Cadastrar

7 dicas de negócios para melhorar a satisfação dos funcionários

Ariane Jaeger
18 de novembro de 2021
Última atualização: 11 de novembro de 2021

Procurando maneiras de reduzir a rotatividade e levar ao aumento da satisfação do funcionário? Com dicas práticas, saiba como deixar os colaboradores mais contentes e atingir resultados incríveis no ambiente de trabalho!

O que é satisfação do funcionário?

Um negócio é formado por pessoas. Por isso, todas as empresas deveriam ter como objetivo engajar e satisfazer os seus colaboradores. Em teoria, a satisfação de um funcionário reflete no quanto ele se sente contente em fazer parte daquela empresa.

Na prática, todo o entusiasmo é dependente de várias vertentes, que devem ser avaliadas com cautela por líderes, gestores e empregadores. Os principais influenciadores sobre a satisfação incluem: recursos, gestão, remuneração, flexibilidade, senso colaborativo, carga de trabalho, bem-estar e ambiente laboral.

É importante ter em mente que a satisfação dos colaboradores deve estar associada ao engajamento deles – bem como ao seu nível de desenvolvimento. Afinal de contas, o fato de um funcionário estar contente não significa que ele está em plena interação ou comprometimento com sua equipe de trabalho.

Qual é a importância da felicidade e satisfação dos funcionários?

Mas por que é preciso, afinal, priorizar e focar no aumento da satisfação do funcionário? São vários os motivos para se preocupar com o aumento da satisfação dentro de uma equipe.

O primeiro deles, sem dúvidas, é a capacidade que os níveis de satisfação positivos possuem em reduzir o turnover empresarial. Ou seja: quanto mais satisfeitos os funcionários, menor tende a ser o índice de rotatividade da empresa.

O segundo está relacionado com o fato de que funcionários satisfeitos e engajados impulsionam o crescimento e inovação do negócio. Em conjunto, lógico, atuam com maior produtividade no ambiente de trabalho. Assim, por agirem entusiasmados com aquilo que fazem, alavancam a obtenção de excelentes resultados e se preocupam para que a companhia seja bem-sucedida.

Dicas para melhorar a satisfação dos funcionários:

Garantir a felicidade e satisfação dos funcionários vai além de pagar um bom salário. Logo a seguir, encontre maneiras de promover isso e obter o máximo com cada membro da sua equipe de trabalho.



1. Promova o bem-estar  

Para manter uma força de trabalho eficiente, os empregadores devem promover o bem-estar e construir uma cultura de trabalho que o incentive. A fim de gerar o aumento da satisfação do funcionário, é preciso pensar à nível emocional, físico, financeiro e psicológico.

Quando o bem-estar é estimulado, os funcionários tendem a ter um maior senso de responsabilidade, engajamento e produtividade – além da consequente redução do estresse no ambiente laboral. Isso garante um espaço rico em promoção e sessões de bem-estar colaborativo. Programas especiais para funcionários podem ser uma excelente opção!

2. Reconheça e valorize os seus funcionários

Muitos empresários pensam que a valorização e o reconhecimento só estão relacionados com a remuneração. Embora, logicamente, os benefícios sejam bem-vindos para reter e satisfazer funcionários, isso não é pura verdade. Principalmente em um mundo em que o emocional pesa cada vez mais.

O aumento da satisfação do funcionário deve envolver práticas que o façam se sentir valorizado. Afinal de contas, não há nada melhor do que ser apreciado e gratificado por aplicar suas habilidades de forma exímia. Estimular o psicológico e reconhecer os colaboradores os mantêm motivados e faz com que eles deem o seu melhor para aquele trabalho.

3. Estimule a criação de uma cultura de feedbacks

Para que todos saiam ganhando, não basta apenas parabenizar os colaboradores pelo seu trabalho. Quando as coisas não vão bem, é preciso que o time esteja aberto para receber feedbacks.

Capacitar os colaboradores para encararem opiniões de forma construtiva deve ser uma preocupação do gestor de equipe. Só assim é possível garantir o aumento da satisfação do funcionário e melhoria dos serviços prestados por ele e outros membros do time.

4. Mantenha a equipe engajada

Como mencionamos anteriormente, o engajamento deve andar junto com a felicidade e satisfação dos funcionários. E ele não deve ser promovido apenas de forma individualizada, mas sim em todo o time de trabalho.

Quando equipes atuam em plena interação, estabelecendo um senso de comunidade e se comunicando com efetividade, fica mais fácil colaborar e chegar aos desfechos desejados – com o máximo de satisfação e produtividade. Explorar uma rede social colaborativa pode ser uma excelente maneira para ajudar a promover tudo isso.

5. Abra espaço para a criatividade e o desenvolvimento

Não há nada mais limitador do que não encontrar espaço para desenvolver suas habilidades e expor a sua criatividade. Não é à toa que multinacionais inovadoras focam ao máximo em abrir espaço para a inovação e propulsão da carreira profissional do próprio colaborador.

Em conjunto, isso auxilia não só para o aumento da satisfação do funcionário, como também para a obtenção de eficiência e melhores resultados em sua função no trabalho. Além da estimulação no dia a dia, através de ambiente e cultura propícios, treinamentos e capacitações periódicos também podem impulsionar.


6. Tenha um ambiente de trabalho organizado

A gestão dentro da própria empresa pode impactar de forma drástica o nível de entusiasmo dos colaboradores. Falta de organização das atividades e da colocação dos próprios recursos faz com que a experiência em vivenciar o dia a dia de trabalho não seja tão agradável.

Por isso, é extremamente bem-vindo organizar processos e contar com um software de qualidade para melhorar o desempenho e satisfação dos funcionários. No Bitrix24, por exemplo, as empresas podem controlar todos os seus processos em apenas um lugar. E isso vai desde o gerenciamento de tarefas até o RH. Vale a pena explorar!

7. Mensure a satisfação dos seus colaboradores 

Por último, mas não menos importante, os negócios devem se preocupar em elaborar uma pesquisa de satisfação de funcionários. Compreender pontos de melhoria é essencial para o aumento da satisfação do funcionário, redução da rotatividade e alcance de excelentes resultados.

Seja uma organização pequena, média ou grande, é necessário realizar pesquisas semestrais (ou mesmo anuais) para coletar informações de como anda o índice de satisfação dos colaboradores. Como cada companhia possui seu próprio dia a dia e cultura empresarial, só o time responsável será capaz de criar sua própria pesquisa de satisfação de funcionários.

Ter uma caixa de sugestões anônima também é uma forma incrível de estimular opiniões. Além de encontrar pontos de melhoria importantes e saber o que os colaboradores esperam e pensam sobre a atuação da organização. 

O aumento da satisfação do funcionário deve ser sua prioridade

Seja você dono de uma empresa, líder de equipe ou gestor, deve haver a preocupação constante com a satisfação dos funcionários. Cada vez mais, a força de trabalho humano é um dos principais recursos empresariais. Por isso, reter bons talentos e estimulá-los a darem o seu máximo é essencial.

Conte com o Bitrix24, uma plataforma colaborativa de última geração, para manter o fluxo de trabalho organizado, incentivar a comunicação e interagir ainda mais com o seu time!
Free. Unlimited. Online.
O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.
Cadastrar
Você pode gostar também
Pontos-Chave e Erros a Evitar em Propostas de Projetos Eficazes
Gerenciamento de faturas para as pequenas empresas: 8 dicas para os empreendedores
Como a centralização no cliente pode prejudicar seus negócios
O que é escuta ativa: 7 estratégias para aprimorá-la e fechar mais vendas
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação - Saiba mais.
Agora você está na versão lite da página. Se deseja encontrar mais informações sobre nossa política de cookies, por favor, vá para a versão completa do site.