Depoimentos

"Para resolver o problema de eficiência no controle e gestão comercial a Allonda foi ao mercado consultar as melhores ferramentas de CRM. Comparou 5 grandes ferramentas, incluindo o Bitrix24. Depois de bastante pesquisa e conversa com a nossa consultoria escolheu o Bitrix24 por 4 fatores principais: Outras funcionalidades não apenas do CRM, mas de ferramentas de Marketing, Gestão de Projetos e Tarefas e Comunicação que a plataforma apresenta."

Renata Vaterkemper
Gerente de Marketing & Sustentabilidade
allonda.com.br

Os desafios da Allonda Ambiental

Com 18 anos de mercado, a Allonda têm investido fortemente em sua estruturação para garantir o crescimento e o desenvolvimento sustentável da empresa. Como parte desse investimento, viu a necessidade de ter maior eficiência em seu processo comercial que, por sua vez, tem bastante complexidade, bem como custo elevado de pré-vendas, afinal são mais de 20 profissionais envolvidos nessa etapa.

Dificuldade em gerir os indicadores

Com o processo comercial de alta complexidade, interdependência entre Marketing, Vendas e Propostas, Renata Vaterkemper, Gerente de Marketing & Sustentabilidade, sentia dificuldade de entregar mensalmente os números comerciais para o Board. Isso por que todo o processo era manual, controlado com o auxílio de diferente planilhas.

Os problemas de fazer a gestão com o uso de planilhas e e-mails

O time comercial precisava preencher um formulário para solicitar propostas e o controle dos documentos era manual e feito pela equipe administrativa. Toda a comunicação entre comercial e área de propostas era feito através do e-mail. E esse processo de preenchimento de planilhas, controle de documentos e comunicação por e-mail tornava a operação morosa e desconectada. O time comercial não tinha uma visão clara dos prazos e andamentos das propostas solicitadas. Já a equipe de propostas não conseguia medir a eficiência interna e responder com velocidade ao comercial.

Havia também uma lacuna a ser preenchida entre o marketing e as prospecções efetuadas pelo time comercial. O processo de fazer a gestão por planilhas era tão complexo que a canais de prospecção não eram efetivamente geridos.

Além disso, a administração sofria com o excesso de planilhas para controle e não conseguia ter uma visão online, sistêmica e clara do todo.

A ineficiência do processo manual para controle e gestão

A gestão por sua vez, não conseguia ter entendimentos claros sobre os indicadores. Portanto, a acuracidade dos números era questionada.

A escolha de uma ferramenta integrada

Para resolver o problema de eficiência no controle e gestão comercial a Allonda foi ao mercado consultar as melhores ferramentas de CRM. Comparou 5 grandes ferramentas, incluindo o Bitrix24. Depois de bastante pesquisa e conversa com a nossa consultoria escolheu o Bitrix24 por 4 fatores principais: Outras funcionalidades não apenas do CRM, mas de ferramentas de Marketing, Gestão de Projetos e Tarefas e Comunicação que a plataforma apresenta. Também contribuiu para a escolha o grande poder de customização de campos, dashboards, relatórios e automação de processos. O valor de investimento que é mais vantajoso comparado a outras ferramentas do mercado, por não cobrar por usuários, podendo suportar o crescimento da empresa sem onerar a operação. E também por ser totalmente on-line e disponível nos dispositivos móveis.

A importância de contratar uma consultoria especializada

Por reconhecer seu processo comercial como complexo, a Allonda sabia da necessidade de contratar uma consultoria especializada para ajudá-la a estruturá-lo, bem como orientar sobre o melhor uso do CRM, programar automações para gerir todo o processo e organizar a interação entre as áreas envolvidas.

Sem esse apoio especializado a Allonda sabia do risco de “perder tempo e dinheiro” num projeto tão importante, além de poder impactar na adesão do time comercial e de propostas à nova ferramenta. Precisava de apoio para tornar mais simples e ágil seu processo de vendas complexo. Por isso a consultoria BR24 foi contratada.

Depois de 4 meses os resultados

Sem esse apoio especializado a Allonda sabia do risco de “perder tempo e dinheiro” num projeto tão importante, além de poder impactar na adesão do time comercial e de propostas à nova ferramenta. Precisava de apoio para tornar mais simples e ágil seu processo de vendas complexo. Por isso a consultoria BR24 foi contratada.

Com o apoio da consultoria especializada a Allonda conseguiu uma redução de 100% do custo com trabalho manual e já possui visão 360 graus do processo comercial. Hoje, têm previsibilidade de fechamentos e receita. O time e a direção ganharam mais confiança nos indicadores comerciais. A equipe do Marketing conseguiu se aproximar do processo comercial e direcionar novas ações para geração de demanda, nutrição e pesquisas de satisfação. O time comercial e de projetos teve alta aderência e engajamento com a ferramenta e o novo processo, já que foram envolvidos durante o desenho, implantação e testes da ferramenta.

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