Cadastrar

6 dicas para alinhar marketing e vendas

Ariane Jaeger
10 de maio de 2021
Última atualização: 12 de maio de 2021

O alinhamento entre o marketing e vendas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio a longo prazo. Uma vez que o seu negócio está apenas começando, problemas de alinhamento entre marketing e vendas têm pouco impacto na estabilidade do mesmo.

Contudo, se o seu negócio está crescendo, você não pode ignorar o alinhamento entre o marketing e as vendas. Entre as principais causas da estagnação ou mesmo redução de receita está o desalinhamento e a falta de uma estratégia adequada.

Por isso, nós decidimos escrever um conteúdo especial para aqueles que têm dificuldade para alinhar essas duas partes tão importantes de um negócio. Separamos 6 dicas para alinhar marketing e vendas. Então, continue lendo para saber os detalhes.

Qual a diferença entre marketing e vendas?

Antes de mais nada, é importante abordar a diferença entre marketing e vendas. Afinal, um dos primeiros obstáculos na hora de elaborar uma estratégia é o entendimento de ambos os conceitos.

Apesar de ambos trabalharem em conjunto, vendas e marketing têm papéis diferentes. O marketing tem como objetivo principal informar, bem como capturar leads e fazer prospecções para a sua empresa.

Por outro lado, o setor de vendas trabalha diretamente com esses leads gerados. Ou seja, eles reforçam o que já foi feito pelo marketing. Sendo assim, mostram que o produto ou serviço que a sua empresa oferece realmente tem valor para os contatos, convertendo-os em eventuais clientes.

O que significa alinhar marketing e vendas?

O alinhamento entre os dois departamentos refere-se que ambos colaboram de forma harmônica.

Ainda que ambos sejam diferentes, eles trabalham em prol de um objetivo comum. Em outras palavras, atrair mais leads e convertê-los em clientes que geram receita para a empresa.

Afinal, o objetivo final de qualquer empresa é gerar receita e, por consequência, lucro. Muitos não sabem, mas o desalinhamento entre marketing e vendas é uma das principais razões pelas quais as estratégias aplicadas pelas empresas não encontram os resultados esperados.


Como alinhar marketing e vendas?

Com a finalidade de ajudá-lo a alinhar ambos os departamentos na sua empresa, nós selecionamos algumas dicas e passos. Dessa forma, você pode analisá-los e aplicar os que forem cabíveis na sua própria estratégia.

Então, confira abaixo nossas 6 dicas para alinhar marketing e vendas:

1. Mantenha o marketing e as vendas unidos

A princípio, essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas vamos explicar melhor. A união entre os departamentos não significa ter apenas um departamento para ambas as atividades, mas colocá-las para trabalhar juntas no planejamento.

Em outras palavras, ambos os times de marketing e de vendas devem colaborar quase como se fossem um só.

Apesar de que ambos os times são teoricamente independentes, o objetivo em comum não pode ser ignorado. Então, um planejamento onde ambas as partes estão bem informadas sobre o que cada equipe deve fazer é indispensável.

2. Defina uma persona em comum

Ao passo que ambos os times precisam elaborar uma estratégia para atingir os seus objetivos, concordar em uma persona é essencial. Apesar de ser uma dica simples que provavelmente você já conhece, ela faz total diferença.

Por mais raro que possa parecer, a falta de consenso de quem é a persona alvo pelos times de vendas e marketing é um problema comum. Isto é, muitas vezes ambos planejam suas estratégias com alvos diferentes, o que certamente leva a um desalinhamento.

Quando as equipes estão desalinhadas, pode acontecer da equipe de marketing criar campanhas cujo alvo é uma persona e a equipe de vendas estar em busca de converter outra persona que lhes parece mais interessante.

3. Priorize pela consistência entre vendas e marketing

Um dos principais problemas de comunicação que podem acontecer entre ambas as equipes é a falta de padronização. Ou seja, em uma campanha o time de marketing pode se referir a um produto ou serviço diferentemente do time de vendas.

A linguagem usada por ambos os times deve ser padronizada e seguir justamente a identidade da empresa. Uma linguagem ou identidade visual desalinhada pode causar confusão nos clientes, sobretudo nos leads que ainda não foram convertidos.

Uma das coisas que você não quer é justamente dar aos seus eventuais clientes uma impressão de desorganização. Afinal, a falta de alinhamento pode impactar diretamente na visão que eles têm do seus produtos, serviços e principalmente do seu negócio.


4. Unifique os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho de ambos os times são importantes na hora de analisar os resultados obtidos. Contudo, a maioria das empresas utilizam indicadores totalmente diferentes para analisar os resultados de marketing e vendas.

Em outras palavras, a equipe de vendas tende a ser analisada pela quantidade de vendas, contratos, retenção ou mesmo upselling. Por outro lado, a equipe de marketing é analisada com base nos leads gerados, na qualidade deles e na consciência de marca.

Aliás, para analisar os resultados, uma ferramenta poderosa como o Bitrix24, pode ser justamente o que você precisa. Afinal, ele oferece ferramentas para captura, classificação e conversão de leads, bem como funil de vendas e relatórios detalhados.

5. Centralize os canais de comunicação

A comunicação é indispensável para tudo na vida, sobretudo para alinhar marketing e vendas. Uma ferramenta que possibilita diversos canais de comunicação de forma centralizada como um CRM é a solução ideal.

Para ajudar ambos os times a se comunicarem melhor, você pode usar o Bitrix24 para criar chats em grupo, planejar reuniões e videoconferências, bem como ter uma rede social privada.

6. Os líderes devem dar o exemplo

Por fim, para alinhar marketing e vendas, os líderes de cada time têm papel fundamental. Ou seja, quando os líderes se esforçam para estarem alinhados e elaborar objetivos em comum, os membros de ambas as equipes notarão.

Por isso, é importante que principalmente os líderes de cada time também participem das reuniões do outro. Dessa forma, eles podem absorver o assunto da reunião e repassá-lo para o seu próprio time.

Vale a pena ressaltar que as nossas dicas são apenas sugestões. Dessa forma, você pode aplicar apenas as que são cabíveis e fazem sentido para atingir o alinhamento entre marketing e vendas do seu próprio negócio.

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Branding para as pequenas empresas: as 10 dicas mais valiosas para começar
11 Vantagens de Implementar uma Intranet Segura em Sua Organização
10 Dicas para Brilhar no Branding Digital: Consistência, Autenticidade e Singularidade!
Guia de integração do cliente: 7 dicas cruciais para melhorar o relacionamento com o cliente
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.