Cadastrar

8 chaves para cultivar uma forte cultura de trabalho remoto

Ariane Jaeger
27 de setembro de 2023
Última atualização: 27 de setembro de 2023

A cultura empresarial é como uma bússola que guia os indivíduos na trajetória certa e influencia todas as decisões. Ela está relacionada com a maneira que os seus funcionários se comunicam, em como os seus objetivos são atingidos e até com as taxas de rotatividade de colaboradores. 

Por ser tão importante, o conceito precisa transpassar as barreiras físicas, voltando-se ao mundo virtual. Em uma era em que muitos empregados atuam digitalmente, de onde quer que estejam, saber construir uma cultura de trabalho remoto consistente é a nova necessidade. Entenda mais sobre o tema e saiba como incorporá-lo na rotina com os pontos explanados por este artigo! 


Como construir uma cultura de trabalho forte com a sua equipe remota

Os sinais de uma forte cultura de trabalho remoto repercutem na rotina laboral e geram feitos incríveis, deixando as equipes mais produtivas, motivadas e prontas para atingirem incríveis resultados – onde quer que elas estejam. Veja as principais chaves para que a sua cultura de trabalho remoto se mantenha firme e ultrapasse as barreiras da era moderna: 

1. Definir e compartilhar a cultura corporativa com o time

Como estabelecer uma cultura de trabalho remoto que seja seguida na prática? O primeiro ponto está em definir, de fato, qual é a cultura adotada e comunicá-la aos participantes da sua equipe. Seja por meio de um documento compartilhado na base de conhecimento da empresa, uma reunião virtual ou um infográfico, deixe bem claro pontos como:

  • A história por trás da sua marca;

  • Qual é a missão, a visão e os valores empregados;

  • Quais são as metas a serem atingidas pela companhia – e como o trabalho individual se encaixa nisso;

  • Quais protocolos comunicativos são adotados e como a empresa opera com o ajuste cultural. 

Ainda assim, entenda que o conceito de cultura empresarial é dinâmico, estando sempre em adaptação. Deste modo, não garanta apenas que ele esteja sendo praticado pelo time, como também tenha a abertura ideal para reconhecer qualquer necessidade de movimento a fim de fortalecê-la. Além de contribuir para que os funcionários se conectem com a empresa e deem o seu melhor no trabalho, estabelecer esta cultura de trabalho remoto consistente te ajuda a atrair outros incríveis talentos, agregando vantagens a longo prazo. 

2. Ter um sólido programa de onboarding de funcionários on-line

A integração de novos colaboradores é o primeiro contato que os talentos terão com a sua empresa, sendo fundamental cuidar para repassar uma boa primeira impressão e já fomentar adequadamente a sua cultura de trabalho remoto. Aproveite este momento para fornecer uma visão geral de como o trabalho remoto será conduzido e instigar a confiança ideal para que os talentos atinjam o desempenho máximo – contando com os colegas para o apoiarem. 

O seu checklist para contratar funcionários remotos pode incluir pontos-chave como:

  • Um tour pelo espaço de trabalho virtual, sabendo onde encontrar os recursos mais relevantes e como navegar nas plataformas internas;

  • A apresentação para o restante da equipe e para o seu líder, em particular;

  • A configuração de ferramentas de TI, incluindo o seu acesso aos sistemas corporativos e aos programas utilizados (estabelecendo logins e senhas, por exemplo);

  • A visão geral do programa de treinamento e o que esperar das primeiras semanas ou meses de trabalho; 

  • Uma capacitação global para realizar as suas atividades imediatas. 

Além, logicamente, de expor a tão importante cultura de trabalho remoto vigente, declarando a missão, a visão e os valores e mostrando tudo sobre as regras e políticas da empresa através de uma manual do funcionário. 

3. Nutrir a confiança mútua e promover a autonomia entre os colaboradores remotos

O fortalecimento de uma cultura de trabalho remoto só acontece quando há confiança entre ambas as partes. Consequentemente, o líder ou gestor de equipe precisa acreditar no potencial dos colaboradores e abrir espaço para que eles atinjam o seu desempenho, sem microgerenciar. Em contrapartida, tais funcionários devem enxergar o seu líder como alguém com quem se pode contar, através de um processo inspirador. 

Para cumprir tal feito com sucesso, alavancando a sua cultura de trabalho remoto:

  • Pratique uma liderança baseada no respeito e na empatia;

  • Forneça feedbacks e estimule para que eles sejam recíprocos;

  • Aja como um exemplo para a sua equipe;

  • Prontifique-se a apoiá-los quando houver a necessidade, tornando-se um gestor disponível e acessível; 

  • Nutra o senso colaborativo e de pertencimento;

  • De tempos em tempos, promova reuniões individuais com os participantes do seu time. 

Grátis. Ilimitado. On-line.

O Bitrix24 é o espaço de trabalho on-line ideal para a sua empresa

Experimente agora

4. Comunicar com clareza as expectativas e manter-se em contato contínuo

A comunicação é uma das maiores chaves do trabalho remoto, sobretudo se o seu objetivo é enriquecer a cultura corporativa. Naturalmente, os escritórios virtuais já oferecem menos oportunidades para corrigir falhas e vislumbrar uma supervisão direta. Portanto, o quanto antes, deve-se ter o alinhamento das expectativas entre os empregadores e os seus funcionários.  

Foque no fortalecimento da sua cultura de trabalho remoto ao discutir com cada um dos seus liderados sobre a sua carga de trabalho, os seus compromissos, o que é esperado em termos de resultados, como isso será monitorado e o ritmo de trabalho desejado. Inclusive, defina um prazo para manter o acompanhamento do processo e realizar uma avaliação. Se você puder fornecer recursos para que os próprios colaboradores sigam o seu progresso, como listas de verificação, formulários autoavaliativos e ferramentas de gestão de projetos, melhor ainda! 

Fora isso, outro elemento-chave é seguir com o contato frequente, colocando-se à disposição para conversar sempre que houver a necessidade. Reduzir as distâncias no trabalho remoto deve ser o alicerce da sua cultura corporativa. 

5. Estimular conexões genuínas e nutrir o sentimento de equipe

Os trabalhadores remotos têm uma tendência maior a se sentirem isolados, principalmente pela falta de interação frequente. Felizmente, tal problemática já pode ser solucionada – e deve figurar como um dos princípios que guiem a sua cultura empresarial!

O seu foco, como gestor, deve ser o de aproximar os participantes da sua equipe, compondo um senso coletivo, independentemente das suas distâncias físicas. Mesmo que eles falem línguas diversas e estejam em diferentes locais do planeta (em times globais), gere a conexão ao usar plataformas que facilitem a comunicação, a colaboração e a troca de feedbacks; incentive bate-papos informais; trabalhe com um escritório virtual; nutra uma rede social interna; e, quando possível, ofereça a oportunidade de realizar encontros presenciais. 

Como visto, você não precisa esperar por atividades de formação de equipe, realizadas de tempos em tempos, para fortalecer a sua cultura todos os dias. Aproveite o poder da abordagem para criar vínculos duradouros e gerar um time consistente e pronto para agregar resultados em interfaces como o Bitrix24. 

6. Firmar acordos de trabalho flexíveis

Seguir uma cultura de trabalho remoto rígida vai contra a maré proposta por este modelo de trabalho. Já que, o que se espera operando virtualmente, na maioria dos casos, é atingir um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e ter maior qualidade de vida.

Por isso, vale a pena cogitar não firmar políticas tão rigorosas e fortalecer a sua cultura de trabalho tendo como foco uma maior liberdade. Ainda que, logicamente, responsabilidades e diretrizes devam ser seguidas, abra portas para que as condições de trabalho mais flexíveis levem a um maior ganho de moral, satisfação e produtividade.

7. Reconhecer o trabalho realizado pelos funcionários

Valorizar as realizações dos empregados é outro elemento que garante que a cultura firmada pela empresa transcenda as distâncias geográficas. Assim, reconheça os esforços do pessoal e os recorde do ótimo trabalho que vêm sendo efetuado, se certificando de que a dedicação não passe despercebida.

Firme o quanto cada um é crucial, de acordo com as suas funções; destaque os feitos entre os membros da equipe (em reuniões semanais, por exemplo) e não tema elogiar cada um em público. Lembre-se que a valorização emocional é tão importante quanto pensar em reconhecimentos como bonificações, devendo ser viabilizada sempre.

Em escritórios remotos, outras práticas bem-vindas para deixar tudo mais envolvente, fortalecendo a cultura, é:

  • Operar com distintivos de reconhecimento, mostrando a apreciação pelo trabalho;

  • Organizar uma cerimônia de premiação on-line, através de videoconferência;

  • Anunciar o funcionário do mês na rede social interna ou no boletim informativo da empresa. 

8. Cultive uma mentalidade de aprendizagem e de crescimento

Uma boa cultura de trabalho remoto não tem uma visão voltada apenas para o momento presente: ela também considera o futuro e todas suas intercorrências. De modo a fortalecê-la ao longo do tempo, cultive um mindset coletivo voltado ao desenvolvimento pessoal e de carreira, dando oportunidades para este aprendizado e crescimento. 

Pensando nisso e em criar um clima mais positivo, evitando a rotatividade de funcionários ao longo do tempo, os membros da sua equipe remota precisam sentir que há muito mais para eles reservado ali – e que o seu potencial máximo não foi atingido. De fato, esta é uma necessidade cada vez mais frequente, que deve ser considerada como uma das chaves para impulsionar a sua cultura organizacional. 

Para mostrar que investir nos funcionários é uma prioridade da empresa:

  • Dê acesso a cursos de desenvolvimento pessoal e valorize a saúde mental de todos;

  • Fomente parcerias com instituições de estudo, oferecendo bolsas para a educação continuada;

  • Organize sessões de troca de conhecimento (ou no formato "perguntas e respostas" com membros da alta administração da organização;

  • Estabeleça um programa de mentoria para que os funcionários possam aumentar o seu capital intelectual entre si, trocando habilidades e experiências;

  • Fomente uma central de conteúdos e materiais extras relacionada com as atividades da sua empresa. 

À medida que há um maior aporte para que os colaboradores progridam em sua carreira, a tendência é que haja um maior envolvimento, fortalecimento da cultura e sentimento de gratidão – tornando-os mais leais à sua corporação. 

Isolados, estes pontos-chave podem não gerar mudanças drásticas. Contudo, o ponto é que, em conjunto, tais abordagens vão permitir que o sucesso seja atingido ao alinhar os processos, ter perspectivas comuns e trabalhar coletivamente, de modo motivador. Implemente junto ao seu time remoto e aproveite o poder que este regime de trabalho pode ter em sua empresa – sem perder o toque humano e o potencial de resultados!

Grátis. Ilimitado. On-line.

O Bitrix24 é o espaço de trabalho on-line ideal para a sua empresa

Experimente agora

Perguntas frequentes


O que é a cultura no trabalho remoto?

A cultura no trabalho remoto é o conjunto de valores, crenças, normas, ações e objetivos que permitem que os colaboradores fiquem conectados através de interesses, prioridades e experiências compartilhadas. Quando a empresa estabelece uma forte cultura de trabalho remoto, há um senso de pertencimento entre os funcionários, transcendendo as barreiras físicas e gerando melhores resultados.

Como melhorar a cultura de trabalho remoto?

Para melhorar a cultura de trabalho remoto:

  • Priorize as comunicações por videoconferência (ou em tempo real) para minimizar o isolamento;
  • Reforce a cultura empresarial de tempos em tempos;
  • Integre os funcionários do modo certo;
  • Encoraje a troca de conhecimentos e a participação coletiva de todos os membros do time;
  • Mantenha o trabalho divertido.

Quais são as chaves para cultivar uma cultura de trabalho remoto forte?

As chaves para cultivar uma cultura de trabalho remoto forte são:

  • Estabelecer e compartilhar as diretrizes da sua cultura corporativa;
  • Ter um programa consistente de onboarding de funcionários;
  • Firmar a confiança recíproca e promover a autonomia;
  • Comunicar as expectativas e manter uma comunicação frequente e transparente;
  • Estimular o engajamento verdadeiro entre o time remoto;
  • Adotar acordos de trabalho flexíveis;
  • Reconhecer as realizações dos trabalhadores; 
  • Valorizar o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional.

Como fortalecer uma equipe remota?

Há diversos modos de como fortalecer uma equipe remota, incluindo:

  • Focar na colaboração e na comunicação eficazes;
  • Ter metas e objetivos claros e comuns a seguir;
  • Inspirar o apoio mútuo;
  • Valorizar a transparência e estimular a confiança;
  • Promover atividades de formação de equipe (team building) virtuais.

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Como identificar e lidar com um funcionário tóxico
As 7 principais dicas de gerenciamento de funcionários
10 Alternativas ao DocuSign para Facilitar a Assinatura de Contratos
Guia Definitivo: 15 Melhores Práticas para um Agendamento Eficiente
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.