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Chat empresarial seguro no Brasil: como proteger dados e manter a conformidade

Ariane Jaeger
7 de agosto de 2025
Última atualização: 9 de setembro de 2025

Os chats empresariais há muito tempo se tornaram uma ferramenta essencial para a comunicação síncrona e assíncrona entre times, inclusive com todas as pessoas presentes em um mesmo ambiente. Nos últimos anos, com a adoção massiva das modalidades de trabalho híbridas e remotas, passou a ser imprescindível para qualquer empresa a implementação de plataformas de mensagens para comunicação interna. E com ela, uma necessidade básica: um chat seguro. 

Quando falamos em chat seguro dentro das empresas, nos referimos a uma série de problemas que é preciso evitar ao utilizar esse tipo de ferramenta de mensagens, como a não conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Uma ferramenta que não esteja sendo usada em conformidade com a lei brasileira pode levar a vazamentos de informações confidenciais, facilitar o risco de golpes como o phishing, dificultar a rastreabilidade e controle, impossibilitar a integração com sistemas de compliance, entre outros. 

Por isso, escolher bem a plataforma de comunicação interna é fundamental em qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. Nesse contexto, o Bitrix24 se destaca por oferecer uma ferramenta de chat seguro integrada a um espaço de trabalho online completo, focado na colaboração e em conformidade com as exigências legais. Com funcionalidades como criptografia de ponta, controle de acesso e integração com outros sistemas, a plataforma permite centralizar a comunicação e os processos em um ambiente eficiente e 100% protegido.

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Se essa é uma preocupação atual na sua empresa, continue lendo este artigo para entender melhor quais são os principais riscos do uso inadequado dos chats corporativos e como escolher ferramentas seguras. 

O que é segurança digital e privacidade 

Sancionada no ano de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei n° 13.709/2018, está em vigor no Brasil desde setembro de 2020. Sua principal finalidade é garantir segurança no que diz respeito ao recolhimento, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. 

Em outras palavras, a LGPD visa regular a proteção de dados pessoais por meio de uma série de regras claras sobre o tratamento de dados realizado tanto por órgãos públicos como privados. E isso, é claro, vale para toda a informação compartilhada em conversas realizadas em salas de bate-papo internas de empresas. 

E essa lei existe justamente porque, nos anos anteriores à sua criação, houve uma onda gigantesca de vazamentos de dados no Brasil, que em 2019 chegou a aumentar 493%. Foram simplesmente mais de 205 milhões de dados expostos de forma criminosa.

Desde que entrou em vigor, a lei passou a obrigar as empresas que usam este tipo de ferramenta a implementar um ambiente seguro para dados das pessoas envolvidas. LGPD e chat passaram a formar parte do mesmo contexto, e tanto as organizações como as plataformas de mensagens tiveram que se adaptar aos 10 princípios da lei:

  1. Finalidade
  2. Adequação
  3. Necessidade
  4. Livre acesso
  5. Qualidade dos dados
  6. Transparência
  7. Segurança
  8. Prevenção
  9. Não discriminação
  10. Responsabilização
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Segurança digital e gestão de dados no chat corporativo  

Os arquivos das ferramentas de chat de empresa normalmente estão repletas de dados confidenciais, detalhes privados de clientes e colaboradores e informações estratégicas da companhia, tornando-se o alvo ideal de pessoas mal intencionadas. Por isso, a segurança digital nas empresas é fundamental ao implementar este tipo de ferramenta para a comunicação entre as equipes. Nesse contexto, segurança digital e LGPD andam juntas, já que o objetivo da lei, como mencionamos acima, é proporcionar segurança na coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.

Antes de escolher a ferramenta de comunicação adequada, é essencial compreender os pilares da segurança digital empresarial e os cuidados necessários com a privacidade dos dados. Esses dois fatores caminham lado a lado e devem estar no centro da estratégia de qualquer organização que deseja se manter protegida e em conformidade com a legislação. Com isso, é possível evitar riscos como:

Vazamento de dados intencional ou não 

O envio e troca de dados privados, como dados de clientes, contratos confidenciais, documentos e informações financeiras, pode ficar totalmente desprotegido se o aplicativo utilizado não oferecer a segurança necessária. Nesse caso, tanto o vazamento intencional (ocasionado por má-fé de pessoas que possam ter acesso a essas informações) quanto o acidental (por um equívoco ou por falta de conhecimento) tornam-se ameaças constantes. E as consequências podem ser desastrosas: prejuízos financeiros pelas multas regulatórias, danos à reputação da empresa, quebra de contratos com parceiros e clientes e até mesmo processos judiciais. 

Malwares e ataques cibernéticos

Se falta segurança no aplicativo de comunicação interna, o risco de que um usuário (colaborador interno ou externo da empresa, parceiro ou provedor) possa ser hackeado aumenta e as consequências podem ser irreparáveis. Mas não é preciso ir tão longe: um simples compartilhamento de link com uma tentativa de phishing dentro da ferramenta pode comprometer gravemente os dispositivos, provocar o roubo de dados e até mesmo disseminar vírus nas redes da empresa. Muitas vezes, sem qualquer intenção de causar danos, uma pessoa pode compartilhar um link nocivo, e o estrago já estará feito.

Falta de backup e recuperação de dados

Se a ferramenta de chat corporativo utilizada pela empresa não conta com sistemas automáticos de backup ou planos de recuperação de dados, poderá colocá-la em situações críticas em caso de falhas técnicas, exclusão acidental ou ataques cibernéticos, como os mencionados acima. A perda de conversas importantes, aprovações internas e informações sensíveis pode comprometer decisões estratégicas e gerar prejuízos operacionais e legais.

Autenticação fraca

Quando a plataforma de chat empresarial não oferece mecanismos robustos de autenticação, como autenticação multifator (MFA), controle de permissões por níveis ou integração com diretórios corporativos, o risco de acessos não autorizados aumenta. Ex-funcionários, terceiros ou até usuários mal-intencionados podem explorar brechas para obter informações confidenciais. A ausência de uma boa governança de acesso torna vulnerável todo o sistema de comunicação interna e compromete a integridade dos dados compartilhados.


Como escolher um chat online seguro para sua empresa

Agora que você já tem uma ideia de como reconhecer os fatores que podem ser um risco de segurança em chat empresarial e o que é segurança corporativa, chegamos ao ponto crucial: saber o que é preciso considerar ao implementar uma plataforma de comunicação segura ou um chat privado seguro. 

Esses são alguns dos fatores que devem ser considerados:

Integração com outras ferramentas

A integração do chat com sistemas já utilizados pela empresa (como plataformas de gestão de usuários, autenticação, CRM, ERP, etc.) permite unificar a gestão de acessos e permissões, o que reduz falhas humanas, duplicidade de credenciais e vulnerabilidades. Quando o chat se comunica com outras ferramentas (como gerenciadores de tarefas, armazenamento de arquivos, calendários e e-mails), também é possível manter um histórico centralizado de tudo o que foi feito, decidido e compartilhado. Além disso, fica mais fácil aderir a políticas internas de compliance.

Facilidade de uso 

Se a ferramenta escolhida pela empresa for difícil de usar, existe o risco de que as pessoas optem por formas mais fáceis de se comunicar. E essas formas, que não são autorizadas pela organização, é claro, não possuem a mesma segurança de um chat empresarial que atende a todas as conformidades. Além disso, uma ferramenta muito complicada pode induzir a erros, como compartilhar informações com pessoas que não deveriam ter acesso a elas.

Acesso em dispositivos móveis  

Se a ferramenta escolhida pela empresa não puder ser usada em celulares ou outros dispositivos móveis, também será mais fácil e tentador para as pessoas se comunicarem por meio de aplicativos não autorizados, reduzindo a segurança das informações compartilhadas. 

Escalabilidade

O crescimento de uma empresa muitas vezes pode também significar um aumento de riscos no quesito segurança. À medida que a organização começa a ter mais colaboradores, equipes remotas, filiais ou parceiros externos, a ferramenta de comunicação interna deve acompanhar essa expansão. Além disso, uma solução escalável permite adicionar recursos conforme novas demandas surgem, como monitoramento em tempo real, integrações com sistemas mais complexos e camadas extras de segurança. 

Centralização de funcionalidades  

Quando uma empresa usa várias ferramentas separadas para mensagens de texto, chats em grupo, videochamadas, videoconferências, e-mail, compartilhamento de arquivos, gestão de tarefas, entre outras, os pontos de acesso crescem, e com eles, os riscos de falha. Nesse contexto, uma solução tudo-em-um (ou "quase tudo em um") ajuda a centralizar dados em um único ambiente protegido e diminui a necessidade de logins múltiplos (e o risco de senhas fracas).

Conformidade com a LGPD

E por último, é claro, é essencial que a ferramenta escolhida esteja em conformidade com a LGPD. Ou seja: ela precisa oferecer mecanismos para garantir o consentimento do uso de dados, registro das atividades, controle de acesso e exclusão segura das informações quando necessário. Também é fundamental que ela esteja comprometida com práticas de segurança da informação e armazenamento em servidores confiáveis.

Exemplos de ferramentas de chat e comunicação para sua empresa

Escolher um chat corporativo nem sempre é fácil, já que, além de ser seguro, ele também precisa se adaptar às necessidades de cada organização. A boa notícia é que o mercado está repleto de opções de todos os tipos, e muitas ferramentas inclusive possuem chat empresarial gratuito, sem deixar segurança online e privacidade de lado. 

Conheça alguns dos chats empresariais seguros mais utilizados:

Bitrix24

O Bitrix24 é um chat seguro, mas não só isso: sua plataforma inclui um espaço de trabalho completo para equipes, perfeito para empresas que buscam uma ferramenta completa e robusta de gerenciamento de projetos. Uma de suas vantagens é que está integrado ao CoPilot, que atua como um assistente de IA (Inteligência Artificial) confiável e experiente, capaz de escrever comunicados, responder comentários, apresentar uma ideia ou até mesmo sugerir críticas construtivas à equipe. 

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Slack

Com o Slack é possível criar grupos de contatos privados de conversa, além de canais de difusão para diferentes assuntos ou projetos dentro da empresa, além de compartilhar arquivos. Apesar de ser uma ferramenta robusta de comunicação interna, não inclui outras funcionalidades além das mensagens de texto e de voz. 

Discord

Semelhante ao Slack, no Discord também é possível criar canais para cada tópico que os times desejam discutir, além dos canais de voz, com ligações telefônicas sempre disponíveis para falar com qualquer pessoa da equipe. Também não inclui outras ferramentas e deve ser usada em conjunto com plataformas de gestão de projetos. 

Microsoft Teams

Com foco na produtividade e integração corporativa, o Teams une mensagens de texto instantâneas, videoconferências, gestão de tarefas, além do pacote Office 365 completo. É uma boa opção para empresas que já utilizam o ecossistema Microsoft e para aquelas que buscam unificar todas as suas necessidades em um sistema. 

Google Chat

Criado para substituir o antigo Hangouts, o Google Chat tem como principal vantagem a integração com o Google Workspace, sendo ideal para empresas que já utilizam o Gmail como plataforma de e-mail, por exemplo, sem a necessidade de outra ferramenta de comunicação. 

Zoho Cliq

Possui recursos avançados para o compartilhamento de documentos, chamadas de áudio e vídeo, e interação por meio de chats corporativos. Além disso, conta com vantagens como chats secretos e protocolo de criptografia de dados, garantindo a máxima proteção das informações empresariais sensíveis.

Conclusão

Já não restam dúvidas de que garantir mensagens seguras dentro de um ambiente corporativo é uma questão técnica e estratégica indispensável para preservar a reputação e a privacidade das empresas. Em um contexto onde os ataques cibernéticos e vazamentos de dados são cada vez mais sofisticados, a escolha de uma plataforma de comunicação segura é fundamental. No entanto, de nada adianta adotar uma ferramenta segura se as equipes não a usam de maneira correta. Por isso, orientar seu uso adequado e verificar se as regras de uso estão sendo cumpridas também é essencial, e só essa combinação de fatores pode garantir a integridade das informações de clientes, colaboradores e parceiros.

Com um investimento em ferramentas que ofereçam criptografia, controle de acesso, backups automáticos e conformidade com a LGPD, as empresas acabam também fortalecendo sua imagem no mercado. Nesse cenário, plataformas que prezam pela proteção de dados são aliadas estratégicas para a segurança de empresas. 

Lembre-se de que segurança, agilidade e conformidade devem caminhar juntas, e que os recursos que parecem mais simples, rápidos e baratos podem até facilitar a implementação, mas nem sempre trazem a solução adequada.


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