Manter os dados dose clientes espalhados em planilhas, e-mails e cadernos, acredite ou não, ainda é a realidade de muitas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Brasil, principalmente aquelas que ainda estão em estágio inicial ou que cresceram sem estruturar seus processos. Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de captar clientes e vender no ambiente digital, as plataformas de CRM para PMEs se tornaram uma ferramenta essencial para o seu crescimento sustentável.
O problema é que a digitalização ainda não chegou a muitos pequenos negócios que não estão nos grandes centros, onde o mais comum é nem sequer saber o que é um CRM para empresas.
Graças a suas soluções escaláveis, um CRM (Customer Relationship Management) possibilita às empresas organizar e centralizar dados de clientes, melhorar o atendimento, aumentar as vendas, fornecer dados precisos, além de automatizar tarefas repetitivas.
Atualmente existem muitas soluções de CRM para empresas de todos os tamanhos, que se ajustam a todas as necessidades (e orçamentos), e escolher a melhor delas acaba não sendo uma tarefa fácil, principalmente para quem ainda não tem o conhecimento necessário nesse tipo de software. E é por isso que queremos te ajudar ae entender melhor como ele funciona e como escolher o que melhor atende às necessidades da sua empresa.
Descubra como CRM pode transformar PMEs. Compare as melhores soluções escaláveis, gratuitas e pagas, e escolha a ideal para organizar dados e aumentar vendas.
Comece agora!Ter o controle total de quem são seus clientes, em que estágio do funil de vendas eles estão, seu histórico de compras e de comunicação com a empresa, tudo isso a um clique de distância, já é algo básico para muitas empresas. Para outras, no entanto, ainda está muito longe de ser realidade.
Mas o que faz com que um CRM para PMEs seja tão importante? Bom, muitas coisas. Esses são alguns dos principais benefícios que podem trazer um sistema de CRM para pequenas empresas:
Todas as informações sobre clientes e leads — sejam elas adicionadas manualmente ou de modo automático por meio de um formulário no site, ou nas redes sociais —, além do histórico de atendimento e das oportunidades de venda, ficam guardadas em um único lugar. Isso faz com que seja facilmente acessível para toda a equipe com alguns cliques, evitando a perda de dados e melhorando a produtividade.
Com acesso rápido ao histórico de interações e preferências dos clientes e leads, a equipe pode oferecer um atendimento mais personalizado, ágil e eficiente, o que aumenta a sua satisfação e fidelização.
O CRM permite acompanhar cada etapa do funil de vendas, identificar oportunidades de negócio, fazer follow-ups automáticos e priorizar os leads mais quentes. Isso leva a um processo de vendas mais eficaz, com maior taxa de conversão e menos tempo perdido.
Os relatórios e dashboards proporcionados pelas plataformas de CRM ajudam os gestores a entender melhor o desempenho da equipe, quais são os produtos/serviços mais vendidos, os gargalos do processo comercial e muito mais, tudo em tempo real.
[BANNER type="lead_banner_1" title="Guia: 5 erros comuns na implementação de CRM que pequenas e médias empresas cometem (e como evitá-los)" description="Insira o seu endereço de e-mail para receber um guia completo, passo a passo." picture-src="/upload/medialibrary/c0f/04zrwoo0jpzvirn15czqu595pynw0yl9.webp" file-path="/upload/medialibrary/3c0/udq3okc5mv1uizl36nguhaq4vum04lqn.pdf"]Uma solução de CRM possibilita automatizar atividades como envio de e-mails, agendamentos, alertas de follow-up, criação de propostas, entre outros. Isso economiza tempo e reduz erros operacionais.
Com um CRM, a empresa passa a se comunicar de forma mais consistente, com mensagens direcionadas e em momentos estratégicos. Isso fortalece o vínculo e aumenta as chances de recompra e indicação.
Com os dados organizados e processos estruturados, a empresa consegue prever resultados com mais clareza e crescer com consistência, sem perder qualidade no atendimento.
As informações ficam registradas no sistema, e não dependem somente da memória ou da organização individual dos colaboradores. Isso protege o conhecimento da empresa e facilita o onboarding de novas pessoas. Por estar tudo armazenado na nuvem, também é muito mais difícil perder dados de clientes.
Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe, entende ou tem uma ideia do que é um software de CRM. Como mencionamos anteriormente, as opções de softwares são infinitas, e escolher a que melhor se adapta a uma empresa pode ser uma dor de cabeça.
Assim como existem plataformas que se adaptam melhor a médias empresas, também pode haver um CRM para microempresas, que se ajustam melhor ao seu fluxo de trabalho e também no valor que a empresa pode investir nessa tecnologia.
A seguir, compartilhamos alguns critérios que são importantes considerar no momento de escolher o melhor CRM para sua empresa:
É fundamental que, no momento de escolher um CRM, a plataforma apresente uma demonstração dos recursos que ela oferece, além de um período para testá-los. Esse período deve ser aproveitado ao máximo, já que esse é o momento em que poderemos ter uma ideia se a ferramenta será útil e tirar todas as dúvidas antes de começar a pagar um plano.
O CRM precisa ser simples, intuitivo e fácil de usar, especialmente se a empresa não tiver uma equipe de tecnologia dedicada, o que é o caso da maioria das PMEs. Quanto mais amigável a interface, mais rápido será o engajamento da equipe.
É importante avaliar o valor em relação não só às funcionalidades e recursos oferecidos, como também às ferramentas de que a empresa realmente precisa. Muitos CRMs cobram por usuário ou por pacote de recursos, por isso, a PME deve verificar se o plano escolhido atende às suas necessidades atuais e permite uma boa escalabilidade para um crescimento futuro.
A PME deve priorizar funcionalidades que atendam às suas necessidades reais. Por exemplo, a gestão de contatos e clientes, controle de funil de vendas, automação de follow-ups, relatórios e dashboards e registro de interações (e-mail, telefone, WhatsApp, etc.). Pagar por funcionalidades muito avançadas que não serão usadas pode ser uma armadilha.
O CRM deve se integrar facilmente com outras ferramentas que a empresa já usa, como e-mail, WhatsApp, landing pages, redes sociais, ferramentas de marketing, e sistemas de faturamento ou ERP. Isso evita retrabalho e melhora a eficiência dos processos.
Um CRM na nuvem permite que a equipe acesse o sistema de qualquer lugar, o que é ideal para empresas com vendedores externos ou que fazem atendimento remoto. Ter versão versão para dispositivos móveis mobile também é importante.
É fundamental garantir que os dados dos clientes estejam protegidos. Verifique se o fornecedor segue boas práticas de segurança e se está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
O CRM deve crescer com a empresa. Avalie se ele oferece planos ou módulos adicionais que podem ser ativados conforme a PME for amadurecendo seus processos.
Um bom suporte técnico e materiais de treinamento são essenciais para garantir que a equipe consiga implementar e usar a ferramenta com eficiência. Se as equipes não souberem usar corretamente o CRM corretamente, a empresaele não terá os mesmos resultados.
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COMECE GRÁTIS AGORAO mercado está cheio de boas opções e diferentes tipos de software de CRM para pequenas empresas, e agora que você já sabe o que levar em consideração no momento de escolher o melhor para o seu negócio, aqui vão algumas alternativas:
Se você está buscando um CRM para médias empresas, o do Bitrix24 pode ser a opção ideal, sobretudo para aquelas que precisam de uma solução mais completa e integrada. Trata-se de CRM com Automações e Integrações (que incluem WhatsApp e telefonia), vários tipos de funis, que incluem também ferramentas de gestão de vendas e tarefas, chat interno, calendário entre outros. Seu ponto forte é que, por ser uma plataforma multifuncional, com uma infinidade de recursos, como o contact center, possui um excelente custo-benefício em comparação a outras plataformas.
Ideal para empresas pequenas ou em fase inicial de estruturação comercial, o Agendor oferece uma interface simples e 100% em português, gestão de funil de vendas, atividades, follow-ups e metas. É relativamente econômico para empresas que não contam com um grande orçamento para um CRM, e um dos seus pontos fortes é que foca em vendas consultivas.
O Pipedrive é recomendado para PMEs em crescimento que possuem uma equipe comercial ativa. É fácil de usar e possui um funil visual altamente intuitivo. Além disso, oferece automação de tarefas, rastreamento de e-mails, relatórios e integração com várias ferramentas. Apesar de ser um pouco mais caro que o Agendor, ainda é considerado econômico para pequenas empresas. Seu ponto forte é o equilíbrio entre simplicidade e recursos de automação.
Ideal para médias empresas que desejam integrar marketing e vendas. O RD Station é um CRM brasileiro com foco em gestão comercial B2B e oferece integrações nativas com RD Station Marketing, sua outra plataforma. Seus planos são acessíveis e seu ponto forte é a integração direta com campanhas e leads de marketing.
Indicado para PMEs em expansão que precisam de personalização e automação, o Zoho CRM é altamente configurável, com regras de automação, dashboards e integrações. Além disso, possui um ecossistema completo da Zoho (Finance, Campaigns, etc.). Seu ponto forte é a flexibilidade para adaptar o CRM ao processo da empresa.
A plataforma Salesforce possui a versão Essentials, que é simplificada e mais acessível, pensada especialmente para pequenas e médias empresas. É ideal para PMEs mais maduras, com processos mais complexos ou volume de vendas alto, oferecendo muitos recursos de automação e relatórios. É um pouco mais caro que grande parte dos CRMs indicados para PMEs, porém, seu ponto forte é justamente sua robustez e escalabilidade em ambientes corporativos.
Se o orçamento está limitado e sua empresa ainda não tem certeza de quais funcionalidades são realmente úteis para o negócio: temos uma boa notícia. Algumas das opções listadas anteriormente oferecem seus recursos de CRM para pequenas empresas grátis. Ainda que sejam limitados, tanto em questão de número de usuário, como funcionalidades, integração e detalhes disponíveis em relatórios, podem ser a solução perfeita para uma PME entrar no mundo da digitalização.
O CRM do Hubspot possui um plano gratuito que oferece cadastro de contatos e empresas, funil de vendas e negócios, tarefas, reuniões, rastreamento de e-mailse-mail tracking, chat ao vivo e formulários. Porém, muitos módulos são pagos. Já o plano gratuito do CRM do Bitrix24 oferece um CRM completo com múltiplos pipelines, gestão de tarefas e projetos, chat interno, calendário, chamadas de vídeo e armazenamento em nuvem. Algumas funções avançadas funcionam somente no plano pago, porém, o número de usuários é ilimitado.
O Zoho CRM possui em seu plano grátis a possibilidade de registrar até 3 usuários, gestão de contatos, contas, leads e tarefas, funis de vendas e painéis básicos. No entanto, algumas integrações e automações só estão disponíveis nos planos pagos. Por último, os recursos gratuitos do RD Station CRM incluem cadastro de leads, pipeline de vendas, registro de atividades e tarefas e histórico de interações. Já os relatórios e automações mais avançadas só estão disponíveis nos planos pagos.
Seja sua empresa micro, pequena ou média, pensar em escalabilidade é fundamental para que ela possa crescer de modo seguro, eficiente e sustentável. Além de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, escolher uma plataforma de CRM para PMEs também é uma garantia de que cada oportunidade de venda, cada lead captado e cada cliente conquistado seja tratado estrategicamente e com inteligência.
Como vimos, o mercado hoje oferece muitas opções de ferramentas, por isso, o ideal é começar com uma solução que atenda às suas necessidades atuais e que também permita a evolução no seu negócio conforme os processos amadurecem. Um software de CRM grátis ou de baixo custo pode ser uma ótima alternativa para quem está dando os primeiros passos na digitalização de um negócio, e pode ser um grande aliado na organização comercial e no aumento da produtividade. O mais importante nessa etapa é que o CRM escolhido seja fácil de usar, adaptável e possua os recursos básicos para a sua empresa.
Agora que você já é um expert e conhece as principais vantagens e algumas opções de CRM para PMEs, o próximo passo já sabe qual é: experimentar! Teste, explore e descubra qual ferramenta faz mais sentido para o seu tipo de negócio.