Como fazer o ano laboral mais produtivo para você e sua equipe

190 min de leitura
Ariane Jaeger
20 de março de 2018
Última atualização: 11 de abril de 2024
Como fazer o ano laboral mais produtivo para você e sua equipe

Você já fechou um negócio fantástico, que você pode facilmente considerar o melhor negócio da sua vida? Às vezes, nossos melhores projetos são os que são cuidadosamente planejados. Outras vezes, negócios incríveis estão cheios de surpresas. Infelizmente, não podemos controlar surpresas, mas podemos sim controlar nossos planos.

O estabelecimento de metas é uma parte importante de criar e fazer crescer o negócio. De acordo com a 4ª Pesquisa Anual da Staples National Small Business (Nasdaq: SPLS), 61% dos empresários (61 por cento) sofrem de síndrome do "pingue-pongue" como resultado de saltar constantemente entre demandas de trabalho concorrentes e distrações. Esses números poderiam ter sido muito menores se as empresas aproveitarem o estabelecimento de metas. Os objetivos nos dão a direção a seguir e simplificar a tomada de decisões nos negócios.
Aqui está um plano passo-a-passo de como tornar o ano laboral mais produtivo:

1. Reveja as metas anteriores

Mesmo antes de você começar a planejar, dê uma olhada nos objetivos de ano passado. Este passo não pretende deixá-lo frustrado com os objetivos não cumpridos. Destina-se a fazer com que você dê uma olhada para si mesmo e para o seu negócio de uma perspectiva mais sábia. Veja quais objetivos você estava perseguindo incansavelmente e quais objetivos você ignorou completamente. A análise da sua lista de ano passado pode ensinar-lhe muito sobre a forma de que você conduz o negócio.

A chave para criar uma lista operacional é estabelecer as metas que você considera viáveis. Esta análise da lista de ano passado irá ajudá-lo a entender suas prioridades e receber o feedback para criar uma lista mais produtiva para futuro.

2. Comemore êxitos anteriores

Outro motivo porque você precisa reavivar sua lista de ano passado é ver quais metas você alcançou até agora. O estabelecimento de metas é uma ciência, bem como a realização de metas. Certifique-se de celebrar os sucessos do último ano. O sucesso pode ser qualquer coisa - de alcançar os KPIs de vendas da sua empresa para melhorar suas habilidades pessoais de comunicação.

A maioria das empresas dão festas do Ano Novo, mas raramente organizam algo especial após a realização da meta do negócio. Faça com que seus funcionários acreditem que alcançar o objetivo da empresa é um evento celebrado a par com a festa do Ano Novo

3. Defina metas específicas




Depois de revisar os objetivos do seu ano passado e reconhecer os sucessos, determine o que deseja alcançar no futuro. Ao estabelecer novos objetivos, é importante ser específico e seguir os critérios S.M.A.R.T.

As empresas geralmente estabelecem grandes objetivos descarados para depois frustrarem-se com a falta de vontade e a baixa motivação dos funcionários. A missão, a visão e os grandes objetivos são importantes para o negócio. Eles fornecem o maior significado para a existência do negócio. Mas ter esses recursos não é suficiente. Você precisa dividir os grandes objetivos em objetivos de curto prazo. Como Phillip C. McGraw diz: "A vida é uma maratona, não um sprint". É fácil imaginar o domínio global e um fluxo de lucros, mas sem passos acionáveis, esses grandes objetivos nunca podem ser alcançados.

Por exemplo, dizendo que você vai agilizar os processos de gerenciamento de projetos não vai empurrar você para acionar. Pelo contrário, "criar um plano de trabalho passo-a-passo para desenvolver o site em fevereiro" é um objetivo mais concreto, que coloca a sua atenção na coisa certa.

Além disso, você queria aumentar as chances de sucesso, e uma maneira de fazer isso é antecipar problemas. Quando você cria objetivos de curto prazo, pense em problemas que você possa encontrar ao longo do caminho. Descreva formas de superar os problemas de antemão - desta maneira você estará mais preparado e com menor facilidade irá abandonar os objetivos.

Está procurando uma maneira simples e fácil de definir metas para sua empresa? Tente melhorar seus processos de estabelecimento de metas e gerenciamento de tarefas tanto pessoais quanto de empresa com a ajuda de gerenciamento de projetos ou software de CRM.

4. Mantenha-se focado no processo

Quando você se concentra no processo em vez dos resultados, é mais fácil cumprir seus objetivos. Se você prestar atenção no processo, o trabalho torna-se emocionante e agradável. Você gera valor por concentrar todo o esforço no momento atual. Esta abordagem permite que você evite adiamento e perfeccionismo. As pessoas tornam-se muito relutantes em fazer qualquer coisa se percebem objetivos como algo que deve ser alcançado no futuro.

A realidade é que o crescimento do negócio exige um empenho implacável com a visão. Mas imagine viver todos os dias tentando se aproximar a essa visão distante. É difícil. É por isso que você precisa reconhecer o processo como uma única coisa que leva a um futuro maior, mas use a perspectiva como uma fonte de inspiração.

5. Planeje prêmios

O estabelecimento de metas ajuda-nos a crescer profissionalmente e pessoalmente. Todo mundo tem suas próprias razões pelas quais eles querem crescer, mas não importa quais são os seus motivos, deve existir algo agradável para você na conquista da meta. Não deve se sentir como uma tarefa, que você odeia fazer. Para transformar objetivos em desafios emocionantes, imagine prêmios que você irá obter, uma vez que você atingir seus objetivos.

Planeje prêmios até pelos êxitos mais pequenos e comunique-os à equipe. Quer se trate de um evento comemorativo ou uma promoção, os funcionários devem saber que seus esforços serão recompensados e apreciados. Quando você encontrar maneiras de celebrar os sucessos de uma forma que reforça seu desejo de perseguir objetivos, a conquista da meta deixa de ser um trabalho e se torna uma viagem. Planeje diferentes tipos de prêmios: um para fazer os primeiros passos, outro para estar a meio da viagem e, finalmente, planeje um grande prêmio no final do ano.

6. Procure a contribuição dos funcionários

Você pode ter uma compreensão clara para onde você quer que a empresa venha. Mas seus funcionários serão os únicos a transformar esta visão em realidade. A co-criação de objetivos com seus funcionários pode aumentar as chances de sucesso. Além disso, se você estabelecer uma rotina constante de compartilhar relatórios de progresso regulares, você receberá feedback valioso de pessoas na linha de frente. Ao comunicar metas para a equipe, você está criando uma cultura de compartilhamento, que ajuda os funcionários a compartilhar seus objetivos pessoais com a equipe.

Se você é um executivo, faça relatórios de progresso regurales uma prioridade. Além disso, incentive a equipe para trabalhar não apenas nos objetivos de negócios, mas também no desenvolvimento profissional deles. Isso pode implicar despesas de educação para o negócio, mas estudos mostram que as pessoas estão mais dispostos a gerar valor no lugar de trabalho caso seus objetivos de desenvolvimento pessoal sejam considerados importantes.

7. Alinhe os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários




Muitas vezes, os objetivos dos funcionários e os objetivos da empresa entram em conflito. Você deve notar e eliminar esses casos. Por exemplo, você pode ter grandes objetivos para aprimorar a experiência do cliente, mas caso suas ferramentas estejam desatualizadas, não há nada que os funcionários podem fazer para melhorar a experiência dos clientes. Antes de comunicar o plano para o próximo ano a seus funcionários, mergulhe nos pormenores e veja como seus objetivos de curto prazo formam um roteiro claro e direto que leva às metas e visão de longo prazo.

Todos na organização devem ver como seu trabalho suporta a realização da meta. Caso sua empresa for de grande porte, você também deve criar um roteiro separado que mostre como os objetivos pessoais dos empregados levam ao sucesso da equipe e, em seguida, aos objetivos da empresa. Compreender o quanto diferentemente os departamentos organizacionais interagem e como cada colaborador contribui para o objetivo da empresa irá contribuir muito para a execução operacional e aumentar o moral dos funcionários.

Palavra final


Definir metas é uma maneira perfeita para começar o ano laboral numa nota positiva e produtiva. Os objetivos nos dão a direção a seguir e nos ajudam a nos conectar melhor com nossas paixões e desejos. No ambiente de negócios os objetivos tem uma influência direta na produtividade e lucratividade da empresa. Caso você quiser aumentar sua renda ou se expandir para os novos mercados, os objetivos têm o poder de nos aproximar ao futuro imaginado.

O Bitrix24 fornece um conjunto completo de ferramentas de colaboração social, comunicação e gerenciamento para sua equipe, inclusive CRM, compartilhamento de arquivos, gerenciamento de tempo, calendários e muito mais. Experimente agora mesmo! É grátis e para usuários ilimitados.

Mais populares
Prompts para o CoPilot
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Conheça o Bitrix24 CoPilot!
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Assinatura de documentos eletrônicos no Bitrix24
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
1 min de leitura
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
1 min de leitura