7 dicas de negócios para melhorar a satisfação dos funcionários

235 min de leitura
Ariane Jaeger
18 de novembro de 2021
Última atualização: 11 de novembro de 2021
7 dicas de negócios para melhorar a satisfação dos funcionários

Procurando maneiras de reduzir a rotatividade e levar ao aumento da satisfação do funcionário? Com dicas práticas, saiba como deixar os colaboradores mais contentes e atingir resultados incríveis no ambiente de trabalho!

O que é satisfação do funcionário?

Um negócio é formado por pessoas. Por isso, todas as empresas deveriam ter como objetivo engajar e satisfazer os seus colaboradores. Em teoria, a satisfação de um funcionário reflete no quanto ele se sente contente em fazer parte daquela empresa.

Na prática, todo o entusiasmo é dependente de várias vertentes, que devem ser avaliadas com cautela por líderes, gestores e empregadores. Os principais influenciadores sobre a satisfação incluem: recursos, gestão, remuneração, flexibilidade, senso colaborativo, carga de trabalho, bem-estar e ambiente laboral.

É importante ter em mente que a satisfação dos colaboradores deve estar associada ao engajamento deles – bem como ao seu nível de desenvolvimento. Afinal de contas, o fato de um funcionário estar contente não significa que ele está em plena interação ou comprometimento com sua equipe de trabalho.

Qual é a importância da felicidade e satisfação dos funcionários?

Mas por que é preciso, afinal, priorizar e focar no aumento da satisfação do funcionário? São vários os motivos para se preocupar com o aumento da satisfação dentro de uma equipe.

O primeiro deles, sem dúvidas, é a capacidade que os níveis de satisfação positivos possuem em reduzir o turnover empresarial. Ou seja: quanto mais satisfeitos os funcionários, menor tende a ser o índice de rotatividade da empresa.

O segundo está relacionado com o fato de que funcionários satisfeitos e engajados impulsionam o crescimento e inovação do negócio. Em conjunto, lógico, atuam com maior produtividade no ambiente de trabalho. Assim, por agirem entusiasmados com aquilo que fazem, alavancam a obtenção de excelentes resultados e se preocupam para que a companhia seja bem-sucedida.

Dicas para melhorar a satisfação dos funcionários:

Garantir a felicidade e satisfação dos funcionários vai além de pagar um bom salário. Logo a seguir, encontre maneiras de promover isso e obter o máximo com cada membro da sua equipe de trabalho.



1. Promova o bem-estar  

Para manter uma força de trabalho eficiente, os empregadores devem promover o bem-estar e construir uma cultura de trabalho que o incentive. A fim de gerar o aumento da satisfação do funcionário, é preciso pensar à nível emocional, físico, financeiro e psicológico.

Quando o bem-estar é estimulado, os funcionários tendem a ter um maior senso de responsabilidade, engajamento e produtividade – além da consequente redução do estresse no ambiente laboral. Isso garante um espaço rico em promoção e sessões de bem-estar colaborativo. Programas especiais para funcionários podem ser uma excelente opção!

2. Reconheça e valorize os seus funcionários

Muitos empresários pensam que a valorização e o reconhecimento só estão relacionados com a remuneração. Embora, logicamente, os benefícios sejam bem-vindos para reter e satisfazer funcionários, isso não é pura verdade. Principalmente em um mundo em que o emocional pesa cada vez mais.

O aumento da satisfação do funcionário deve envolver práticas que o façam se sentir valorizado. Afinal de contas, não há nada melhor do que ser apreciado e gratificado por aplicar suas habilidades de forma exímia. Estimular o psicológico e reconhecer os colaboradores os mantêm motivados e faz com que eles deem o seu melhor para aquele trabalho.

3. Estimule a criação de uma cultura de feedbacks

Para que todos saiam ganhando, não basta apenas parabenizar os colaboradores pelo seu trabalho. Quando as coisas não vão bem, é preciso que o time esteja aberto para receber feedbacks.

Capacitar os colaboradores para encararem opiniões de forma construtiva deve ser uma preocupação do gestor de equipe. Só assim é possível garantir o aumento da satisfação do funcionário e melhoria dos serviços prestados por ele e outros membros do time.

4. Mantenha a equipe engajada

Como mencionamos anteriormente, o engajamento deve andar junto com a felicidade e satisfação dos funcionários. E ele não deve ser promovido apenas de forma individualizada, mas sim em todo o time de trabalho.

Quando equipes atuam em plena interação, estabelecendo um senso de comunidade e se comunicando com efetividade, fica mais fácil colaborar e chegar aos desfechos desejados – com o máximo de satisfação e produtividade. Explorar uma rede social colaborativa pode ser uma excelente maneira para ajudar a promover tudo isso.

5. Abra espaço para a criatividade e o desenvolvimento

Não há nada mais limitador do que não encontrar espaço para desenvolver suas habilidades e expor a sua criatividade. Não é à toa que multinacionais inovadoras focam ao máximo em abrir espaço para a inovação e propulsão da carreira profissional do próprio colaborador.

Em conjunto, isso auxilia não só para o aumento da satisfação do funcionário, como também para a obtenção de eficiência e melhores resultados em sua função no trabalho. Além da estimulação no dia a dia, através de ambiente e cultura propícios, treinamentos e capacitações periódicos também podem impulsionar.


6. Tenha um ambiente de trabalho organizado

A gestão dentro da própria empresa pode impactar de forma drástica o nível de entusiasmo dos colaboradores. Falta de organização das atividades e da colocação dos próprios recursos faz com que a experiência em vivenciar o dia a dia de trabalho não seja tão agradável.

Por isso, é extremamente bem-vindo organizar processos e contar com um software de qualidade para melhorar o desempenho e satisfação dos funcionários. No Bitrix24, por exemplo, as empresas podem controlar todos os seus processos em apenas um lugar. E isso vai desde o gerenciamento de tarefas até o RH. Vale a pena explorar!

7. Mensure a satisfação dos seus colaboradores 

Por último, mas não menos importante, os negócios devem se preocupar em elaborar uma pesquisa de satisfação de funcionários. Compreender pontos de melhoria é essencial para o aumento da satisfação do funcionário, redução da rotatividade e alcance de excelentes resultados.

Seja uma organização pequena, média ou grande, é necessário realizar pesquisas semestrais (ou mesmo anuais) para coletar informações de como anda o índice de satisfação dos colaboradores. Como cada companhia possui seu próprio dia a dia e cultura empresarial, só o time responsável será capaz de criar sua própria pesquisa de satisfação de funcionários.

Ter uma caixa de sugestões anônima também é uma forma incrível de estimular opiniões. Além de encontrar pontos de melhoria importantes e saber o que os colaboradores esperam e pensam sobre a atuação da organização. 

O aumento da satisfação do funcionário deve ser sua prioridade

Seja você dono de uma empresa, líder de equipe ou gestor, deve haver a preocupação constante com a satisfação dos funcionários. Cada vez mais, a força de trabalho humano é um dos principais recursos empresariais. Por isso, reter bons talentos e estimulá-los a darem o seu máximo é essencial.

Conte com o Bitrix24, uma plataforma colaborativa de última geração, para manter o fluxo de trabalho organizado, incentivar a comunicação e interagir ainda mais com o seu time!
Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
Coordenador de Projeto x Gerente de Projeto: Principais Diferenças
10 melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso
Índice
O que é satisfação do funcionário? Qual é a importância da felicidade e satisfação dos funcionários? Dicas para melhorar a satisfação dos funcionários: 1. Promova o bem-estar   2. Reconheça e valorize os seus funcionários 3. Estimule a criação de uma cultura de feedbacks 4. Mantenha a equipe engajada 5. Abra espaço para a criatividade e o desenvolvimento
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 Melhores Alternativas ao Shopify para Impulsionar o seu E-commerce
10 min de leitura
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
11 min de leitura
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 dicas para dar os melhores feedbacks
10 min de leitura