10 dicas para dar os melhores feedbacks

10 min de leitura
Ariane Jaeger
18 de janeiro de 2024
Última atualização: 18 de janeiro de 2024
10 dicas para dar os melhores feedbacks

O feedback é uma parte importante para a manutenção de qualquer relação pessoal ou profissional. Em uma empresa, o feedback pode ser ainda mais importante, já que é uma ferramenta poderosa que pode tanto facilitar o crescimento da empresa, ou acabar a boicotando de dentro para fora.

A maioria esmagadora dos líderes e gerentes em uma empresa tem medo de repassar o seu feedback aos colaboradores por não saber como fazer, principalmente líderes em um negócio pequeno, como as microempresas ou microempreendedores.

É comum que isso aconteça, já que estes líderes não sabem exatamente o que é feedback e a sua importância e não possuem o treinamento necessário em habilidades sociais para ter uma estratégia de feedback saudável com seus colaboradores.

A boa notícia é que, se você é um líder nesta situação, dar um bom feedback é uma habilidade perfeitamente treinável. Para facilitar a sua jornada à frente de um negócio e relação com os seus funcionários, separamos aqui um apanhado com tudo o que você precisa saber sobre o feedback o que significa e 10 dicas vitais para que você desenvolva sua habilidade social e entregue um feedback perfeito, acompanhe.

O que significa e qual o objetivo de um feedback?

O significado de feedback pode ser traduzido como uma opinião, um retorno sobre algo ou assunto em questão. No mundo empresarial, o feedback é um parecer entre os colaboradores de diferentes hierarquias ou não sobre um trabalho ou processo dentro da empresa.

O objetivo é sempre chegar ao melhor resultado possível naquela questão, otimizando os processos, atividades e até o tempo utilizado. A opinião externa de outros funcionários ou um líder capacitado, pode ser providencial para que a empresa tenha maior assertividade em seus processos, possa economizar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Quais são os tipos de feedback?

Para uma ferramenta tão importante em relações humanas, principalmente em empresas com as relações hierárquicas, era de se esperar que houvesse diferentes tipos de feedback para diferentes situações. São quatro tipos principais de feedback, vamos ver quais são e como utilizá-los da melhor forma no trabalho, acompanhe:

Feedback positivo

Falando sobre o que é feedback, o feedback positivo é um elogio entregue pelo líder para um ou mais colaboradores de sua empresa. É um retorno feito para reforçar uma ação que trouxe benefícios para a empresa, de forma que possa deixar claro para os funcionários que aquela ação foi reconhecida e que deve ser repetida no futuro.

A importância do feedback positivo é grande, já que é uma das melhores formas de motivar equipes e até líderes em uma empresa, sendo indicado para cumprimentos de metas e demandas combinado com uma lista de tarefas, para valorizar as ações dos funcionários e manter o clima na empresa mais positivo e eficiente.

Feedback construtivo

O feedback construtivo utiliza o feedback positivo como base, mas oferece uma perspectiva mais abrangente e visionária para determinados processos em empresas. Neste tipo de feedback, um líder pode entregar os pontos positivos do colaborador e elogiá-los, e então, trazer todos os pontos que ainda podem ser melhorados para que o colaborador se torne ainda melhor e mais eficiente.

É um formato em que o líder pode reconhecer as conquistas do colaborador e ainda oferecer algumas dicas construtivas de como este colaborador pode ser ainda melhor.

Feedback negativo

Falando sobre o que significa feedback, este é o tipo de feedback mais evitado pelos líderes em uma empresa, já que tende a ser muito difícil encontrar a forma correta de repassá-lo. Como seu nome sugere, o feedback negativo é indicado para situações em que o colaborador não está conseguindo chegar ao nível adequado de trabalho na empresa ou está tendo atitudes inadequadas para o ambiente de trabalho.

É preciso profissionalismo e seriedade do líder no momento de repassar um feedback negativo ao seu colaborador, sempre evitando embates diretos e rispidez. O objetivo principal é deixar claro quais são as atitudes negativas a serem melhoradas e dar uma chance de mudança ao colaborador, deixando claro a sua responsabilidade dali pra frente.

Feedback ofensivo

Sabendo de o que significa feedback, aqui temos um tipo de feedback voltado apenas para situações extremas em que os ânimos dentro do ambiente de trabalho podem se exaltar. É necessário ter muito cuidado com o feedback ofensivo, e existem formas de entregar este tipo de feedback sem que o colaborador se sinta mal e o clima dentro do escritório se torne pouco amigável após a investida do líder.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Software Gratuito de RH e Colaboração do Bitrix24 é a ajuda que você está buscando para o gerenciamento de seus colaboradores   

   EXPERIMENTE AGORA   

Quais os benefícios do feedback para colaboradores e relações humanas?

O feedback pode entregar diversos benefícios para a empresa, principalmente o feedback positivo confira:

Melhora na liderança e gerenciamento

O líder se torna mais capacitado e experiente à medida que trabalha com sua equipe na melhora de seus serviços, principalmente com um retorno negativo, que significa feedback.

Alinhamento dos processos e ponto de vista

Reuniões de feedback são a oportunidade perfeita para alinhar as habilidades dos colaboradores, processos e pontos de vista aos valores da empresa, sabendo do feedback.

Comunicação mais assertiva

Este tipo de reunião também tem o poder de melhorar a comunicação entre os colaboradores e o líder, promovendo uma cultura e ponto de vista mais eficiente em empresas, entendendo o que significa feedback.

10 dicas para dar os melhores feedbacks

O feedback é uma parte importante em qualquer empresa, possibilita uma melhora na comunicação entre os colaboradores e seus líderes e uma melhora nos processos da empresa.

Entregar um feed ou feedback da forma correta não é simples, mas é uma habilidade que se pode treinar até chagar a um entendimento melhor de cada situação, e para facilitar este processo, separamos 10 dicas vitais para entender o que significa feedback e dar melhores feedbacks, acompanhe:

1 – Planejamento é a chave

As reuniões em que entender o que quer dizer feedback é ponto central da discussão, com foco em feedbacks, precisam ser planejadas pelo líder antes que aconteçam e comunicadas em tempo hábil claramente para que os colaboradores não tenham dúvidas gerais sobre o seu tema. A confusão pela falta de planejamento ou de informação no momento de convocar os colaboradores pode atrapalhar o contexto geral do objetivo no meio corporativo que queremos chegar com o feedback em si.

O líder deve ter em mente como fazer um feedback, e todos os detalhes do feedback que quer repassar, assim como os detalhes sobre o colaborador ou a equipe de colaboradores. Estes são dados necessários para construir uma reunião que tenha resultados palpáveis.

2 – Não espere para entregar o feedback

Um erro comum entre líderes em empresas de diferentes tamanhos é esperar demais para entregar o feedback necessário aos seus colaboradores, como o feedback negativo. Este tipo de atitude diminui completamente o peso do feedback, quanto mais tempo levar, menos importância será dada a aquele feedback, mesmo que seja sobre um processo vital para a empresa.

Por isso, é necessário esperar o mínimo possível, apenas o tempo de planejamento da reunião e já fazer o feedback para ter o retorno do colaborador e entregar aquele feedback com o peso necessário para a situação, mesmo que seja um feedback positivo.

10 dicas para dar os melhores feedbacks

3 – Não faça rodeios, seja direto e claro

Muitos líderes acabam mascarando as suas intenções em reuniões em que o feedback deve ser entregue, principalmente em casos em que o feedback em si é negativo, utilizando assuntos leves para distrair os colaboradores. Este é um erro comum e grave, a grande maioria dos líderes em grandes empresas, contam por experiência própria que a melhor forma é ir direto ao assunto, em português e sem rodeios, até para o feedback positivo em sua melhor forma.

Desta forma, a reunião ganha muito mais importância e o colaborador não ficará confuso com outros assuntos, além de colocar a atenção necessária para absorver todas as informações entregues ali através do feedback.

4 – Foque na mudança de comportamento

Um dos principais focos em um feedback bem-sucedido é a necessidade de o líder solicitar uma mudança de comportamento em seus colaboradores. Dando ênfase para a mudança de comportamento, o colaborador saberá claramente o que deve mudar para que o processo em que está envolvido se torne mais eficiente e erros não sejam cometidos.

Neste ponto, o líder deve deixar claro quais são os pontos que devem ser mudados, e dizer de forma direta como quer que o colaborador se comporte dali pra frente.

5 – Em vez de “mas” utilize “e”

Uma dica reafirmada por grandes líderes em empresas de grande porte, é a substituição do “mas” por “e” quando for descrever para o colaborador qual o processo e o ponto em que quer mudança. Aqui, o líder pode especificar o problema a ser melhorado citando as características positivas do colaborador e citar o problema no final utilizando o “e” em vez do “mas”, já que esta segunda palavra traz um contexto muito mais negativo.

Por exemplo, substitua: “Você tem um ótimo relacionamento com vários de nossos maiores clientes e uma grande habilidade em vendas, mas não consegue bater a meta mensal, porque isso acontece?” Utilizando o “e” em vez de “mas”: “Você tem um ótimo relacionamento com vários de nossos maiores clientes e uma grande habilidade em vendas, e não consegue bater a meta mensal, porque isso acontece?”

6 – Não existe tentar, mas sim, fazer

Pode parecer um grande clichê de filmes, mas este é um princípio que funciona muito bem no mundo dos negócios e traz uma mentalidade muito mais eficiente para os colaboradores. A forma com que o líder se comunica com os colaboradores deve ser mais ativa, deixando claro que uma coisa deve ser feita, em vez de deixar um cenário aberto em determinada situação utilizando a palavra “tentar” no feedback.

7 – Mencione os pontos fortes e fracos do colaborador

Uma dica comum muito útil no momento de entregar um feedback aos colaboradores é mencionar quais são os seus pontos fortes e pontos fracos. É importante que o líder saiba onde encaixar esta parte dentro de reunião, de forma que não atrapalhe na entrega do feedback e não diminua a importância desta entrega.

Outro ponto importante, é que o líder deve associar estes prós e contras do colaborador com os valores da empresa, para que todos estejam alinhados mentalmente e tenham os mesmos objetivos e nunca deve utilizar a técnica do feedback sanduíche. Desta forma, além de entender quais são os seus pontos fortes e fracos, com um feedback positivo, o colaborador ainda poderá alinhar as suas habilidades em prol dos valores e objetivos da empresa.

 feedbacks

8 – Escute o que o colaborador tem a dizer

A chave para se ter um bom relacionamento profissional dentro da empresa é a comunicação, e uma reunião de feedback pode deixar os colaboradores com certo receio de repassar as suas visões sobre os processos e sobre o feedback apresentado pelo líder.

Então, além de deixar à vontade para que se expressem, o líder deve separar um momento para escutar a resposta, não apenas aqueles que estão envolvidos no feedback citado, mas também todos os outros.

9 – Faça o acompanhamento

Para que o processo de como fazer um feedback, após a reunião de feedback com os colaboradores e alinhamento de ideias e fatores que devem passar por mudança, além da resposta, o trabalho não acabou. O próximo passo do líder é acompanhar com atenção os colaboradores para entender se os pontos citados no feedback estão sendo melhorados e se as atitudes discutidas foram mudadas.

Durante o acompanhamento, o líder pode demonstrar interesse dando atenção aos colaboradores e entregando reforços positivos, assim deixará claro que as mudanças citadas no feedback são importantes.

10 – Nunca leve o feedback para o lado pessoal

Reuniões de feedback podem ser bem delicadas e deixar todos no limite, e o líder deve ser direto em diversos pontos, mas deve saber em quais pontos deve tocar para que o contexto profissional seja melhorado sem que o colaborador se sinta pessoalmente atacado.

Nenhum líder quer um clima ruim em seu escritório após os feedbacks, por isso, deve saber bem como tratar seus colaboradores.

  

Grátis. Ilimitado. On-line.   

  

O Software Gratuito de RH e Colaboração do Bitrix24 é a ajuda que você está buscando para o gerenciamento de seus colaboradores   

   EXPERIMENTE AGORA   

Perguntas frequentes sobre feedbacks

Por que é importante dar um feedback?

Os feedbacks são importantes tanto para incentivar equipes e colaboradores, quanto para alinhar os objetivos e fazer as mudanças necessárias para que todos trabalhem de forma mais eficiente em busca dos objetivos da empresa.

Como dar um feedback duro do ponto de vista do colaborador?

É necessário que o líder se prepare, entendendo o feedback o que e, marque uma reunião de feedbacks logo após o erro do colaborador seja direto sobre como, quando e onde e saiba como escutar o colaborador sobre os seus motivos, além de indicar o que deve ser mudado.

O feedback anônimo por e-mail funciona?

Os feedbacks, sejam positivos e negativos, por e-mail não funcionam, os feedbacks devem ser feitos diretamente entre o líder e o colaborador ou equipe de colaboradores.

Mais populares
10 dicas profissionais sobre como lidar com os colegas de trabalho difíceis
10 melhores softwares de contabilidade para pequenas empresas
Os 13 melhores criadores de sites para pequenas empresas em 2023
15 melhores formas honestas de trabalhar online que pagam bem em 2024
12 Dicas Infalíveis para a Gestão de Recursos de Projeto
Índice
O que significa e qual o objetivo de um feedback? Quais são os tipos de feedback? Quais os benefícios do feedback para colaboradores e relações humanas? 10 dicas para dar os melhores feedbacks 1 – Planejamento é a chave 2 – Não espere para entregar o feedback 3 – Não faça rodeios, seja direto e claro 4 – Foque na mudança de comportamento 5 – Em vez de “mas” utilize “e” 6 – Não existe tentar, mas sim, fazer 7 – Mencione os pontos fortes e fracos do colaborador 8 – Escute o que o colaborador tem a dizer 9 – Faça o acompanhamento 10 – Nunca leve o feedback para o lado pessoal Perguntas frequentes sobre feedbacks
Você também pode gostar
Blogs
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
8 Benefícios Impactantes dos Sistemas VoIP para Pequenas Empresas
10 min de leitura
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
10 dicas para criar um calendário de mídia social eficaz [Guia Completo]
9 min de leitura
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
Gestão de viagens perfeita: 7 dicas de especialistas para as empresas que gerenciam as viagens e os eventos dos clientes
10 min de leitura