Seu guia para os modelos de preços de negócios mais populares

6 min de leitura
Ariane Jaeger
2 de abril de 2018
Última atualização: 15 de dezembro de 2021
Seu guia para os modelos de preços de negócios mais populares
Hoje em dia, começar um negócio é mais fácil do que nunca. As barreiras de entrada são baixas e o custo de gerir um negócio pode ser próximo de zero. Com o advento dos canais de comunicação e processos de desenvolvimento de software lean (enxuto), a escolha de um modelo de preços trata-se mais de uma tarefa diária do que uma tarefa séria. A maioria dos donos de empresas simplesmente escolheu o modelo de preços de que gosta e avançou. Eles não gastam horas agonizando por causa dos preços, porque podem mudá-lo em um clique do botão.

Essa é a natureza do mercado atual. As empresas não têm medo de experimentar modelos de preços diferentes porque sabem que a agilidade compensa. Há muitos modelos de preços para escolher, portanto, os proprietários de empresas tomam decisões rápidas e, em seguida, iteram com base no feedback do cliente.
É claro que essa abordagem de definição de preços só funciona para empresas on-line. Negócios de retalho com produtos físicos ainda precisam confiar nos dados e pesquisas de mercado para determinar seus preços.

Este artigo destina-se a explorar os modelos de preços de negócios mais populares:

Os modelos de preços de negócios mais populares:


Preço Baseado em Custos

Este é um dos modelos de preços mais básicos. O preço baseado em custos baseia-se na noção de margem. Você determina quanto lucro você deseja obter e elabora a margem desejada. Depois adiciona a margem ao custo de bens ou serviços. O preço baseado em custos tem sido usado há anos como um modelo simples e eficaz para obter lucros significativos. No entanto, a principal desvantagem desse modelo de preços é que ele não fornece nenhuma orientação sobre como calcular a margem.



Preço competitivo

Os concorrentes geralmente ditam o desempenho da sua empresa. Seguindo o modelo de preço competitivo, você pesquisa os preços do seu concorrente e estabelece o preço com base na sua pesquisa. Seu preço final pode ser semelhante ao preço dos concorrentes, ou pode ser menor ou maior dependendo do posicionamento que você está tentando alcançar. Mas não importa o preço que você estabeleceu, preços competitivos significam que você levou em consideração o que os concorrentes estão fazendo.



Preço baseado em marca

O preço da marca baseia-se no valor percebido do produto e não no custo real de produção ou em fatores externos, como o preço do concorrente. Esta estratégia é frequentemente utilizada por marcas de luxo, que precisam comunicar seu alto valor e sua imagem ambiciosa ao consumidor. Quando os clientes veem o preço mais alto, eles normalmente formam uma certa imagem em suas mentes e esperam que o produto aumente o estatuto social deles.



Preço baseado em taxa

Esse modelo de preços é usado principalmente por provedores de serviços, como escritores, designers e coaches. Quando o contrato é assinado, o provedor de serviços deve rastrear as horas e faturar o cliente com base em número de horas gastas multiplicado pelo custo de uma hora. O preço baseado em taxa pode ser muito econômico para os clientes, mas não oferece muita segurança para o provedor, pois não há carga de trabalho garantida.



Preço baseado em projeto

Esse é o modelo de preços preferencial para projetos em que o escopo está claramente definido. O preço baseado em projetos implica que você estima o número de horas que planeja gastar no projeto e multiplica esse número pela sua taxa horária. O preço baseado em projetos nunca é 100% preciso, mas dependendo do projeto, pode ser benéfico tanto para o cliente pagador quanto para o provedor.



Preço baseado em valor

O preço baseado em valor é semelhante ao preço baseado em marca. Com o preço baseado em marca, você determina o preço com base em como deseja que os clientes percebam sua marca. Com o preço baseado em valor, você já sabe como os clientes visualizam seu produto e definem o preço com base no valor que eles estão dispostos a pagar.



Diferenciação de preços

O preço diferenciado é usado por muitas marcas de software. Você oferece aos clientes uma escolha entre produtos de edição limitada e solução completa. Pode haver vários pacotes de preços entre essas duas edições. Por exemplo, pacote padrão de recursos pode custar US $ 39, pacote premium com recurso de automação de marketing - US $ 119 e solução corporativa com todos os recursos e integrações - US $ 297.



Pague-O-Que-Você-Quiser

Esse modelo de preços é frequentemente usado por museus e blogs pessoais. Com o modelo Pague-O-Que-Você-Quiser, os clientes determinam o preço que eles estão dispostos a pagar. Esse é um ótimo modelo de cálculo de preços se você não souber o preço e quiser coletar os dados para tomar a decisão final de fixação de preços. O modelo Pague-O-Que-Você-Quiser também funciona muito bem para organizações com missões sociais.



Produto gratuito com serviço pago (Freemium)


Esse modelo de preços tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Recentemente, as empresas estão tentando encontrar maneiras de motivar os clientes a pagar muito depois de terem enviado o produto. O software de código aberto geralmente é gratuito, mas as empresas estão cobrando por serviços de suporte e desenvolvimento personalizado.



Preço baseado em periodização

Utilizado pela maioria das companhias aéreas, o modelo de preços baseado em período tem uma vantagem indiscutível sobre outros modelos de preços, já que permite que as empresas alterem os preços com base na demanda. As alterações podem ser feitas durante o ano, tomando em consideração a época do ano ou o nível de interesse no produto.



Preço baseado em volume

Frequentemente oferecido por empresas de impressão, o modelo de preços baseados em volume implica que a mudança positiva ou negativa nos preços é conducente a volumes pedidos. Por exemplo, você pode dar um desconto de 15% em mais de 500 pedidos e 20% de desconto em mais de 1.000 unidades. Os descontos baseados em volume são populares na indústria de impressão porque algumas máquinas de impressão não são destinadas a realizar pedidos de baixo volume, portanto, quando o cliente faz um pedido de baixo volume, os materiais extra produzidos são desperdiçados. Nessa situação, é mais fácil para uma impressora dar o desconto do que permitir que ocorra desperdício.



Modelo de lâminas de barbear

Esse modelo de preços é usado para produtos físicos. Você costuma pagar um preço pequeno pelo produto, mas as substituições necessárias para o funcionamento correto do produto são adquiridas separadamente. As marcas de impressoras a jato de tinta costumam usar esse modelo de preços. Com o modelo de lâminas de barbear, você precisa garantir que a oferta inicial seja lucrativa o suficiente para atrair as pessoas. Você também quer que as pessoas entendam que comprar componentes originais é uma obrigação.



Modelo de preço baseado em assinatura mensal

Os modelos de preços mudam à medida que novos produtos são criados e as pessoas continuam inovando. Recentemente, o Lyft introduziu um novo plano de assinatura mensal. Os passageiros podem receber até 30 viagens no plano de assinatura mensal de US $ 199. Esse modelo de preços é uma mistura de modelo de preços de assinatura de software (preço com base em vários níveis) e preço baseado em volume, mas em vez de um determinado número de recursos diferentes, você obtém um determinado número de serviços semelhantes.


Palavra final

Esta é uma visão geral dos modelos de preços mais populares, mas nem todos podem ser aplicados a seu negócio. Existem estratégias de preços que funcionam apenas para produtos de software, bem como modelos que funcionam apenas para produtos físicos. Mas, com a devida pesquisa e profundo conhecimento do seu produto, você pode encontrar o modelo que será atraente para os clientes e terá um impacto positivo no resultado final.



O Bitrix24 é uma solução gratuita de CRM com mais de 20 ferramentas de vendas e marketing. Ele vem com o centro de contato multicanal, gráfico de Gantt, gerenciamento de documentos e ferramentas de colaboração de tarefas. Use o código promocional TIP10 ao cadastrar sua conta gratuita do Bitrix24 para obter 10 GB adicionais.

Você também pode gostar de:
Demitir um Funcionário: Todas as Coisas que Você Precisa Saber
Introdução ao gerenciamento de processos de negócios
Mais populares
CRM
Trabalhando com leads no CRM móvel
CRM
Proatividade na gestão de clientes com o novo modo do CRM Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Automação no CRM: simplificando a comunicação com o cliente!
Aplicativos
Nova integração do Mercado Livre com o Bitrix24
Bitrix24: Atualizações e Novidades
Novidade: Regras de automação para mensagens
Você também pode gostar
Artigos
Webinars
Glossário

Free. Unlimited. Online.

O Bitrix24 é um local onde todos podem se comunicar, colaborar em tarefas e projetos, gerenciar clientes e fazer muito mais.

Comece grátis
Você também pode gostar
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Automatizando o trabalho de qualquer departamento com a ajuda do Bitrix24
1 min de leitura
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
Dicas e Artigos úteis
Perguntas frequentes sobre o Suporte do Bitrix24
1 min de leitura