se soltem, é interessante começar com alguma dinâmica ou atividade como “quebra-gelo”.

Assim que os membros do grupo estiverem se sentindo mais incluídos e não tão envergonhados, comece a sessão de brainstorming com uma pergunta básica (de baixo risco) que instigue a participação de todos – sem que haja aquele medo de responder errado e ser julgado.

Reafirme uma das regras primordiais do brainstorming, de que “todas as ideias têm o seu valor” e deixe que o facilitador assuma o resto do encontro – seguindo a programação previamente elaborada.

3. Esteja atento aos problemas e fique pronto para um redirecionamento rápido

Durante o processo de brainstorming, diversos problemas podem surgir e comprometer o seu trabalho. Por isso, o facilitador deve estar pronto para identificá-los e contorná-los imediatamente – para que eles não atrapalhem todo o cenário.

Que tal conferir alguns exemplos?

· Se perceber que as ideias estão se tornando repetitivas ou que o grupo já não tem inspiração, tente uma pausa e dê a eles um pouco de tempo para pensar e respirar;

· Cuide para que o excesso de soluções criativas (e até extremistas) não comprometa o seu fluxo de ideias. Tente prover o equilíbrio: nem muito criativo nem insuficiente demais;

· Caso note que a conversa está perdendo o foco, redirecione os participantes e os oriente ao pensamento esperado;

· Um dos maiores problemas do brainstorming pode ser a dominação – com poucos indivíduos monopolizando as discussões. Por isso, caso perceba que a reunião tomou este rumo, tente aplicar alguma técnica de rodízio e mude a sua abordagem;

· O tédio não contribui em nada para o processo de brainstorming. Se perceber que ele afeta os participantes, tente usar técnicas diversificadas (no próprio brainstorming) e opte por durações curtas e maiores pausas para aumentar a participação da equipe.  

No geral, se perceber que há a falta de foco, a dificuldade em se concentrar apenas nos pontos principais e o desinteresse, aja prontamente para resolver tais problemas. Quanto antes os desafios forem superados, maiores as chances de tal brainstorming finalizar de forma satisfatória – e não o contrário. 

4. Selecione as melhores ideias (em grupo)

O objetivo primordial do brainstorming é gerar um grande volume de ideias relacionadas com aquele problema que você precisa resolver. No entanto, logicamente, ainda que todo o ponto de vista precise ser respeitado, não é tudo que será plenamente útil e aplicável.

Portanto, assim que a primeira etapa do brainstorming finalizar, é preciso classificar as melhores ideias, como em uma escala de “bom, ótimo ou excelente”. Lembre-se que nada pode ser julgado e considerado ruim – é uma das regras primordiais do processo!

O interessante, ainda, é que a própria equipe e os seus integrantes consigam discutir e segmentar as ideias – e não apenas o gerente ou o facilitador. Portanto, divida o time em pequenos grupos e peça para que os participantes iniciem a classificação!

Depois disso, o gerente pode classificar pessoalmente as ideias e comentar sobre as suas decisões. Em seguida, o grupo pode compartilhar a sua lista de ideias (preferencialmente on-line) e deixá-la pronta para receber comentários e sugestões nos dias seguintes. Afinal, quem sabe uma ideia complementar não surge com um pouco mais de tempo? Vale a pena colocar em prática!

5. Planeje as próximas ações antes de seguir para a implementação

Deu tudo certo com o brainstorming? As ideias foram geradas, discutidas e classificadas? Agora, chegou a hora de seguir para os próximos passos e promover o acompanhamento após a sessão de brainstorming. 

O ideal, neste momento, é que o gestor estabeleça alguns pequenos grupos, como uma força-tarefa, para pensar sobre os problemas que podem surgir e toda a logística envolvida com tais ideias.

Aqui, vale o lembrete de que a equipe ideal deve ser formada tanto por profissionais especialistas no assunto quanto por colaboradores que atuarão diretamente com o projeto estipulado. Portanto, certifique-se de escolher os integrantes perfeitos pensando no caso!

O segredo para transformar as ideias em ações efetivas estará em um planejamento fiel que inclua os objetivos, as metas e os marcos (de forma clara). Portanto, iniciem o processo criando uma linha do tempo com tais elementos.

Faça questão de tornar o processo eficiente aplicando metodologias como a SMART, por exemplo, na hora de definir as metas. Assim, o time garante que elas serão específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Permitindo, de fato, que os insights ganhem vida, saindo do papel!


E se o brainstorming precisar ser feito virtualmente?

Com a expansão do trabalho remoto, nem todas as equipes podem se reunir presencialmente para alavancar o seu potencial criativo a partir de um brainstorming. Mas nem por isso elas devem perder a oportunidade de executar tal sessão on-line e atingir grandes resultados.

Portanto, conte com a ajuda do Bitrix24 para realizar o planejamento de uma sessão de brainstorming e, no decorrer do processo, documentar todas as ideias geradas. Além de contribuir para o desenvolvimento da sessão, a plataforma inclui até ferramentas de comunicação para comandar as videochamadas em tempo real, com a máxima qualidade. Explore hoje mesmo e surpreenda-se!


Conclusão

Comandar um brainstorming não é um processo complexo (muito menos impossível), mas é fato que é preciso ter habilidades e conhecimento para direcionar uma sessão de forma adequada.

Através dos passos e das dicas mencionadas neste artigo, esperamos que você esteja pronto(a) para planejar um brainstorming e executar a sessão em grupo, aproveitando todos os seus benefícios.

Para ter sucesso ao fim do processo, desfrutando dos insights obtidos ao máximo, reúna-se com os membros mais relevantes para o projeto e defina os objetivos, as metas e os marcos de forma clara. Criar um cronograma e garantir que ele seja cumprido ao longo do tempo é o que fará que as ideias solucionem os seus problemas e gerem os efeitos desejados (ou até os superem).


Mais do que um sistema de gestão de projetos, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios 

EXPERIMENTE AGORA!



Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
Índice
Perguntas frequentes O que é o brainstorming? Qual é o objetivo do brainstorming? Quais são as 4 regras do brainstorming? Como estruturar uma sessão de brainstorming? Quais são as 5 técnicas para explorar o pensamento criativo? Brainstorming: conceito e benefícios Como uma sessão de brainstorming pode ser vantajosa para um grupo? Quais são os passos cruciais antes de agendar uma reunião de brainstorming? Saiba como realizar uma sessão de brainstorming que entrega resultados 1. Dê as informações básicas aos participantes 2. Comece o processo de geração de ideias 3. Esteja atento aos problemas e fique pronto para um redirecionamento rápido 4. Selecione as melhores ideias (em grupo) 5. Planeje as próximas ações antes de seguir para a implementação E se o brainstorming precisar ser feito virtualmente? Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
Como utilizar o CRM para acelerar o crescimento das minhas vendas e marketing?
9 min de leitura