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Como organizar meu escritório em casa? Ideias para trabalhadores remotos

Ariane Jaeger
14 de abril de 2021
Última atualização: 15 de abril de 2021

Trabalhar em casa requer organização. Afinal: é preciso se livrar de todas as distrações familiares para poder focar totalmente nas atividades laborais. Não faz ideia de como organizar o escritório em casa?

Nesta página, confira ideias simples e práticas para organizar o escritório e ter sucesso com o trabalho remoto – mesmo que você não tenha um grande espaço físico para trabalhar.

Antes de iniciar: qual é a diferença entre trabalho remoto e home office?

O número de empresas que vem adotando o home office vem aumentando cada vez mais. Paralelamente, são muitos os profissionais que passam a atuar com o trabalho remoto, não dependendo de um espaço restrito para operar.

Diante deste cenário, muitos se perguntam sobre a diferença entre trabalho remoto e home office. Você sabe o que diferencia ambos os regimes de trabalho?

Trabalho remoto x home office

Como a própria tradução literal já sugere, o termo ‘home office’ significa trabalhar dentro da própria casa. Embora as funções do home office possam ser exatamente as mesmas do trabalho remoto, este segundo modelo de trabalho não possui qualquer limitação de espaço.

Isso significa que, no trabalho remoto, o profissional pode atuar a partir do seu escritório remoto, na localização que desejar – seja na praia, num coworking ou qualquer ambiente em que se sinta confortável.

Na verdade, não importa se você atua só dentro de casa (home office) ou através de um trabalho digital pelo mundo. Dicas gerais são válidas para saber como organizar o escritório, independente da maneira com que você conduz seu trabalho digital. 

Ideias simples e práticas para organizar o escritório remoto

Quem trabalha remotamente sabe que o ato pessoal de ‘organizar meu escritório’ não é uma tarefa fácil.

Ainda assim, algumas dicas podem ser úteis para quem está começando a atuar – tanto no home office quanto no trabalho remoto. Acompanhe e aproveite para colocar em prática, sabendo como organizar o escritório.


1. Tenha um local específico para trabalhar 

Quando o assunto é home office, muitas pessoas confundem vida pessoal e familiar. E isso atrapalha não só a produtividade profissional, como a própria saúde mental.

Para evitar problemas, o ideal é reservar um espaço só para o seu trabalho. Caso não seja possível ter um ambiente isolado, uma mesa/escrivaninha com os objetos bem organizados já pode ajudar.

2. Esqueça aquelas imensas pilhas de papéis 

Em casas sem muito espaço, minimalismo é essencial. Quer saber como organizar um pequeno escritório? Uma gestão de documentos on-line pode ser uma grande aliada!

Além de economizar espaço com armários, é possível manter uma organização impecável – tendo cada documento no seu devido lugar. E lógico: essa dica é ainda mais válida para quem atua com o trabalho totalmente remoto, o que permite trabalhar e se planejar sem precisar operar em um único lugar.

3. Garanta uma boa iluminação ambiente

Produtividade e bem-estar estão intimamente ligados com a iluminação ideal. Por isso, garanta que o seu espaço de trabalho esteja confortável e muito bem iluminado.

Preste atenção em detalhes como o posicionamento de luminárias, uso de spots de luz e a maneira com que você vai utilizá-los. Em muitos casos, é válido usar diferentes cores (temperaturas) de luz entre o ambiente de trabalho e a casa. Assim, fica mais fácil ‘mostrar para o cérebro’ quando é hora de descansar ou de trabalhar.

Se você não tem ideia de como organizar o escritório tendo em conta a iluminação, informe-se com os profissionais da área para entender mais sobre as indicações de luzes, temperatura ou posicionamento ideal.

4. Utilize lembretes para não deixar passar nenhum detalhe

Lembretes e anotações podem ser muito bem-vindos para deixar a rotina mais prática. Quando falamos sobre trabalho remoto, isso poupa tempo e agrega produtividade.

Para quem quer deixar o ambiente mais neutro e sem centenas de post-its e papeizinhos, um bom quadro Kanban on-line pode auxiliar.

O Kanban é uma ferramenta para separar o trabalho em três etapas: tarefas feitas, em progresso e a fazer. Vale a pena explorá-la se você procura soluções visuais que ajudem a tornar o escritório remoto e o trabalho mais fluido e agradável.


5. Deixe o local com a sua cara

Sentir-se bem é um fator que exerce muita influência sobre sua atuação profissional. Pessoas tendem a trabalhar de forma muito mais satisfatória e proveitosa em um ambiente no qual se sintam confortáveis.

Então, que tal adicionar um toque de personalidade para deixar o escritório com a sua cara? Embora não seja recomendado encher o ambiente com várias coisas, pequenos detalhes podem fazer a diferença para deixar o espaço ideal.

Não faz ideia de como organizar o escritório do ponto de vista decorativo? Comece incluindo alguns itens que te agradam, deixando o local bem aconchegante para trabalhar.

6. O último segredo de como organizar o escritório: foque no essencial

Sabe aquela ideia de que o ‘menos é mais’? Por sorte, ela se encaixa perfeitamente para o home office ou qualquer escritório remoto.

Quanto mais compacto for o seu ambiente, maior será o seu conforto e eficiência diária para trabalhar nele. Da mesma maneira, quanto menos itens você tiver no escritório, mais fácil será se organizar para que o trabalho flua perfeitamente.

Trabalhar em um ambiente minimalista traz inúmeras vantagens:

· Oferece maior eficiência para a rotina de trabalho;

· Evita a perda de tempo procurando por objetos/papéis perdidos na bagunça;

· Permite organizar melhor o escritório dentro de casa;

· Poupa espaço que poderia ser mais bem aproveitado;

· E, claro, soma pontos para bem-estar, qualidade de vida e produtividade.

Tais insights podem ser incríveis para saber como organizar um pequeno escritório, até para quem não tem muito espaço para se organizar.

Organize o escritório e ganhe produtividade

Manter o escritório remoto organizado é algo que vai muito além do simples apelo visual. Uma boa estrutura vai permitir que você atue com maior satisfação, trabalhe de forma eficiente e produza ainda mais.

Bons softwares para trabalho remoto, como o Bitrix24, também podem fazer a conexão perfeita entre estrutura home office e a organização que você precisa para trabalhar – incluindo ferramentas para gerenciamento de projetos, calendários, tarefas em equipe e muito mais.

Depois de conferir dicas e ideias sobre como organizar o escritório remoto, adapte-as para a sua realidade e aproveite todas as vantagens para a rotina do trabalho digital.

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