Cadastrar

As 7 principais dicas de gerenciamento de funcionários

Ariane Jaeger
28 de outubro de 2021
Última atualização: 3 de novembro de 2021

Lidar com pessoas nem sempre é simples. E quando o assunto são colaboradores que atuam sujeitos ao mesmo ambiente de trabalho, pode ser um desafio ainda maior fazer o correto gerenciamento de funcionários.

Para simplificar a atuação de líderes e gestores, trazendo ótimos resultados para a empresa e departamento de RH, reunimos as principais dicas de gestão de funcionários. Confira nossas 7 principais dicas a seguir e as aplique para construir uma cultura empresarial mais saudável.

Por que gerenciar funcionários? Confira bons motivos

Manter uma equipe satisfeita e produtiva interfere de maneira drástica sobre o alcance de resultados. Por si só, este já é um motivo e tanto para gerenciar funcionários. Mas, existem vários benefícios por trás de um gerenciamento adequado. Quer saber quais?

  • Antes de tudo: os colaboradores se sentem mais valorizados quando a companhia se preocupa com eles;
  • Funcionários engajados trabalham com maior produtividade;
  • Uma boa gestão agrega maior índice de retenção de talentos e redução da rotatividade – problema sério para várias empresas;
  • Quando bem pensado, o gerenciamento estimula relações de trabalho saudáveis, que agregam para empregador, líderes e funcionários (de forma multifacetada). 


Considerando tantos motivos bons, certamente vale a pena dedicar atenção especial para o gerenciamento de rotina de trabalho e relacionamento com os funcionários. Nos tópicos a seguir, confira algumas dicas para garantir que sua equipe esteja bem acompanhada.  

Dicas para o gerenciamento de funcionários

Entende a importância do gerenciamento e quer alavancar a relação da empresa ou do gestor com os colaboradores? Tenha mais índice de sucesso seguindo as dicas abaixo:

1. Tenha uma comunicação clara

A falta ou a ineficiência de comunicação pode acarretar problemas sérios para o ambiente empresarial – e não só para o relacionamento entre funcionários. Portanto, é crucial que todas as informações sejam trocadas e repassadas de forma clara e assertiva.

Quanto mais transparente for o processo, maior o índice de sucesso a ser obtido. É importante ter em mente que as ferramentas de comunicação selecionadas devem seguir o perfil da sua equipe. Para garantir a satisfação de todos, o ideal é optar por uma interface como o Bitrix24, que oferece diversos canais para o time conversar.

2. Incentive a troca de feedbacks construtivos

Para o senso comum, nem sempre os feedbacks são encarados de forma positiva. Mas, conforme amadurecemos profissionalmente, precisamos entender que as críticas produtivas podem ser muito bem aproveitadas. Muitas vezes, é esse espírito que falta entre uma empresa e seus funcionários.

Portanto, não foque em apenas estabelecer metas. Dê um retorno para a equipe sobre como está o seu desempenho. Elogie quando possível e não dê broncas – mas sim instruções de como alcançar processos melhorados.

Cordialidade, respeito mútuo e liderança ajudarão a fazer com que os feedbacks sejam construtivos e possam gerar o impacto positivo desejado.


3. Crie metas e as exponha para a equipe

No gerenciamento de funcionários, não basta mensurar o cumprimento de metas e resultados. É preciso ser transparente ao expor para todos quais são as metas e objetivos comuns da equipe. Em seguida, lógico, cada um deve trabalhar com suas atividades. Mas ter uma noção do princípio por trás daquilo pode fazer toda a diferença.

Alie a criação de tarefas e projetos para ajudar a gerenciar funcionários e permitir que todos tenham o acesso às metas gerais e individuais, coordenando melhor suas atividades.

4. Estimule a motivação e senso colaborativo

A maioria das pessoas passa um terço do seu dia trabalhando. Então, não há como negar que o ambiente laboral é essencial (e altamente influenciador) em suas vidas. Ao instigar para que os funcionários se sintam engajados e motivados entre si, os benefícios tendem a ser maravilhosos.

Vínculos duradouros, satisfação e a criação de um senso de comunidade somam produtividade, retenção e resultados. Por isso, valorize seus colaboradores e auxilie para que todos se sintam acolhidos e como parte de um único time.

5. Ofereça treinamentos aos colaboradores

Cobrar incansavelmente é um erro. Se você sente que seus funcionários estão com alguma dificuldade específica ou se há um ponto a ser potencializado, estimule-os por meio de treinamentos.

Felizmente, o ramo de treinamentos e capacitações já está bem desenvolvido. Portanto, os responsáveis pelo gerenciamento de funcionários encontram à disposição uma gama de opções de desenvolvimento para alavancar a performance dos colaboradores.

Além de treinamentos técnicos, existem capacitações motivacionais, corporativas, programas de mentoria e até abordagens divertidas por meio da gamificação. Exemplos incluem até treinamentos para melhorar habilidades como organização e gestão de tempo – que impactam diretamente sobre a produtividade.

6. Crie e mantenha um ambiente de trabalho confortável e agradável 

O ambiente de trabalho é capaz de influenciar drasticamente sobre o nível de motivação e produtividade. Ao realizar o gerenciamento de funcionários, não se preocupe apenas em saber se as metas estão sendo cumpridas.

Veja se condições básicas de bem-estar estão sendo fornecidas para a realização do papel profissional. Acredite: os resultados serão ainda mais incríveis!


7. Utilize um software de gestão de funcionários

Somente pelas dicas anteriores, já foi possível notar que há muitos pontos a analisar quando se administra os funcionários. É preciso cuidar do onboarding, garantir que os já integrados estejam cumprindo suas metas, avaliar o desempenho da equipe e muito mais.

Então, por que não conquistar um processo simplificado, organizado e automatizado com a ajuda da tecnologia? Softwares como o Bitrix24 possibilitam o gerenciamento de tempo no trabalho, organização de tarefas/metas, comunicação em equipe, calendários de grupo e até mesmo promover uma rede social corporativa.

Com a gestão de funcionários, sua empresa só tem a ganhar

Engana-se quem pensa que os benefícios de uma boa gestão só são sentidos pelos colaboradores. Quando bem realizado, o gerenciamento de funcionários cria um ambiente propício para o melhor alcance de resultados.

Melhoria do espaço de trabalho, melhor performance dos funcionários, aumento dos índices de motivação e produtividade e mais atração e retenção de talentos são apenas algumas das vantagens.

Aplicando as dicas que você conferiu neste artigo, sem dúvidas, se tornará muito mais simples alcançar uma excelente gestão de colaboradores e usufruir de todos os seus benefícios. Experimente!

Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
As 10 melhores ferramentas para o teletrabalho em equipe
7 dicas básicas para melhorar seus processos de negócios
8 dicas de gerenciamento de e-mail para sua equipe
9 dicas cruciais para reduzir a rotatividade de funcionários
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.