Como construir uma cultura empresarial de sucesso: 10 dicas para líderes e fundadores

10 min de leitura
Ariane Jaeger
20 de maio de 2022
Última atualização: 15 de junho de 2022
Como construir uma cultura empresarial de sucesso: 10 dicas para líderes e fundadores

A cultura organizacional tem a ver com a maneira com que as coisas são feitas dentro de uma empresa. O que reflete, mesmo que de forma indireta, em suas relações internas (entre os próprios funcionários) e externas (envolvendo até o cliente final).

Neste artigo, saiba qual é a importância de uma cultura empresarial de sucesso e como garanti-la – quer você seja uma pequena empresa ou uma grande corporação. Prontos para acompanhar?

Perguntas frequentes


O que é uma boa cultura empresarial?

Há uma boa cultura empresarial quando se nota/existem:
· Envolvimento no local de trabalho (com senso de comunidade);
· Maior índice de retenção de funcionários;
· Transparência na comunicação e nas atividades;
· Oportunidades de crescimento contínuo;
· Valores e propósitos bastante claros;
· Conforto, diversidade e aconchego no ambiente laboral;
· Líderes honestos e acessíveis.

Quais são os 4 tipos de cultura empresarial?

Os quatro tipos de cultura empresarial são:
· Cultura de pessoas: possui como ponto-chave os colaboradores;
· Cultura de tarefas: baseada na resolução de problemas a partir da execução de tarefas;
· Cultura de papéis: direcionada ao desempenho e ao papel de cada colaborador;
· Cultura de poder: com foco nos resultados e na liderança única.

Como manter a cultura da empresa?

Para manter a cultura da empresa, deve-se:
· Construir uma cultura empresarial de sucesso resiliente e pautada em seus valores únicos;
· Estar pronto para as adaptações, atuando de forma flexível;
· Reforçá-la, frequentemente, perante os colaboradores;
· Garantir o acompanhamento constante para possíveis melhorias.

Por que a cultura empresarial é tão importante para o sucesso do negócio?

A cultura empresarial é tão importante porque ela reflete a maneira com que as coisas são feitas dentro daquela companhia. Mesmo que indiretamente, uma cultura empresarial de sucesso traz um maior retorno financeiro, contribui para a retenção e inovação de talentos e alavanca a experiência de atendimento ao cliente.


O que é a cultura empresarial?

Também chamada de cultura organizacional, a cultura empresarial envolve o conjunto de valores, atitudes, crenças e comportamentos seguidos pelos funcionários de uma organização (bem como os seus líderes) durante a rotina de trabalho. Representando, assim, "como" as coisas são feitas naquele ambiente e a experiência promovida aos indivíduos que interagem com ele.

Mesmo que indiretamente, a cultura adotada acaba refletindo em todas as vertentes da empresa: interferindo desde a maneira com que os funcionários interagem entre si (como colegas) até nas relações estabelecidas com os clientes.

Por que ter uma cultura empresarial de sucesso é tão importante?

Por afetar o desempenho corporativo – tanto no meio interno quanto externamente, torna-se quase que essencial (em meio a um mercado tão competitivo) estabelecer uma cultura empresarial de sucesso.

Através dos principais benefícios, citados a seguir, confira a importância da cultura corporativa no sucesso da empresa:

  • Maior retenção de talentos: empresas que mudaram a sua cultura com sucesso e passaram a atuar de forma igualitária, recompensadora e inclusiva sentiram uma redução drástica em suas taxas de rotatividade. Em paralelo, elas notaram um maior envolvimento no local de trabalho, criando um verdadeiro senso de comunidade;

  • Melhor atendimento ao cliente: quanto melhor é o ambiente de trabalho para os próprios funcionários, melhor tende a ser a experiência repassada aos clientes. Portanto, uma cultura empresarial de sucesso se traduz em maiores taxas de satisfação do cliente;

  • Lucratividade: a partir de uma atuação pautada em sua própria missão, visão e valores, de forma centrada e positiva, as empresas tendem a atingir melhores resultados financeiros.

Entendeu por que a cultura empresarial é tão importante para o sucesso do negócio? Agora, acompanhe as dicas para conquistá-la deforma ideal. 

As melhores dicas para atingir uma cultura empresarial de sucesso

As empresas que mudaram a sua cultura com sucesso não obtiveram resultados positivos somente dentro do departamento de recursos humanos ou perante o relacionamento do seu time. Portanto, se você deseja ir além (assim como elas) e atingir feitos incríveis a partir de uma cultura única, siga as dicas seguintes:

1. Comece falando com os seus funcionários

Se você quer construir uma cultura organizacional de sucesso, comece a partir do básico: conversando com quem faz parte do dia a dia de trabalho. Entreviste os colaboradores e descubra quais são as características que tornam o seu local de trabalho distinto, sabendo como as coisas funcionam na prática.

Identifique o que está funcionando (ou não) no ambiente e o que deve ser mudado ou valorizado. Além disso, caso ainda não tenha feito, atente-se aos fatores que podem formar a base de valores da sua empresa, preparando-se para o ponto seguinte.

2. Defina a missão, a visão e os valores e comunique-os

São três os principais aspectos que direcionam a cultura organizacional: a missão, a visão e os valores da empresa. Portanto, para ter uma cultura empresarial de sucesso, os líderes precisam:

  • Pensar sobre o motivo pelo qual aquela organização existe (missão);

  • Vislumbrar onde se pretende chegar a longo prazo (visão);

  • Definir os pontos que permeiam todas as relações de trabalho e os comportamentos da organização (valores);

  • E, o mais importante de tudo: comunicá-los aos funcionários.

De nada adiantará, na prática, ter os valores definidos e mostrados no site ou pendurados em um quadro na parede. A partir de uma missão e de princípios claros, a empresa deve comunicá-los a toda a organização – para que tais elementos entrem para a rotina dos funcionários e dos líderes.

Imagine que a sua empresa tenha definido que a integridade e a honestidade são valores fundamentais para si, por exemplo. Mas o que isso significa na prática, afinal? Além da transparência em termos de missão, visão e valores, mostre aos funcionários quais caminhos eles devem seguir – para que todos saibam, então, como é agir com integridade e honestidade. Tenha isso em mente! 

3. Preze por líderes acessíveis

As grandes empresas, sobretudo aquelas dotadas de uma cultura empresarial de sucesso, não atuam com líderes que se comportam como chefes. Elas buscam aqueles profissionais que adotam uma postura transparente, honesta e permanecem acessíveis para atingir grandes resultados em grupo.

Quando os gestores e os líderes se colocam à disposição da equipe, de forma acessível, torna-se muito mais fácil estimular o envolvimento e fazer todos caminharem em prol de objetivos comuns. Por isso, deixe que os líderes sejam verdadeiros exemplos – e garanta que os colaboradores se sintam confortáveis para compartilharem as suas ideias com eles a fim de evoluir (e não fiquem reprimidos).


Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


4. Foque no sucesso mútuo (olhando até para o cliente)

Já pensou em melhorar a sua cultura organizacional ao se orientar para o sucesso do cliente? Diversas empresas vêm obtendo ótimos resultados ao direcionar o seu time em busca do sucesso coletivo.

A ideia primordial é que: se o cliente está feliz, todos têm a ganhar. E, ainda que indiretamente, as ações internas acabam se orientando de forma colaborativa, fazendo com que os integrantes do time atuem pautados no sucesso em conjunto.

Se você desempenha um papel de liderança, gestão ou fundação e está em busca de dicas para melhorar a cultura empresarial, é uma ótima estratégia a adotar – já que as vantagens são somadas para todos os lados!

5. Crie uma cultura positiva envolvendo lideranças e mentorias

Para desfrutar de todos os benefícios ao construir uma cultura empresarial de sucesso, é altamente indicado estimular a colaboração no ambiente de trabalho. Sem dúvidas, será muito mais agradável atuar em um local em que os colegas se apoiam e auxiliam uns aos outros em busca dos mesmos objetivos.

Portanto, ao pensar sobre a cultura da sua empresa, instigue os funcionários a se sentirem à vontade para colaborar entre si – independente do nível hierárquico que haja dentro da empresa, e foque em ações de mentoria e encontros periódicos, incluindo até brainstormings. Será algo extremamente positivo!

6. Priorize o desenvolvimento individual

Quando os empregados se sentem desmotivados e com falta de engajamento no trabalho, é óbvio que a empresa não atingirá os melhores resultados. A longo prazo, inclusive, este comportamento pode levar à perda de incríveis talentos (ou mesmo de oportunidades), sendo altamente prejudicial para a companhia como um todo.

Uma saída que auxilia dentro deste cenário e que também favorece uma boa cultura empresarial é focar no desenvolvimento de cada profissional de forma individual. Questione-se sobre o seguinte: 

  • Você vem promovendo aos seus colaboradores oportunidades de crescimento contínuo? 

  • Os funcionários são estimulados para aprenderem sempre? 

  • Eles interagem em um ambiente que promove a troca de conhecimentos? 

Pensar sobre o desenvolvimento e valorizar a carreira pessoal do indivíduo só o manterá ainda mais engajado, motivado e disposto a entregar o seu melhor para o trabalho.

Ainda, lembre-se que a sua saúde mental e a vida pessoal interferem de forma drástica sobre a performance laboral. Então, adote práticas que contribuam para o seu bem-estar geral e promovam a flexibilidade ideal – para que seja mais fácil equilibrar a vida pessoal e profissional.

7. Trabalhe com uma cultura envolta pela transparência

Certos valores, como a transparência, nunca foram tão valorizados quanto atualmente. E, de fato, ao adotá-la, as companhias conseguem vislumbrar maiores índices de sucesso a curto, médio e longo prazo.

Para estimular a transparência, exponha as informações empresariais junto aos colaboradores, comunique as suas metas e objetivos e explique como os fatores (tanto internos quanto externos) podem afetar a organização.

Paralelamente, os líderes devem trabalhar a partir de conversas abertas para instigar que os subordinados façam o mesmo – permitindo que as ideias e os feedbacks fluam de forma construtiva e positiva, contribuindo para uma boa cultura organizacional.

8. Celebre as conquistas

Dentre os sinais que indicam a presença de uma boa cultura organizacional, sem dúvidas, podemos citar a celebração das conquistas como um dos principais. Geralmente, as empresas modernas e com processos bastante claros costumam adotar protocolos frequentes de reconhecimento envolvendo os seus funcionários.

Tal conduta coloca os colaboradores como prioridade, mostrando que os seus esforços têm valor e são recompensados. Além de contribuir para o desempenho e para a cultura em si, os reconhecimentos ajudam a manter os funcionários engajados e estimulam para que os bons talentos permaneçam na empresa a longo prazo.

9. Mantenha o acompanhamento constante

O fato de estabelecer uma boa cultura organizacional uma vez não quer dizer que não há motivos para se preocupar. Mesmo com uma cultura empresarial de sucesso, certifique-se de manter isso ao longo do tempo a partir de feedbacks frequentes.

Ter boas intenções e dizer que se importa com uma boa cultura organizacional não é o suficiente. Garanta que a experiência dos funcionários esteja de acordo com o almejado, peça a opinião dos colaboradores para melhorar constantemente e não tenha medo de ouvi-los na hora de otimizar o seu processo de tomada de decisão (sobretudo envolvendo o RH).

10. Seja inclusivo

A importância da cultura corporativa no sucesso da empresa não é difícil de entender. Mas nem todas as companhias se dão conta da relevância que a inclusão possui para o processo.

Criar uma cultura pautada na diversidade não permite apenas que os indivíduos se sintam valorizados. Ela também auxilia o trabalho em equipe e otimiza o alcance de resultados, deixando que todos se sintam confortáveis a partir das suas particularidades.  

De forma conjunta, invista em soluções tecnológicas de qualidade para manter os funcionários em plena sintonia – não importa quão diferentes eles sejam. O recurso de rede social corporativa do Bitrix24, por exemplo, é o ideal! Com ele, os times podem desfrutar dos benefícios de uma mídia social para estimular a participação em equipe (através de posts e discussões), melhorar o engajamento e garantir que todos tenham o seu espaço. Vale a pena conferir! 

Conclusão

Não existe uma definição exata ou uma fórmula mágica para atingir uma cultura organizacional de sucesso. Até porque cada companhia terá o seu próprio comportamento, objetivo, missão, visão e valores que contribuirão para isso. Tendo o seu modo único de pensar e agir.

No entanto, a partir dos pontos retratados aqui, torna-se mais simples saber como seguir rumo a este objetivo, preocupando-se em:

  • Ouvir os funcionários para saber “como” o dia a dia funciona;

  • Definir e comunicar a missão, a visão e os valores;

  • Estimular uma liderança aberta;

  • Focar no sucesso mútuo;

  • Instigar a colaboração no ambiente de trabalho;

  • Priorizar o desenvolvimento pessoal;

  • Ser transparente;

  • Celebrar as vitórias;

  • Acompanhar o processo;

  • Garantir a inclusão.

Após compreender o que é a cultura empresarial e os motivos para pensar a respeito, aproveite para aplicar, na prática, os conceitos explorados neste artigo. Certamente, com uma boa abordagem, os efeitos gerados só o(a) farão alavancar o potencial geral e se diferenciar! Explore! 


Mais do que um sistema de gestão de empresas, um pacote de trabalho on-line completo

Uma única plataforma para administrar seus negócios

EXPERIMENTE AGORA!


Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
Índice
Perguntas frequentes O que é uma boa cultura empresarial? Quais são os 4 tipos de cultura empresarial? Como manter a cultura da empresa? Por que a cultura empresarial é tão importante para o sucesso do negócio? O que é a cultura empresarial? Por que ter uma cultura empresarial de sucesso é tão importante? As melhores dicas para atingir uma cultura empresarial de sucesso 1. Comece falando com os seus funcionários 2. Defina a missão, a visão e os valores e comunique-os 3. Preze por líderes acessíveis 4. Foque no sucesso mútuo (olhando até para o cliente) 5. Crie uma cultura positiva envolvendo lideranças e mentorias 6. Priorize o desenvolvimento individual 7. Trabalhe com uma cultura envolta pela transparência 8. Celebre as conquistas 9. Mantenha o acompanhamento constante 10. Seja inclusivo Conclusão
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 truques para estar no topo do Google com SEO
10 truques para estar no topo do Google com SEO
9 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura